Segundo a LDB: A ideia é que a Copa funcione como um tema transversal, que são aqueles que permeiam várias disciplinas ao mesmo tempo e fazem parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) desde 1997. Os mais comuns – e que já são discutidos em grande parte das disciplinas – são os relacionados à ética, ao meio ambiente, à orientação sexual e à pluralidade cultural, mas a proposta é que a escola traga para dentro da sala de aula todo tema importante que esteja em discussão na sociedade.
O papel da escola de formar pessoas com capacidade de análise não pode ficar de lado. “É fundamental que sejam tratados em sala os custos financeiros e sociais de uma Copa do Mundo no Brasil, ver o que isso representa para o país e dar ao aluno capacidade de avaliar o que é divulgado a respeito na mídia.”
Veja alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos:
Precauções à parte, trazer para a sala de
aula um assunto que é discutido nacionalmente e que movimenta paixões no
mundo inteiro é uma forma de conectar o conteúdo curricular à realidade e
incentivar o aluno a se interessar por assuntos que, dados normalmente, parecem
chatos e difíceis.
Exemplo na Matemática:
Em Matemática: Futebol e Matemática têm tudo a ver, sabia? Uma boa pedida
para explorar com a turma são as linhas que delimitam o campo e determinam a
marcação de faltas e a área de cada time, por exemplo. Isso comprova que os
conhecimentos geométricos são estruturantes para um jogo. As crianças terão de copiar uma
figura usando o que sabem sobre as
relações geométricas (relações entre propriedades das figuras, superfícies,
linhas e ângulos) e respeitando a simetria, entre outras questões.
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