9º ANO - 1º Bimestre




Atividades de Retomada das Aulas NÃO presenciais.

 Senhores Alunos e Responsáveis, como todos já sabem as aulas estão retornando de forma não presencial.

As aulas devem ser assistidas pela TV, 2.3 e pelo Centro de Mídias de São Paulo, acessando a plataforma online usando o RA e SENHA do aluno.

E os seus professores vão dar andamento a essas aulas com atividades. Que devem ser realizadas com muito empenho e devolvidas aos professores.

A devolução deverá ser por E-mail, por Google sala de aula, ou outros meios de comunicação que o Professor preferir e que por enquanto ainda não tem um meio único e que deve ser observado as orientações de cada professor.

Iniciaremos com as Atividades abaixo:


Clique no Nome do Professor para ver a Atividade:






As Atividades estão postadas no Blog da Professora








































































Os códigos são para entrar no Google class room usando o E-mail institucional dado pelo Governo .





Ciências - Professor Wanderlei














Projeto de Vida - Professora Sandra













Artes - Prof. Janilda 


Artes - Prof. Janilda


Artes - Professora - Janilda

Artes - Professora Janilda














Estas Atividades São do Período de Recesso e Férias que já foram realizadas e que se você não entregou ao Professor, procure saber como entregar ao professor.






DISCIPLINA: Português



Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE ESTUDO E PESQUISA

1.Diante ao cenário global em que vivemos, a crise da saúde, o enfrentamento do mundo contra o COVID19,  pesquise o que seriam as FAKE NEWS e como podemos identificá-las.

2. Dê o seu ponto de vista sobre os efeitos do uso destas notícias falsas  em toda a nossa sociedade. ( Expresse as suas ideias diante de tudo que tenha visto sobre o assunto em no mínimo 20 linhas ).







DISCIPLINA: Geografia


Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

1-Trabalho de pesquisa: A nova ordem mundial.
Tema da pesquisa: A nova ordem mundial.

a)    A ordem bipolar.
b)    A globalização e a mundialização.
c)    As transnacionais.
d)    Conclusão da pesquisa.

2-Trabalho de pesquisa: Organização da ONU.
Tema da pesquisa: ONU.

a)    Quando foi formado (criado) a ONU.
b)    Qual é a função da ONU.
c)    Quais países formam a ONU. (nomes)
d)    Conclusão da pesquisa.

Trabalho pode ser pesquisado em livros ou na internet.


Trabalhos podem serem enviados para o e-mail. Para o seguinte endereço eletrônico edilsagoretti1973@gmail.com  OU se os alunos que não possuírem internet para enviar os trabalhos poderão entregar quando voltar as aulas.  (previstas no dia 22/04/20)






DISCIPLINA: Educação Física


Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


Olá vamos estudar um pouco enquanto não voltamos?
A seguir teremos 3 links, contendo 1 vídeo e  2 textos.

Veja o vídeo, leia os textos!










Agora que você já sabe tudo de esportes de aventura, produza um texto e um vídeo sobre o assunto!

Texto de pelo menos 1 página!

E o vídeo de pelo menos 2 min!

Boa sorte! Bons estudos

P.s. você pode procurar outros textos e outros vídeos para sua pesquisa se quiser.








DISCIPLINA: Arte



Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


(EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
(EF09AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e praticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

Atividade 1:

Escolha cinco regiões do Brasil e pesquise quais os gêneros musicais predominantes em cada uma delas, registre sua pesquisa no caderno. Faça uma produção visual (um desenho) representando os gêneros musicais de cada região pesquisada.

Atividade 2:

Pesquisar os significados dos seguintes elementos musicais:  altura, timbre, melodia, ritmo e harmonia. Registre a pesquisa em seu caderno.

Atividade 3:

Construa um mapa mental no caderno, utilizando os elementos musicais pesquisados na atividade 2. 


DISCIPLINA: Eletivas – CINEMA
PROFESSORA: ELIANE



Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


Atividades
Para continuarmos com o projeto, primeiramente devemos conhecer os gêneros para uma produção cinematográfica, solicito aos alunos que escolham pelo menos três deles e no caderno de eletivas escrevam o que descobriram.

Gêneros Cinematográficos:
v  Ação
v  Dança
v  Drama
v  Musical
v  Romance
v  Seriado
v  Terror
v  Cinema Mudo

Logo após a pesquisa, anote em seu caderno qual gênero cinematográfico você mais se identifica e por que?

Agora que você já conhece os gêneros, pesquise algum tema que esteja relacionado com o que está acontecendo no país atualmente e escreva de forma resumida uma história que poderá virar um filme, lembrando que devemos pensar em algo possível de realizar, não vale relacionar o nosso filme a uma super produção de Hollywood.
Próximo passo será criar um roteiro, abaixo vão algumas dicas para tornar isso possível:

Escrevendo o roteiro
v  Resuma a história. ...
v  Escreva sua história em três atos. ...
v  Adicione sequências. ...
v  Comece escrevendo cenas. ...
v  Comece a escrever o diálogo. ...
v  Peça ajuda da sua família.
v  Revise seu trabalho quantas vezes for preciso

Acima temos um modelo para conseguir escrever um roteiro, não é uma tarefa fácil, porém vocês possuem criatividade, inteligência e a internet para ajudar. Pesquise sites que possam ajudar na construção do roteiro, vou indicar alguns, fiquem à vontade para pesquisar, somente se preocupem em fazer uma navegação segura.


Como escrever um roteiro | Tertulia Narrativa


Existem youtubers que realizam a explicação via vídeo, procure um que você consiga compreender e construa a sua história.


Atividades serão solicitadas em sala de aula, solicito aos alunos que escrevam seus roteiros e enviem para o meu Email  liliprofessora71@gmail.com, descrevendo no título do Email nome e série.

Posteriormente, assim que possível, realizaremos a escolha da melhor história de cada turma.
 Lembre-se, nas eletivas os alunos são os protagonistas, agora é mão na massa e boa sorte pra todos.


DISCIPLINA: HISTÓRIA


Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____



Nesse momento, vivenciamos um período de muitas incertezas que podem gerar o agravamento da pandemia do Coronavírus - COVID 19, por isso, vamos aproveitar esse momento, para refletir sobre outra grande pandemia da História que foi a GRIPE ESPANHOLA.

Leia o artigo do site G1, e faça pesquisas na internet sobre o tema;

Em 1918, único evento público durante epidemia provocou mais de 4.500 mortes na Filadélfia

 

Desfile para arrecadar fundos para I Guerra Mundial levou 200 mil pessoas às ruas; 72 horas depois, todos os 31 hospitais da cidade estavam lotados. ‘Gripe espanhola’ matou mais que o dobro de pessoas do que a própria guerra em todo o mundo.

Por G1
21/03/2020 01h00  Atualizado há 5 dias

Evento durante epidemia de gripe espanhola causou mais de 4.500 mortes em 1918


00:00/00:56

A importância de evitar aglomerações durante uma epidemia nunca ficou tão evidente quanto durante o surto de gripe espanhola, em 1918. Naquele ano, um único evento público provocou a morte de mais de 4.500 pessoas, expostas à contaminação durante um desfile pelas ruas da Filadélfia, nos Estados Unidos (veja imagens no vídeo acima).
O evento, chamado Fourth Liberty Loan Drive, aconteceu no dia 28 de setembro de 1918, e foi organizado para arrecadar dinheiro para as tropas americanas que combatiam na I Guerra Mundial. Cerca de 200 mil pessoas foram às ruas para assistir desfiles de militares, escoteiros e bandas marciais.
Apenas 72 horas depois, todos os leitos dos 31 hospitais da cidade estavam ocupados. Na semana de 5 de outubro, as mortes já somavam 2.600 e chegaram a mais de 4.500 apenas uma semana depois.
Embora não se saiba a origem exata da doença de 1918, ela foi batizada “gripe espanhola” porque os primeiros relatos sobre uma então misteriosa epidemia surgiram em uma rede de notícias de Madri.
Disseminada em grande parte por soldados que lutavam na I Guerra Mundial, a gripe espanhola atingiu todos os continentes e matou 100 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 675 mil nos Estados Unidos. A Filadélfia foi uma das cidades mais afetadas naquele país.
O total de mortes causadas pela doença foi mais do que o dobro do que o provocado pela guerra em si – estimado em 40 milhões, somando militares e civis.


1- ESCREVA UM TEXTO ARGUMENTATIVO CONTENDO;

- O QUE FOI A GRIPE ESPANHOLA
- O QUE PODEMOS APRENDER COM O CASO DE 1918 NA FILADÉLFIA
- QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUARENTENA E DO CONFINAMENTO COLETIVO

MÍNIMO 20, MÁXIMO 30 LINHAS.







DISCIPLINA: Eletivas 
PROFESSORA: SANDRA



Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE ESTUDO E PESQUISA




1.Diante ao cenário global em que vivemos, a crise da saúde, o enfrentamento do mundo contra o COVID19,  pesquise sobre as medidas necessárias de prevenção adotadas pela sociedade contra a proliferação do vírus.

2. Faça um diário de bordo relatando as atividades que você e sua família estão adotando na rotina de casa para driblar esse momento em que o planeta vive. Se possível faça o registro deste diário através de fotos e vídeos. Se não for possível através de imagens, registre por escrito. Guarde este material para a exibição ao nosso retorno.

Obs. Se optar por uso de fotos e vídeos, faça-os de forma responsável, afim de que tenhamos resultados positivos , não difamatórios e sem a exposição alheia ou de si.  






DISCIPLINA: História



Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


Unidade temática: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.

Objeto(s) de conhecimento: Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo. A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos.

Habilidade(s) da BNCC: EF09HI02 Caracterizar e compreender os ciclos da História republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
Objetivo: Identificar semelhanças e diferenças entre as revoltas de Canudos (1896-1897) e do Contestado (1912-1916).

Fonte: https://novaescola.org.br


Observação: Todas as atividades devem ser feitas manuscritas, podendo ser realizadas em folha de caderno ou almaço para ser entregue após o retorno as aulas.






SANTA HELENA, Raimundo. Guerra de Canudos.​Rio de Janeiro: 1981, Livreto 1S57.



Verbete: Cordel é um gênero literário popular rimado tradicional do Nordeste, escrito pelo povo, para o povo e com o ponto de vista do povo. Antônio Conselheiro foi o religioso que liderou a comunidade de Canudos em sua revolta. Pela população acreditar na santidade de Conselheiro, ele é chamado de líder messiânico, e o movimento comandado por ele de messianismo. O termo messias está relacionado a uma figura redentora prometida por Deus para redimir os pecados da sociedade.

1- Do que trata o cordel?
2- Quem é o santo, mito, guerrilheiro retratado no texto?
3- Qual é a perspectiva do autor do cordel a respeito da Guerra de Canudos?
Antônio Conselheiro - Canudos


João Maria de Jesus - Contestado
        FONSECA, Herculano. O monge João Maria de Jesus (1908) em Ponta Grossa-PR.


Verbete: No Brasil ocorreram outros movimentos messiânicos, como o que liderou posseiros e pequenos proprietários de terra na Guerra do Contestado. Apresente a foto de João Maria de Jesus, um dos monges que lideraram este movimento. Peça para que os estudantes descrevam a imagem. Chame a atenção para as roupas usadas por João Maria, a barba, o turbante, sua postura, e o fato de a legenda da fotografia afirmar que na data o monge possuía 180 anos de idade.

1- Descreva as duas imagens.
2- Já conheciam algum destes religiosos?
3- Já ouviram falar sobre os conflitos de Canudos e Contestado?



  
A Guerra de Canudos
A Guerra de Canudos envolve um conflito entre o exército brasileiro e os milhares de sertanejos pobres que vivem numa comunidade autossuficiente agrupada em torno de Antônio Conselheiro, líder religioso, na localidade que é chamada de Belo Monte, num vale cercado de serras, no nordeste da Bahia.
A instauração da República em 1889 traz novas configurações políticas e sociais como a separação entre Igreja e Estado; o registro civil de nascimento, casamento e morte e a cobrança de novos impostos que entram em choque com o mundo tradicional e o catolicismo popular dos canudenses. Entre novembro de 1896 e outubro de 1897, o Estado republicano envia quatro expedições militares contra o arraial de Canudos, pois a elite política brasileira entende o conflito como uma luta de vida e morte entre pares opostos inconciliáveis: república x monarquia; civilização x barbárie e litoral x sertão. Canudos era o polo monarquista, bárbaro e sertanejo que deveria ser exterminado a fim de garantir a continuidade das instituições republicanas.
O descontentamento da Igreja com a autonomia religiosa, a oposição dos proprietários de terra que perdem mão de obra atraída pela vida do arraial e a hostilidade dos políticos locais que precisam dispor de suas grandes clientelas rurais formam uma coalizão de forças que leva à destruição do arraial de Canudos. Essa guerra é ressignificada pela interseção de várias narrativas feitas entre outros, por Flávio de Barros – fotógrafo – e Euclides da Cunha – jornalista e escritor – que percebem com nuances o profundo mal entendido cultural entre as camadas populares que não participam da vida da recém-instaurada República e os militares e civis republicanos imbuídos dos valores da “civilização e do progresso” urbanos, mas distantes do mundo rural e popular dos sertanejos.
Canudos é uma saga, uma epopeia, uma tragédia e um lugar de memória da formação social brasileira.
COSTA, Carla. Cronologia resumida da Guerra de Canudos. Brasília: Museu da República, 2017.

Glossário
Arraial: Pequena aldeia ou lugarejo.
Monarquista: Adepto da monarquia.
Sertanejo: Relativo ao sertão; que habita o interior, longe da costa.
Clientela rural: Pessoas que habitavam terras de um coronel, dependiam dele e deveriam votar de acordo com a sua orientação.
Interseção: Cruzamento.
Epopeia: Poema extenso que narra os feitos memoráveis de um herói histórico ou lendário que representa uma coletividade; poema épico, poema heroico.

1- O que foi a guerra de Canudos?
2- Quando a guerra ocorreu?
3- Quem liderava a população de Canudos?
4- Por que ocorreu essa guerra?
5- Como a guerra acabou?



A Guerra do Contestado
A Guerra do Contestado foi um conflito ocorrido entre sertanejos e as forças do Estado, incluindo exército e polícias de Santa Catarina e do Paraná, no planalto fronteiriço destes estados, entre 1912 e 1916.
O território onde se desenrolou o conflito era uma antiga região disputada, daí o nome Contestado. Inicialmente havia a disputa entre Brasil e Argentina sobre os Campos de Palmas, porção de mais de 30 mil km² localizada entre os rios Uruguai e Iguaçu. Em 1895, através da arbitragem do Presidente Cleveland, dos Estados Unidos, o Brasil venceu esta questão. Localmente, permanecia a disputa dos Campos de Palmas entre os Estados de Santa Catarina e Paraná.
Desde meados do século XIX este território era trilhado por determinados indivíduos que foram denominados como “monges” e “profetas” pela população sertaneja. O mais famoso deles foi o monge João Maria de Jesus, um religioso leigo, que sinalizava determinadas fontes de águas, que logo passaram a ser denominadas pela população como “águas santas” ou “águas do monge”. O culto a João Maria passou a fazer parte do cotidiano de diferentes camadas da população planaltina, o que implicava em seguir determinados padrões de comportamento, atitudes de defesa das fontes de águas, restrições às queimadas e noções anticapitalistas próprias de um catolicismo popular.
As forças militares foram chamadas por chefes políticos locais, oficiais da Guarda Nacional, representantes de grandes fazendeiros e empresários estrangeiros, proprietários da Companhia Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande e da gigantesca madeireira de Três Barras. Na na Páscoa de 1915, em 2 de abril, uma unidade bem armada [...] conseguiu entrar e destruir o grande reduto de Santa Maria. Pelas informações prestadas pelo Capitão Tertuliano Potiguara, responsável pela destruição de Santa Maria, os militares encontraram [...] 5.500 casas e dezenas de Igrejas, todas incendiadas e destruídas com a entrada da tropa militar. Calcula-se que em Santa Maria viveram mais de 25 mil sertanejos. [...] Após a destruição de Santa Maria, em maio de 1915 o General Setembrino de Carvalho dá como encerrada a sua missão. No entanto ela já tinha a informação da formação de três redutos remanescentes, São Pedro, Pedra Branca e São Miguel. Estes redutos foram destruídos até o final de 1915.
Entre as razões do conflito podemos apontar a luta pela terra, a resistência ao Coronelismo e a reação ao deslocamento compulsório de populações nacionais pela construção de uma linha férrea.
MACHADO, Paulo Pinheiro. A aventura cabocla do Contestado: o conflito e seu desfecho. Brasília: Arquivo Nacional, 2018.

Glossário
Sertanejo: Que habita o interior, longe da costa.
Planalto: Superfície elevada e plana, entalhada por vales.
Fronteiriço: Que se encontra na fronteira.
Leigo: Que não recebeu ordens sacras, laico.
Anticapitalista: Contrário ao capitalismo, sistema econômico baseado na legitimidade dos bens privados e na liberdade irrestrita de comércio e indústria, com o objetivo principal de obter lucro.
Reduto: Espaço fechado com a finalidade de servir para a última resistência.
Coronelismo: Modelo característico do meio rural e das pequenas cidades do interior, que floresceu durante a Primeira República 1889-1930 e que configura uma forma de governo em que uma elite, representada pelos proprietários rurais, detêm o poder político, econômico e social local.
Compulsório: Obrigatório.

1- O que foi a Guerra do Contestado?
2- Quando a guerra ocorreu?
3- Quem liderava a população?
4- Por que ocorreu essa guerra?
5- Como a guerra acabou?
6- Quais são as semelhanças e diferenças entre as duas guerras? 








DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA
PROFESSORA SANDRA



1.Diante ao cenário global em que vivemos, a crise da saúde, o enfrentamento do mundo contra o COVID19,  pesquise sobre as medidas necessárias de prevenção adotadas pela sociedade contra a proliferação do vírus.



2. Faça um diário relatando as atividades que você e sua família estão adotando na rotina de casa para driblar esse momento em que o planeta vive. 







DISCIPLINA: História



Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Unidade temática: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX.

Objeto(s) de conhecimento: A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-Abolição. Os movimentos sociais e a imprensa negra. A cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações.

Habilidade(s) da BNCC: EF09HI03 Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.

Objetivo: Compreender o contexto marginalizante para a comunidade negra no período pós-Abolição.

Fonte: https://novaescola.org.br


Observação: Todas as atividades devem ser feitas manuscritas, podendo ser realizadas em folha de caderno ou almaço para ser entregue após o retorno as aulas.



Parágrafo da Constituição de 1891 sobre a igualdade perante a lei:

Art. 72. A Constituição assegura a brasileiros e a estrangeiros residentes no país a inviolabilidade dos direitos concernentes à liberdade, à segurança individual e à propriedade nos termos seguintes:
§ 2 Todos são iguais perante a lei. A República não admite privilégio de nascimento, desconhece foros de nobreza e extingue as ordens honoríficas existentes e todas as suas prerrogativas e regalias, bem como os títulos nobiliários e de conselho.
§ 8 A todos é lícito associarem-se e reunirem-se livremente e sem armas; não podendo intervir a polícia, senão para manter a ordem pública.
PINTO, Ana Flávia de Magalhães. Das lutas pela liberdade às batalhas pela cidadania: o que houve após a abolição da escravidão, 2014.

Verbete: Constituição Federal é o documento norteador de todas as ações individuais ou coletivas dentro do território nacional, compreendendo direitos e deveres para todos, e, neste sentido, em relação à temática aqui proposta, a Constituição de 1891 trazia em seu texto a igualdade de todos perante a lei já neste período histórico.

1- Segundo a Constituição de 1891, havia discriminação por raça ou cor no Brasil?
2- Que Direitos são assegurados aos brasileiros?

Fonte: UFRGS. ​Negros libertos 1900​.

1- Quem são?
2- Qual etnia representam?
3- Como se apresenta o local onde estão?
4- Como é a moradia?
5- Se todos eram vistos como iguais pela Constituição, será que a população negra no pós-Abolição tinha acesso aos mesmos direitos que o restante da população, considerando que a Constituição foi promulgada em 1891, pouquíssimos anos após a Abolição da escravidão, que ocorreu em 1888 e a Proclamação da República, em 1889?


  
LEI No 601, DE 18 DE SETEMBRO DE 1850.
Dispõe sobre as terras devolutas do Império.

Art. 1º Ficam prohibidas as acquisições de terras devolutas por outro titulo que não seja o de compra. [...]
Art. 3º São terras devolutas: [...]
§ 2º As que não se acharem no dominio particular por qualquer titulo legitimo, nem forem havidas por sesmarias e outras concessões do Governo Geral ou Provincial, não incursas em commisso por falta do cumprimento das condições de medição, confirmação e cultura. [...]
Art. 4º Serão revalidadas as sesmarias, ou outras concessões do Governo Geral ou Provincial, que se acharem cultivadas, ou com principios de cultura, e morada habitual do respectivo sesmeiro ou concessionario, ou do quem os represente, embora não tenha sido cumprida qualquer das outras condições, com que foram concedidas.
Art. 5º Serão legitimadas as posses mansas e pacificas, adquiridas por occupação primaria, ou havidas do primeiro occupante, que se acharem cultivadas, ou com principio de cultura, e morada, habitual do respectivo posseiro, ou de quem o represente, guardadas as regras seguintes:
Art. 6º Não se haverá por principio do cultura para a revalidação das sesmarias ou outras concessões do Governo, nem para a legitimação de qualquer posse, os simples roçados, derribadas ou queimas de mattos ou campos, levantamentos de ranchos e outros actos de semelhante natureza, não sendo acompanhados da cultura effectiva e morada habitual exigidas no artigo antecedente.
BRASIL, Presidência da República. Lei Nº 601, de 18 de setembro de 1850 (Dispõe sobre as terras devolutas do Império).




André Rebouças

André Pinto Rebouças nasceu na cidade de Cachoeira, região do Recôncavo baiano, no dia 3 de janeiro de 1838 [...]. Bacharelou-se em Ciências Físicas e Matemáticas, em abril de 1859, na Escola de Aplicação da Praia Vermelha, obtendo o grau de engenheiro militar, em dezembro de 1860. [...]
Dirigiu a Companhia das Docas da Alfândega do Rio de Janeiro, de 1866 a 1871, trabalhando na elaboração de projetos técnicos para novos portos, entre os quais o de Cabedelo, na Paraíba, do Maranhão, do Recife, de Salvador e, também, no abastecimento d’água da cidade do Rio de Janeiro, durante a seca de 1870. Em 1871, assumiu a direção da Companhia Docas Pedro II. [...]
Rebouças participou da criação de algumas sociedades antiescravagistas, como a Sociedade Brasileira contra a Escravidão, a Sociedade Abolicionista e a Sociedade Central de Imigração.
Como abolicionista, contribuiu não apenas como intelectual para o ideário da abolição, mas também na efetiva atuação no movimento. Sua visão progressista e liberal o fez contrapor-se a todos os tipos de escravização, não somente a negra, lutando ainda contra a “reescravização do imigrante pelos donos da terra”. Foi um dos poucos abolicionistas que anteviram as implicações mais profundas da eliminação da mão-de-obra escrava. Para ele a “escravidão não está no nome e sim no fato de usufruir do trabalho de miseráveis sem pagar salário ou pagando apenas o estrito necessário para não morrer de fome[...] Aviltar e minimizar o salário é reescravizar”[...].
Defendia a emancipação e regeneração do escravo pela aquisição da propriedade da terra. Para ele a chave para a transformação da agricultura brasileira era a mudança dos sistemas de posse da terra.
GASPAR, Lúcia. André Rebouças. Recife-PE: Fundação Joaquim Nabuco, 2009.


1- Produza um texto sobre a situação social e econômica dos ex-escravos após a Abolição, relacionando a Constituição de 1891, a Lei de Terras e a Trajetória de André Rebouças. 











DISCIPLINA: INGLÊS





Olá da quarentena! ESPERO poder vê-los em breve. Estou enviando alguns exercícios para serem resolvidos no celular, tablets ou computadores. Antes de resolver, copiem a cessão "DO YOU NEED HELP" no seu caderno. Depois de resolvidos treinamos a habilidade de WRITING, também no seu caderno. Façam o treino de SPEAKING como foi orientado por mim, com o uso do GOOGLE TRADUTOR, quando fomos para sala 7. Lembram -se? Boa aula pra todos! Nos veremos em breve! 🙌🏻❤









10 comentários:

  1. Não existe atividades para o 9 ano?
    Não dá para entender nada nesse site.

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  2. Só espero que nem minha filha,e nem.os outros alunos sejam prejudicados com. Isso pois estamos acessando mas sem entender nada.
    Se alguém puder nos orienta ficarei agradecida.

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    1. Aí só agradece pela preocupação se ele não passa a lição é melhor para nós

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  3. Aí vou logo passa a visão não sou obrigado a fazer lição pdp

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  4. Oi Grazi, no Facebook da escola (mas especificamente nós comentários da última publicação), eles estão tirando as dúvidas. Em um comentário uma pessoa fez está mesma pergunta e a escola disse que o Blog está sendo organizado, e logo logo terá as atividades para todas as séries, essas publicações de atividades serão feita gradativamente.

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. tem como imprimir para facilitar para ele fazer a lição. assim ele não ficava tanto tempo no celular. pq ele tem dislexia.

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  7. Qual liçao e do prof. Junior?

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  8. Atenção alunos do 9 ano A, B, C, D e F e 2 série do ensino médio, as minhas atividades de Língua portuguesa, projeto de vida e eletiva estão disponíveis no meu blog. Para acessá-las procurem por blog da professora Sandra. Tem um atalho aqui no Blog da escola, ao lado direito da tela, basta clickar para ter acesso ao blog.

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  9. Boa noite na minha casa não tem internet como posso fazer as entregas dos trabalhos

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