Atividades de Retomada das Aulas NÃO presenciais.
Senhores Alunos e Responsáveis, como todos já
sabem as aulas estão retornando de forma não presencial.
As aulas devem ser assistidas pela
TV, 2.3 e pelo Centro de Mídias de São Paulo, acessando a plataforma online usando
o RA e SENHA do aluno.
E os seus professores vão dar
andamento a essas aulas com atividades. Que devem ser realizadas com muito
empenho e devolvidas aos professores.
A devolução
deverá ser por E-mail, por Google sala de aula, ou outros meios de comunicação
que o Professor preferir e que por enquanto ainda não tem um meio único e que
deve ser observado as orientações de cada professor.
Iniciaremos com as Atividades
abaixo:
Geografia - Professora Edilsa
Geografia - Professora Edilsa
Geografia - Professora Edilsa
Geografia - Professora Edilsa
Tecnologia - Professora Nicole
Projeto de Vida - Professora Sandra
Artes - Prof. Janilda
Artes - Prof. Janilda
Artes - Professora - Janilda
Artes - Professora Janilda
Estas Atividades São do Período de Recesso e Férias que já foram realizadas e que se você não entregou ao Professor, procure saber como entregar ao professor.
DISCIPLINA: Português
Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE ESTUDO E PESQUISA
1.Diante ao cenário global em que vivemos, a crise da saúde,
o enfrentamento do mundo contra o COVID19,
pesquise o que seriam as FAKE NEWS e como podemos identificá-las.
2. Dê o seu ponto de vista sobre os efeitos do uso destas
notícias falsas em toda a nossa
sociedade. ( Expresse as suas ideias diante de tudo que tenha visto sobre o
assunto em no mínimo 20 linhas ).
DISCIPLINA: Geografia
Nome:
_________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
1-Trabalho
de pesquisa: A nova ordem mundial.
Tema
da pesquisa: A nova ordem mundial.
a) A
ordem bipolar.
b) A
globalização e a mundialização.
c) As
transnacionais.
d) Conclusão
da pesquisa.
2-Trabalho
de pesquisa: Organização da ONU.
Tema
da pesquisa: ONU.
a) Quando
foi formado (criado) a ONU.
b) Qual é
a função da ONU.
c) Quais
países formam a ONU. (nomes)
d) Conclusão
da pesquisa.
Trabalho pode ser pesquisado
em livros ou na internet.
Trabalhos
podem serem enviados para o e-mail. Para o seguinte endereço eletrônico
edilsagoretti1973@gmail.com OU
se os alunos que não possuírem internet para enviar os trabalhos poderão
entregar quando voltar as aulas.
(previstas no dia 22/04/20)
DISCIPLINA: Educação Física
Nome:
_________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
Olá vamos estudar um pouco enquanto não voltamos?
A seguir teremos 3 links, contendo 1 vídeo e
2 textos.
Veja o vídeo, leia os textos!
Agora que você já sabe tudo de esportes
de aventura, produza um texto e um vídeo sobre o assunto!
Texto de pelo menos 1 página!
E o vídeo de pelo menos 2 min!
Boa sorte! Bons estudos
P.s. você pode procurar outros textos e outros vídeos para sua pesquisa se
quiser.
DISCIPLINA: Arte
Nome:
_________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
(EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos
musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira,
contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de
apreciação da estética musical.
(EF09AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da
música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos
tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e praticas diversas
de composição/criação, execução e apreciação musical.
Atividade 1:
Escolha cinco regiões do
Brasil e pesquise quais os gêneros musicais predominantes em cada uma delas,
registre sua pesquisa no caderno. Faça uma produção visual (um desenho)
representando os gêneros musicais de cada região pesquisada.
Atividade 2:
Pesquisar os significados dos
seguintes elementos musicais: altura,
timbre, melodia, ritmo e harmonia. Registre a pesquisa em seu caderno.
Atividade 3:
Construa um mapa mental no caderno,
utilizando os elementos musicais pesquisados na atividade 2.
DISCIPLINA: Eletivas – CINEMA
PROFESSORA: ELIANE
Nome:
_________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
Atividades
Para continuarmos com o
projeto, primeiramente devemos conhecer os gêneros para uma produção
cinematográfica, solicito aos alunos que escolham pelo menos três deles e no
caderno de eletivas escrevam o que descobriram.
Gêneros Cinematográficos:
v Ação
v Animação
v Aventura
v Comédia
v Dança
v Drama
v Faroeste
v Musical
v Romance
v Seriado
v Suspense
v Terror
v Cinema Mudo
Logo após a pesquisa, anote em
seu caderno qual gênero cinematográfico você mais se identifica e por que?
Agora que você já conhece os
gêneros, pesquise algum tema que esteja relacionado com o que está acontecendo
no país atualmente e escreva de forma resumida uma história que poderá virar um
filme, lembrando que devemos pensar em algo possível de realizar, não vale
relacionar o nosso filme a uma super produção de Hollywood.
Próximo passo será criar um roteiro,
abaixo vão algumas dicas para tornar isso possível:
Escrevendo o roteiro
v Resuma a história.
...
v Escreva sua história
em três atos. ...
v Adicione
sequências. ...
v Comece escrevendo
cenas. ...
v Comece a escrever o
diálogo. ...
v Peça ajuda da sua
família.
v Revise seu trabalho
quantas vezes for preciso
Acima temos um
modelo para conseguir escrever um roteiro, não é uma tarefa fácil, porém vocês
possuem criatividade, inteligência e a internet para ajudar. Pesquise sites que
possam ajudar na construção do roteiro, vou indicar alguns, fiquem à vontade
para pesquisar, somente se preocupem em fazer uma navegação segura.
Como escrever um roteiro | Tertulia Narrativa
Existem youtubers
que realizam a explicação via vídeo, procure um que você consiga compreender e
construa a sua história.
Atividades serão solicitadas em sala de aula, solicito aos
alunos que escrevam seus roteiros e enviem para o meu Email liliprofessora71@gmail.com,
descrevendo no título do Email nome e série.
Posteriormente, assim que possível, realizaremos a escolha
da melhor história de cada turma.
Lembre-se, nas eletivas
os alunos são os protagonistas, agora é mão na massa e boa sorte pra todos.
DISCIPLINA: HISTÓRIA
Nome:
__________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
Nesse
momento, vivenciamos um período de muitas incertezas que podem gerar o
agravamento da pandemia do Coronavírus - COVID 19, por isso, vamos aproveitar
esse momento, para refletir sobre outra grande pandemia da História que foi a GRIPE
ESPANHOLA.
Leia o artigo do site G1, e faça pesquisas na internet
sobre o tema;
Em 1918, único evento
público durante epidemia provocou mais de 4.500 mortes na Filadélfia
Desfile para
arrecadar fundos para I Guerra Mundial levou 200 mil pessoas às ruas; 72 horas
depois, todos os 31 hospitais da cidade estavam lotados. ‘Gripe espanhola’
matou mais que o dobro de pessoas do que a própria guerra em todo o mundo.
Por G1
21/03/2020
01h00 Atualizado há 5 dias
Evento durante epidemia de gripe espanhola causou mais de 4.500 mortes em 1918
00:00/00:56
A importância de evitar aglomerações durante
uma epidemia nunca ficou tão evidente quanto durante o surto de gripe
espanhola, em 1918. Naquele ano, um único evento público provocou a morte de
mais de 4.500 pessoas, expostas à contaminação durante um desfile pelas ruas da
Filadélfia, nos Estados Unidos (veja imagens no vídeo acima).
O evento, chamado Fourth Liberty Loan Drive,
aconteceu no dia 28 de setembro de 1918, e foi organizado para arrecadar
dinheiro para as tropas americanas que combatiam na I Guerra Mundial. Cerca de
200 mil pessoas foram às ruas para assistir desfiles de militares, escoteiros e
bandas marciais.
Apenas 72 horas depois, todos os leitos dos 31
hospitais da cidade estavam ocupados. Na semana de 5 de outubro, as mortes já
somavam 2.600 e chegaram a mais de 4.500 apenas uma semana depois.
Embora não se saiba a origem exata da doença
de 1918, ela foi batizada “gripe espanhola” porque os primeiros relatos sobre
uma então misteriosa epidemia surgiram em uma rede de notícias de Madri.
Disseminada em grande parte por soldados que
lutavam na I Guerra Mundial, a gripe espanhola atingiu todos os continentes e
matou 100 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 675 mil nos Estados Unidos.
A Filadélfia foi uma das cidades mais afetadas naquele país.
O total de mortes causadas pela doença foi
mais do que o dobro do que o provocado pela guerra em si – estimado em 40
milhões, somando militares e civis.
1-
ESCREVA UM TEXTO ARGUMENTATIVO CONTENDO;
- O QUE FOI A GRIPE ESPANHOLA
- O QUE PODEMOS APRENDER COM O CASO DE 1918 NA FILADÉLFIA
- QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUARENTENA E DO CONFINAMENTO
COLETIVO
MÍNIMO 20, MÁXIMO 30 LINHAS.
DISCIPLINA: Eletivas
PROFESSORA: SANDRA
Nome:
__________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE ESTUDO E
PESQUISA
|
1.Diante ao cenário global em que vivemos, a
crise da saúde, o enfrentamento do mundo contra o COVID19, pesquise sobre as medidas necessárias de
prevenção adotadas pela sociedade contra a proliferação do vírus.
2. Faça um diário de bordo relatando as
atividades que você e sua família estão adotando na rotina de casa para driblar
esse momento em que o planeta vive. Se possível faça o registro deste diário
através de fotos e vídeos. Se não for possível através de imagens, registre por
escrito. Guarde este material para a exibição ao nosso retorno.
Obs. Se optar por uso de fotos e vídeos, faça-os
de forma responsável, afim de que tenhamos resultados positivos , não difamatórios
e sem a exposição alheia ou de si.
DISCIPLINA: História
Nome:
_________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
Unidade
temática: O nascimento
da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.
Objeto(s)
de conhecimento:
Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do
mundo contemporâneo. A proclamação da República e seus primeiros
desdobramentos.
Habilidade(s)
da BNCC: EF09HI02
Caracterizar e compreender os ciclos da História republicana, identificando
particularidades da história local e regional até 1954.
Objetivo: Identificar semelhanças e diferenças
entre as revoltas de Canudos (1896-1897) e do Contestado (1912-1916).
Fonte:
https://novaescola.org.br
Observação: Todas as
atividades devem ser feitas manuscritas, podendo ser realizadas em folha de
caderno ou almaço para ser entregue após o retorno as aulas.
SANTA HELENA,
Raimundo. Guerra de Canudos. Rio de Janeiro: 1981, Livreto
1S57.
Verbete: Cordel é um gênero literário popular rimado tradicional do
Nordeste, escrito pelo povo, para o povo e com o ponto de vista do povo.
Antônio Conselheiro foi o religioso que liderou a comunidade de Canudos em sua
revolta. Pela população acreditar na santidade de Conselheiro, ele é chamado de
líder messiânico, e o movimento comandado por ele de messianismo. O termo
messias está relacionado a uma figura redentora prometida por Deus para redimir
os pecados da sociedade.
1- Do que trata o cordel?
2- Quem é o santo, mito, guerrilheiro
retratado no texto?
3- Qual é a perspectiva do autor do
cordel a respeito da Guerra de Canudos?
Antônio Conselheiro - Canudos
João
Maria de Jesus - Contestado
FONSECA, Herculano. O monge João Maria
de Jesus (1908) em Ponta Grossa-PR.
Verbete: No Brasil ocorreram outros movimentos messiânicos, como o que
liderou posseiros e pequenos proprietários de terra na Guerra do Contestado.
Apresente a foto de João Maria de Jesus, um dos monges que lideraram este
movimento. Peça para que os estudantes descrevam a imagem. Chame a atenção para
as roupas usadas por João Maria, a barba, o turbante, sua postura, e o fato de
a legenda da fotografia afirmar que na data o monge possuía 180 anos de idade.
1- Descreva as duas imagens.
2- Já conheciam algum destes
religiosos?
3- Já ouviram falar sobre os
conflitos de Canudos e Contestado?
A Guerra de
Canudos
A Guerra de Canudos envolve um conflito
entre o exército brasileiro e os milhares de sertanejos pobres que vivem numa
comunidade autossuficiente agrupada em torno de Antônio Conselheiro, líder
religioso, na localidade que é chamada de Belo Monte, num vale cercado de
serras, no nordeste da Bahia.
A instauração da República em 1889 traz
novas configurações políticas e sociais como a separação entre Igreja e Estado;
o registro civil de nascimento, casamento e morte e a cobrança de novos
impostos que entram em choque com o mundo tradicional e o catolicismo popular
dos canudenses. Entre novembro de 1896 e outubro de 1897, o Estado republicano
envia quatro expedições militares contra o arraial de Canudos, pois a elite
política brasileira entende o conflito como uma luta de vida e morte entre
pares opostos inconciliáveis: república x monarquia; civilização x barbárie e
litoral x sertão. Canudos era o polo monarquista, bárbaro e sertanejo que
deveria ser exterminado a fim de garantir a continuidade das instituições republicanas.
O descontentamento da Igreja com a
autonomia religiosa, a oposição dos proprietários de terra que perdem mão de
obra atraída pela vida do arraial e a hostilidade dos políticos locais que
precisam dispor de suas grandes clientelas rurais formam uma coalizão de forças
que leva à destruição do arraial de Canudos. Essa guerra é ressignificada pela
interseção de várias narrativas feitas entre outros, por Flávio de Barros –
fotógrafo – e Euclides da Cunha – jornalista e escritor – que percebem com nuances
o profundo mal entendido cultural entre as camadas populares que não participam
da vida da recém-instaurada República e os militares e civis republicanos
imbuídos dos valores da “civilização e do progresso” urbanos, mas distantes do
mundo rural e popular dos sertanejos.
Canudos é uma saga, uma epopeia, uma
tragédia e um lugar de memória da formação social brasileira.
COSTA, Carla. Cronologia
resumida da Guerra de Canudos. Brasília: Museu da República, 2017.
Glossário
Arraial: Pequena aldeia ou lugarejo.
Monarquista: Adepto da monarquia.
Sertanejo: Relativo ao sertão; que habita o
interior, longe da costa.
Clientela
rural: Pessoas que
habitavam terras de um coronel, dependiam dele e deveriam votar de acordo com a
sua orientação.
Interseção: Cruzamento.
Epopeia: Poema extenso que narra os feitos
memoráveis de um herói histórico ou lendário que representa uma coletividade;
poema épico, poema heroico.
1- O que foi a guerra de Canudos?
2- Quando a guerra ocorreu?
3- Quem liderava a população de Canudos?
4- Por que ocorreu essa guerra?
5- Como a guerra acabou?
A Guerra do
Contestado
A Guerra do Contestado foi um conflito
ocorrido entre sertanejos e as forças do Estado, incluindo exército e polícias
de Santa Catarina e do Paraná, no planalto fronteiriço destes estados, entre
1912 e 1916.
O território onde se desenrolou o
conflito era uma antiga região disputada, daí o nome Contestado. Inicialmente
havia a disputa entre Brasil e Argentina sobre os Campos de Palmas, porção de
mais de 30 mil km² localizada entre os rios Uruguai e Iguaçu. Em 1895, através
da arbitragem do Presidente Cleveland, dos Estados Unidos, o Brasil venceu esta
questão. Localmente, permanecia a disputa dos Campos de Palmas entre os Estados
de Santa Catarina e Paraná.
Desde meados do século XIX este
território era trilhado por determinados indivíduos que foram denominados como
“monges” e “profetas” pela população sertaneja. O mais famoso deles foi o monge
João Maria de Jesus, um religioso leigo, que sinalizava determinadas fontes de
águas, que logo passaram a ser denominadas pela população como “águas santas”
ou “águas do monge”. O culto a João Maria passou a fazer parte do cotidiano de
diferentes camadas da população planaltina, o que implicava em seguir
determinados padrões de comportamento, atitudes de defesa das fontes de águas,
restrições às queimadas e noções anticapitalistas próprias de um catolicismo
popular.
As forças militares foram chamadas por
chefes políticos locais, oficiais da Guarda Nacional, representantes de grandes
fazendeiros e empresários estrangeiros, proprietários da Companhia Estrada de
Ferro São Paulo – Rio Grande e da gigantesca madeireira de Três Barras. Na na
Páscoa de 1915, em 2 de abril, uma unidade bem armada [...] conseguiu entrar e
destruir o grande reduto de Santa Maria. Pelas informações prestadas pelo
Capitão Tertuliano Potiguara, responsável pela destruição de Santa Maria, os
militares encontraram [...] 5.500 casas e dezenas de Igrejas, todas incendiadas
e destruídas com a entrada da tropa militar. Calcula-se que em Santa Maria
viveram mais de 25 mil sertanejos. [...] Após a destruição de Santa Maria, em
maio de 1915 o General Setembrino de Carvalho dá como encerrada a sua missão.
No entanto ela já tinha a informação da formação de três redutos remanescentes,
São Pedro, Pedra Branca e São Miguel. Estes redutos foram destruídos até o final
de 1915.
Entre as razões do conflito podemos
apontar a luta pela terra, a resistência ao Coronelismo e a reação ao
deslocamento compulsório de populações nacionais pela construção de uma linha
férrea.
MACHADO, Paulo Pinheiro.
A aventura cabocla do Contestado: o conflito e seu desfecho. Brasília: Arquivo
Nacional, 2018.
Glossário
Sertanejo:
Que habita o interior, longe da costa.
Planalto:
Superfície elevada e plana, entalhada por vales.
Fronteiriço:
Que se encontra na fronteira.
Leigo:
Que não recebeu ordens sacras, laico.
Anticapitalista:
Contrário ao capitalismo, sistema econômico baseado na legitimidade dos bens
privados e na liberdade irrestrita de comércio e indústria, com o objetivo
principal de obter lucro.
Reduto:
Espaço fechado com a finalidade de servir para a última resistência.
Coronelismo:
Modelo característico do meio rural e das pequenas cidades do interior, que
floresceu durante a Primeira República 1889-1930 e que configura uma forma de
governo em que uma elite, representada pelos proprietários rurais, detêm o
poder político, econômico e social local.
Compulsório:
Obrigatório.
1- O que foi a Guerra do Contestado?
2- Quando a guerra ocorreu?
3- Quem liderava a população?
4- Por que ocorreu essa guerra?
5- Como a guerra acabou?
6- Quais são as semelhanças e diferenças entre as
duas guerras?
DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA
PROFESSORA SANDRA
1.Diante ao cenário global em que vivemos, a crise da saúde,
o enfrentamento do mundo contra o COVID19,
pesquise sobre as medidas necessárias de prevenção adotadas pela
sociedade contra a proliferação do vírus.
2. Faça um diário relatando as atividades que você e sua
família estão adotando na rotina de casa para driblar esse momento em que o
planeta vive.
DISCIPLINA: História
Nome:
_________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
Unidade temática: O
nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do
século XX.
Objeto(s) de conhecimento: A
questão da inserção dos negros no período republicano do pós-Abolição. Os
movimentos sociais e a imprensa negra. A cultura afro-brasileira como elemento
de resistência e superação das discriminações.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI03
Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira
pós-abolição e avaliar os seus resultados.
Objetivo: Compreender o
contexto marginalizante para a comunidade negra no período pós-Abolição.
Fonte: https://novaescola.org.br
Observação: Todas as atividades devem ser feitas manuscritas, podendo ser
realizadas em folha de caderno ou almaço para ser entregue após o retorno as
aulas.
Parágrafo
da Constituição de 1891 sobre a igualdade perante a lei:
Art. 72. A Constituição assegura a
brasileiros e a estrangeiros residentes no país a inviolabilidade dos direitos
concernentes à liberdade, à segurança individual e à propriedade nos termos
seguintes:
§ 2 Todos são iguais perante a lei. A
República não admite privilégio de nascimento, desconhece foros de nobreza e
extingue as ordens honoríficas existentes e todas as suas prerrogativas e
regalias, bem como os títulos nobiliários e de conselho.
§ 8 A todos é lícito associarem-se e
reunirem-se livremente e sem armas; não podendo intervir a polícia, senão para
manter a ordem pública.
PINTO,
Ana Flávia de Magalhães. Das lutas pela liberdade às batalhas pela cidadania: o
que houve após a abolição da escravidão, 2014.
Verbete: Constituição Federal é o documento
norteador de todas as ações individuais ou coletivas dentro do território
nacional, compreendendo direitos e deveres para todos, e, neste sentido, em
relação à temática aqui proposta, a Constituição de 1891 trazia em seu texto a
igualdade de todos perante a lei já neste período histórico.
1- Segundo a Constituição de 1891, havia
discriminação por raça ou cor no Brasil?
2- Que Direitos são assegurados aos brasileiros?
Fonte: UFRGS. Negros libertos 1900.
1- Quem são?
2- Qual etnia representam?
3- Como se apresenta o local onde estão?
4- Como é a moradia?
5- Se todos eram vistos como
iguais pela Constituição, será que a população negra no pós-Abolição tinha
acesso aos mesmos direitos que o restante da população, considerando que a
Constituição foi promulgada em 1891, pouquíssimos anos após a Abolição da
escravidão, que ocorreu em 1888 e a Proclamação da República, em 1889?
LEI No 601, DE
18 DE SETEMBRO DE 1850.
Dispõe sobre as
terras devolutas do Império.
Art. 1º Ficam prohibidas as
acquisições de terras devolutas por outro titulo que não seja o de compra.
[...]
Art. 3º São terras devolutas:
[...]
§ 2º As que não se acharem no
dominio particular por qualquer titulo legitimo, nem forem havidas por
sesmarias e outras concessões do Governo Geral ou Provincial, não incursas em
commisso por falta do cumprimento das condições de medição, confirmação e
cultura. [...]
Art. 4º Serão revalidadas as
sesmarias, ou outras concessões do Governo Geral ou Provincial, que se acharem
cultivadas, ou com principios de cultura, e morada habitual do respectivo
sesmeiro ou concessionario, ou do quem os represente, embora não tenha sido
cumprida qualquer das outras condições, com que foram concedidas.
Art. 5º Serão legitimadas as
posses mansas e pacificas, adquiridas por occupação primaria, ou havidas do
primeiro occupante, que se acharem cultivadas, ou com principio de cultura, e
morada, habitual do respectivo posseiro, ou de quem o represente, guardadas as
regras seguintes:
Art. 6º Não se haverá por
principio do cultura para a revalidação das sesmarias ou outras concessões do
Governo, nem para a legitimação de qualquer posse, os simples roçados,
derribadas ou queimas de mattos ou campos, levantamentos de ranchos e outros
actos de semelhante natureza, não sendo acompanhados da cultura effectiva e
morada habitual exigidas no artigo antecedente.
BRASIL, Presidência da República. Lei Nº 601, de 18 de
setembro de 1850 (Dispõe sobre as terras devolutas do Império).
André Rebouças
André Pinto
Rebouças nasceu na cidade de Cachoeira, região do Recôncavo baiano, no dia 3 de
janeiro de 1838 [...]. Bacharelou-se em Ciências Físicas e Matemáticas, em
abril de 1859, na Escola de Aplicação da Praia Vermelha, obtendo o grau de
engenheiro militar, em dezembro de 1860. [...]
Dirigiu a
Companhia das Docas da Alfândega do Rio de Janeiro, de 1866 a 1871, trabalhando
na elaboração de projetos técnicos para novos portos, entre os quais o de
Cabedelo, na Paraíba, do Maranhão, do Recife, de Salvador e, também, no
abastecimento d’água da cidade do Rio de Janeiro, durante a seca de 1870. Em
1871, assumiu a direção da Companhia Docas Pedro II. [...]
Rebouças
participou da criação de algumas sociedades antiescravagistas, como a Sociedade
Brasileira contra a Escravidão, a Sociedade Abolicionista e a Sociedade Central
de Imigração.
Como
abolicionista, contribuiu não apenas como intelectual para o ideário da
abolição, mas também na efetiva atuação no movimento. Sua visão progressista e
liberal o fez contrapor-se a todos os tipos de escravização, não somente a
negra, lutando ainda contra a “reescravização do imigrante pelos donos da
terra”. Foi um dos poucos abolicionistas que anteviram as implicações mais
profundas da eliminação da mão-de-obra escrava. Para ele a “escravidão não está
no nome e sim no fato de usufruir do trabalho de miseráveis sem pagar salário
ou pagando apenas o estrito necessário para não morrer de fome[...] Aviltar e
minimizar o salário é reescravizar”[...].
Defendia a
emancipação e regeneração do escravo pela aquisição da propriedade da terra.
Para ele a chave para a transformação da agricultura brasileira era a mudança
dos sistemas de posse da terra.
GASPAR, Lúcia. André Rebouças. Recife-PE: Fundação
Joaquim Nabuco, 2009.
1- Produza um texto sobre a situação social e econômica dos ex-escravos após a Abolição, relacionando a Constituição de 1891, a Lei de Terras e a Trajetória de André Rebouças.
DISCIPLINA: INGLÊS
Olá da quarentena! ESPERO poder vê-los em breve.
Estou enviando alguns exercícios para serem resolvidos no celular, tablets ou
computadores. Antes de resolver, copiem a cessão "DO YOU NEED HELP"
no seu caderno. Depois de resolvidos treinamos a habilidade de WRITING, também
no seu caderno. Façam o treino de SPEAKING como foi orientado por mim, com o
uso do GOOGLE TRADUTOR, quando fomos para sala 7. Lembram -se? Boa aula pra
todos! Nos veremos em breve! 🙌🏻❤
As cruzadinhas podem
ser feitas no celular. É optativo colocar no caderno. Obrigado.
Não existe atividades para o 9 ano?
ResponderExcluirNão dá para entender nada nesse site.
Só espero que nem minha filha,e nem.os outros alunos sejam prejudicados com. Isso pois estamos acessando mas sem entender nada.
ResponderExcluirSe alguém puder nos orienta ficarei agradecida.
Aí só agradece pela preocupação se ele não passa a lição é melhor para nós
ExcluirAí vou logo passa a visão não sou obrigado a fazer lição pdp
ResponderExcluirOi Grazi, no Facebook da escola (mas especificamente nós comentários da última publicação), eles estão tirando as dúvidas. Em um comentário uma pessoa fez está mesma pergunta e a escola disse que o Blog está sendo organizado, e logo logo terá as atividades para todas as séries, essas publicações de atividades serão feita gradativamente.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirtem como imprimir para facilitar para ele fazer a lição. assim ele não ficava tanto tempo no celular. pq ele tem dislexia.
ResponderExcluirQual liçao e do prof. Junior?
ResponderExcluirAtenção alunos do 9 ano A, B, C, D e F e 2 série do ensino médio, as minhas atividades de Língua portuguesa, projeto de vida e eletiva estão disponíveis no meu blog. Para acessá-las procurem por blog da professora Sandra. Tem um atalho aqui no Blog da escola, ao lado direito da tela, basta clickar para ter acesso ao blog.
ResponderExcluirBoa noite na minha casa não tem internet como posso fazer as entregas dos trabalhos
ResponderExcluir