Atividades de Retomada das Aulas NÃO presenciais.
Senhores Alunos e Responsáveis, como todos já
sabem as aulas estão retornando de forma não presencial.
As aulas devem ser assistidas pela
TV, 2.3 e pelo Centro de Mídias de São Paulo, acessando a plataforma online usando
o RA e SENHA do aluno.
E os seus professores vão dar
andamento a essas aulas com atividades. Que devem ser realizadas com muito
empenho e devolvidas aos professores.
A devolução
deverá ser por E-mail, por Google sala de aula, ou outros meios de comunicação
que o Professor preferir e que por enquanto ainda não tem um meio único e que
deve ser observado as orientações de cada professor.
Iniciaremos com as Atividades
abaixo:
Clique no Nome do Professor para ver a Atividade:
Projeto de Vida - Professora Eliane
Projeto de Vida - Prof. Eliane
Projeto de Vida - Prof. Eliane
Projeto de Vida - Eliane
Projeto de Vida - Prof. Eliane
Projeto de Vida - Prof. Eliane
códigos - Professora Eliane
Projeto de Vida - Prof. Eliane
Projeto de Vida - Prof. Eliane
Projeto de Vida - Prof. Eliane
Projeto de Vida - Eliane
Projeto de Vida - Prof. Eliane
Projeto de Vida - Prof. Eliane
códigos - Professora Eliane
Projeto de Vida - Prof. Eliane
Entregar a Atividade no E-mail:
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Tecnologia - Professora Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Tecnologia - Professora Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Eletivas - Prof. Ana Paula
Eletivas - Prof, Ana Paula
Eletivas - Prof. Ana Paula
Elewtivas - Prof. Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Tecnologia - Professora Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Tecnologia - Professora Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Eletivas - Prof. Ana Paula
Eletivas - Prof, Ana Paula
Eletivas - Prof. Ana Paula
Elewtivas - Prof. Ana Paula
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Química - Professor Wanderlei
Química - Professor Wanderlei
Os códigos são para entrar no Google class room usando o E-mail institucional dado pelo Governo .
Artes - Maria José
Artes - Professora Maria José
Artes - Professora Fabiana
Artes - Professora Fabiana
Artes - Professora Fabiana
Artes - Professora Fabiana
Artes - Professora Fabiana
Geografia - Professor Moíses
Química e Física - Professor Marcos
Língua Portuguesa - Professora Sandra
Língua Portuguesa - Professora Adenise
Hístória -= Professor Roberto
Biologia - Professora Ana Paula
Biologia - Professora Ana Paula
Biologia - Professora Ana Paula
Biologia - Professora Ana Paula
Explicação do conteúdo - Professor Wanderlei
Química - Professor Wanderlei
Artes - Maria José
Artes - Professora Maria José
Artes - Professora Fabiana
Artes - Professora Fabiana
Artes - Professora Fabiana
Artes - Professora Fabiana
Artes - Professora Fabiana
Geografia - Professor Moíses
Química e Física - Professor Marcos
Língua Portuguesa - Professora Sandra
Língua Portuguesa - Professora Adenise
Hístória -= Professor Roberto
Biologia - Professora Ana Paula
Biologia - Professora Ana Paula
Biologia - Professora Ana Paula
Biologia - Professora Ana Paula
Estas Atividades são do período de Recesso e Férias entre 23/03/20 à 20/04/20 que já foram feitas por vocês e que devem ser entregue aos professores quando solicitados pelos por eles.
DISCIPLINA: Português
Nome:
__________________________________________________ N° ___ SÉRIE
Etapa 1
Deverão assistir ou ler duas
entrevistas sobre o Coronavírus (Covid 19), em uma o posicionamento deverá ser
a favor do isolamento social e a outra contra o isolamento.
Etapa 2
Após assistir ou ler as entrevistas deverá ser feito um resumo dos
dois discursos. Tanto o discurso a favor como do discurso contra o isolamento
social. O resumo de cada um deverá conter o nome da pessoa entrevistada, bem
como a fonte lida ou assistida, exemplo: youtube, revista..., jornal..., etc.
Se for vídeo do youtube deverá conter também o thumbnail (que é o título dado a
cada vídeo no youtube...vem logo abaixo do vídeo).
Etapa 3
Deverá ser feito uma dissertação contendo o posicionamento do aluno, que
após as leituras ou vídeos da etapa 1 terá mais conhecimento para abordar o
assunto.
Não esqueça de levantar argumentos consistentes pra defender sua ideia.
Não esqueça da conclusão de seu texto.
Não esqueça que seu texto deverá ter um título.
Obs. Essas atividades poderão ser enviadas para o email "amcidaprofe@gmail.com". Após a leitura das atividades, envio as correções e
observações necessárias.
DISCIPLINA: Português e Literatura
Nome:
__________________________________________________ N° ___ SÉRIE
ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE ESTUDO
E PESQUISA
1.Diante ao cenário global em que vivemos, a crise
da saúde, o enfrentamento do mundo contra o COVID19, pesquise o que
seriam as FAKE NEWS e como podemos identificá-las.
2. Dê o seu ponto de vista sobre os efeitos do uso
destas notícias falsas em toda a nossa sociedade. ( Expresse as suas
ideias diante de tudo que tenha visto sobre o assunto em no mínimo 20 linhas ).
DISCIPLINA: História
Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE
_____
Pesquisa sobre Martim Lutero
DISCIPLINA: HISTÓRIA
Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE
_____
ENVIAR ESSE DOCUMENTO PREENCHIDO E RESPONDIDO PARA;
almirtenorio@prof.educacao.sp.gov.br
Nesse momento, vivenciamos um período de muitas incertezas que podem
gerar o agravamento da pandemia do Coronavírus - COVID 19, por isso, vamos
aproveitar esse momento, para refletir sobre outra grande pandemia da História
que foi a Peste Bubônica.
Leia o artigo da Revista Aventuras na História, e faça pesquisas na
internet sobre o tema;
PESTE NEGRA: COMO AS PESSOAS REAGIRAM À DOENÇA DURANTE A IDADE MÉDIA?
Sem saber o que causava a enfermidade, as pessoas adotavam práticas
artesanais inusitadas em busca de uma cura
VANESSA CENTAMORI PUBLICADO EM
13/03/2020, ÀS 15H00
3.6K
Hoje a ciência já mostrou que a trágica Peste
Negra, que assombrou a
Idade Média, entre os anos de 1346 e 1353, foi causada por uma bactéria,
batizada de Yersinia pestis. Acontece que no século 14 ninguém sabia disso.
Então, sem esse conhecimento, como será que as pessoas da época reagiram frente
à peste?
A doença desconhecida causou muito pânico e mortes, ceifou um terço da
população mundial na época. A febre da peste atingia 41 graus, os vômitos eram
sanguinolentos, e muitas pessoas desenvolviam complicações pulmonares,
enquanto que outros sortudos se curavam de modo espontâneo.
Mas, para a maioria, o sofrimento foi tanto que isso apareceria
de modo muito recorrente em relatos históricos. Um deles é do poeta Boccaccio,
que viveu em Florença, na Itália. Ele fez a seguinte descrição:
“Em homens e mulheres, [a Peste Negra] ela se manifesta pela emergência
de certos tumores nas virilhas e axilas, alguns dos quais chegam ao tamanho de
uma maçã; outros, ao de um ovo… Dessas duas regiões do corpo, esses tumores
mortais logo começam a propagar-se e a espalhar-se em todas as direções”.
Amedrontadas e sem saber o que fazer, as pessoas recorriam à receitas e
crenças sem embasamento científico para aliviar suas dores. Uma das grandes
preocupações era evitar que a enfermidade evoluísse e que surgissem miasmas
(odores extremamente desagradáveis, considerados na época como uma das
principais causas da infecção).
Para resolver essa questão, a população fabricava grandes chamas, que
eram queimadas em esquinas. Muitas pessoas usavam plantas com troncos
aromáticos e várias essências, como de alecrim, âmbar e almíscar, além de
flores com fragrâncias cheirosas.
Essas essências eram levadas com as pessoas, que carregavam ervas com
elas a todo lugar. Muitos acreditavam que colocá-las nas janelas de suas casas
permitiria bloquear a poluição do ar — que eles acreditavam ser a causadora da
Peste Negra.
Outra questão era a dieta. Ninguém comia carne ou figo, considerados
alimentos propícios à doença mortal. Atividades físicas que podiam abrir os
poros e causar o miasma também estavam proibidas. Fazer sexo e tomar banho
estavam entre as tarefas não recomendadas, além não poder tirar sonecas durante
o dia.
Grupo que se flagelava para se castigar pela peste / Crédito: Wikimedia
Commons
Ter pensamentos sobre a morte e a doença também não era algo aconselhável,
por mais inevitável que fosse. Havia uma crença, inclusive, que aquela situação
era um castigo de Deus. Foi isso que acreditava a irmandade Brotherhood of the
Flagellants, que para compensar, se castigava andando pela Europa a pé e
praticando autoflagelação. Outra reação inusitada frente à peste foram as
vestimentas. Pessoas usavam máscaras com formas parecidas com bicos de aves,
contendo itens aromáticos. Isso era usado até por profissionais da saúde para
se proteger de qualquer tipo de ar contaminado. Outras medidas também incluíam
fazer os pacientes sangrarem para tirar aquele veneno, que estaria causando a
doença.
Desconhecendo as origens biológicas da Peste Negra, as pessoas reagiam
também depositando a culpa em grupos sociais marginalizados, por supostamente
terem trazido a doença à Europa. Alguns documentos do período incriminavam os
judeus pela doença, sendo que alguns deles foram até queimados vivos.
Outros perseguidos foram os leprosos e os estrangeiros, que eram
acusados de terem disseminado a Peste Negra. Mas claro, as condições de vida e
higiene nos ambientes urbanos são na verdade as principais causadoras da
epidemia
1- ESCREVA UM TEXTO ARGUMENTATIVO CONTENDO;
- AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE A PESTE BUBÔNICA E A PANDEMIA DO
CORONAVÍRUS
- JUDEUS E CIGANOS FORAM CULPABILIZADOS PELA DOENÇA E HOJE QUEM SÃO?
- QUAL FOI O PAPEL DA RELIGIÃO NA ÉPOCA DA PESTE BUBÔNICA
- HOJE A ATUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS É DIFERENTE DA IDADE MÉDIA?
CITE EXEMPLOS POSITIVOS E NEGATIVOS.
- A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA E DO CONHECIMENTO PARA O COMBATE A DOENÇA.
DISCIPLINA: Inglês
Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE
_____
Infographic: Air Pollution in
Brazil
- Criar um infográfico EM INGLÊS sobre poluição do
ar no Brasil, utilizando o programa, site ou aplicativo de design gráfico que
preferir (sugestão: Canva).
- Enviar por Whatsapp até dia 21/04.
- Individual, dupla ou trio (mas SEM SAIR DE CASA,
conversem pelo app da preferência de vocês).
- Totalmente em inglês.
- Colocar a fonte (source).
- Pesquisar dados atualizados (de 2017 em diante)
sobre poluição do ar no Brasil para colocar no infográfico.
Exemplo
- Você pesquisa e encontra a seguinte informação:
“Somente em 2018, o
custo com internações devido a problemas respiratórios ultrapassou
R$ 1,3 bilhão.” (www.saude.gov.br,
acesso em 25/03/2020)
- No infográfico, pode ficar assim:
Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE
_____
Atividade de Educação Física
Olá vamos estudar um pouco enquanto não voltamos?
A seguir teremos 4 links, contendo 2 vídeos e 2 textos.
Veja o vídeo, leia os textos!
Veja o vídeo, leia os textos!
Agora que você já sabe tudo de ginástica de academia, produza um
texto e um vídeo sobre o assunto!
Texto de pelo menos 1 página!
E o vídeo de uma mini aula de pelo menos 2 min!
Texto de pelo menos 1 página!
E o vídeo de uma mini aula de pelo menos 2 min!
Boa sorte! Bons estudos
P.s. você pode procurar outros textos e outros vídeos para sua pesquisa se quiser.
P.s. você pode procurar outros textos e outros vídeos para sua pesquisa se quiser.
DISCIPLINA: Filosofia
e Sociologia
Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE
_____
Atividade Interdisciplinar de Filosofia e Sociologia( 1º, 2º e 3 anos do
ensino médio).
A NOVA AGENDA HUMANA
“No despertar do terceiro milênio, a humanidade acorda, distende os
membros esfrega os olhos. Restos de algum pesadelo horrível ainda atravessam
sua mente. “Havia algo como arame farpado, e nuvens enormes em forma de
cogumelo. Ah, bem, foi apenas um sonho ruim.” A humanidade vai até o banheiro,
lava o rosto, examina as rugas diante do espelho, prepara uma xícara de café e
abre o jornal. “ O que será que nos espera hoje?”.
Durante milhares de anos a resposta a essa questão não se alterou. Os
mesmos três problemas preocupavam as pessoas da China no século XX, da Índia
medieval e do antigo Egito. Fome, peste e guerra sempre estiveram entre as
principais dificuldades enfrentadas. Geração após geração os humanos rezaram
para todos os anjos, deuses e santos e inventaram um sem-número de ferramentas,
instituições e sistemas sociais – mas seguem morrendo aos milhões de inanição,
epidemias e violência. Muitos Pensadores e profetas concluíram que a fome, a
peste e a guerra deviam fazer parte do plano cósmico de Deus ou de nossa
natureza imperfeita, e nada a não ser o fim dos tempos nos livraria delas.
Mas no alvorecer do terceiro milênio a humanidade chegou a uma incrível
constatação. A maior parte das pessoas raramente pensa sobre isso, porém nas
últimas poucas décadas demos um jeito de controlar a fome , as pestes e a
guerra. É evidente que esses problemas não foram completamente resolvidos no
entanto foram transformados de forças incompreensíveis e incontroláveis da
natureza em desafios que podem ser enfrentados. Não precisamos rezar para
nenhum deus ou santo para que nos salvem deles. Sabemos bem o que precisa ser
feito para evitar a fome , as pestes e a guerra – geralmente somos
bem-sucedidos ao fazê-los.
É verdade que ainda se verificam fracassos dignos de nota; mas, quando
deparamos com eles, não mais damos de ombros e dizemos “ Bem, é assim que as
coisas funcionam em nosso mundo imperfeito” ou “ Que seja feita a vontade de
Deus”. Sim , quando a fome, as pestes ou a guerra saem do nosso controle,
costumamos a achar que alguém deve ter se equivocado, estabelecemos uma
comissão de inquérito e prometemos que na próxima vez faremos melhor. E isso
efetivamente funciona. Essas calamidades de fato acontecem cada vez com menos
frequência. Pela primeira vez na história, hoje morrem mais pessoas que comeram
demais do que de menos; mais pessoas morrem de velhice do que de doenças
infecciosas; e mais pessoas cometem suicídio do que todas as que somadas , são
mortas por soldados, terroristas e criminosos. No início do séc XXI, o ser
humano médio tem muito mais probabilidade de morrer empanturrado no McDonald`s
do que de seca, Ebola, ou num ataque da Al-Qaeda...Se realmente a fome, a peste
e a guerra estão sob controle, o que irá substituí-las como prioridade na
agenda humana?”
HARARI, Yurval Noah. HomoDeus: Uma Breve história do amanhã.
Ed companhia das letras:2018.
A partir do texto, reflita e elabore um comentário de no mínimo 10
linhas sobre a COVID19 no mundo e no Brasil.
DISCIPLINA: Biologia
Nome:
__________________________________________________ N° ___ SÉRIE __
Atividades
Membrana plasmática e transporte
1) Atualmente o modelo mais aceito para
explicar a constituição da membrana celular é o modelo do mosaico fluido
proposto originalmente por Singer e Nicholson. Observe o esquema abaixo de uma
membrana segundo esse modelo:
Esquema da membrana plasmática de acordo com o modelo de Singer e Nicholson
De acordo com o modelo do mosaico fluido, o que
está indicado pelo número 1?
a) Fosfolipídios.
b) Glicídios.
c) Glicocálix.
d) Proteínas.
e) Carboidratos.
2) A membrana plasmática das
células exerce uma importante função: selecionar o que entra e sai da célula.
Em virtude dessa capacidade seletiva, dizemos que a membrana é semipermeável ou
que apresenta permeabilidade seletiva. Algumas substâncias, entretanto, entram
de forma espontânea na célula por transporte passivo. Um exemplo é a água na
célula animal que pode entrar sem controle e causar a sua lise. O processo no
qual a água se difunde para o interior da célula é chamado de:
a) osmose.
b) difusão facilitada.
c) bomba de sódio e potásio.
d) fagocitose.
e) exocitose.
3) A membrana plasmática é formada por
fosfolipídios que se dispõem próximos uns aos outros e deslocam-se
continuamente. Encontram-se ainda nas membranas, proteínas localizadas na
superfície ou então atravessando toda essa estrutura. Ligada às proteínas ou
aos fosfolipídios, na face externa, localizam-se cadeias de carboidratos, que
são chamadas de:
a) mosaico fluido.
b) glicocálix.
c) colesterol.
d) carboidratos de reserva.
e) receptores celulares.
4) (UFAM) A organização molecular da
membrana plasmática é essencialmente baseada na presença de uma bicamada
lipídica. Identifique, nas alternativas abaixo, as moléculas que fazem parte da
organização da membrana.
a) Ptialina, glicolipídios e colesterol.
b) Ácidos nucleicos, fosfolipídios e insulina.
c) Fosfolipídios, glicolipídios e colesterol.
d) Adenina, fosfolipídios e aminoácidos.
e) Citosina, colesterol e glicolipídios.
6) (UFRN) A
obesidade pode levar ao acúmulo de lipídios no interior dos vasos, prejudicando
a circulação do sangue. No entanto, a presença de gordura é fundamental na dieta,
porque, entre outras funções, os lipídios contribuem diretamente para
a) o aumento da fermentação.
b) o início da síntese proteica.
c) a duplicação das cadeias de DNA.
d) a composição da membrana celular.
DISCIPLINA: Biologia
Atividades
sobre fotossíntese e respiração celular
Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE __
1) A propriedade de “captar vida na luz” que as plantas
apresentam se deve à capacidade de utilizar a energia luminosa para a síntese
de alimento. A organela (I), onde ocorre esse processo (II), contém um pigmento
(III) capaz de captar a energia luminosa, que é posteriormente transformada em
energia química. As indicações I, II e III referem-se, respectivamente a:
a) Mitocôndria, respiração, citocromo.
b) Cloroplasto, fotossíntese, citocromo.
c) Cloroplasto, respiração, clorofila.
d) Mitocôndria, fotossíntese, citocromo.
e) Cloroplasto, fotossíntese, clorofila.
2) A figura abaixo esquematiza as etapas que ocorrem durante todo o
processo fotossintético.
Baseado nas características do processo,
especialistas afirmam que a fotossíntese pode estar relacionada ao controle da
temperatura da Terra. A afirmativa é correta visto que durante a fotossíntese:
a) as plantas absorvem o excesso de água
atmosférica, o que ajuda na dissipação do calor vindo do Sol.
b) a clorofila absorve a maior parte da luz solar,
ajudando a diminuir a temperatura global.
c) o excesso de O2 absorvido faz com que a planta
aumente sua biomassa e propicie o aparecimento de mais áreas sombreadas, o que
torna o clima global mais ameno.
d) a planta absorve CO2 da atmosfera e, como esse
gás é um dos principais promotores do efeito estufa, isto ajudaria a conter o
aumento da temperatura global.
e) a planta absorve CH4 em grande quantidade e,
como este é um dos principais gases estufa, tal ação ajudaria a conter o
aumento da temperatura global.
3) O
esquema representa um cloroplasto. A propósito desse esquema são feitas três
afirmações:
I. É nas lamelas que se processa a fase luminosa da
fotossíntese.
II. É no estroma que se processa a síntese final da
glicose.
III. A seta 1 indica gás carbônico e a seta 2,
oxigênio.
Assinale:
a) se somente I for verdadeira
b) se somente I e II forem verdadeiras
c) se somente II e III forem verdadeiras
d) se somente I e III forem verdadeiras
e) se I, II e III forem verdadeiras
DISCIPLINA: Eletivas - Endoparasitoses em vegetais
PROFESSORA: ANA PAULA
1) O parasitismo é uma relação
ecológica:
a) Intraespecífica e harmônica.
b) Intraespecífica e desarmônica.
c) Intraespecífica e positiva.
d) Interespecífica e harmônica.
e) Interespecífica e desarmônica.
2) Todos os organismos citados a seguir
são exemplos de endoparasitas, exceto:
a) Tênia.
b) Piolho.
c) Vírus da gripe.
d) Vírus da AIDS.
e) Lombriga.
3) Com relação aos parasitas e às
doenças que causam, pode-se afirmar que:
I. A larva cercária do Schistosoma
mansoni penetra no homem pela pele, causando-lhe a esquistossomose.
II. A teníase é a doença causada pela Taenia
solium ou pela Taenia saginata.
III. A cisticercose é a doença causada
pela larva da Taenia solium.
IV. A lombriga ou ascaridíase é a
doença causada pelo Ascaris lumbricoides.
V. A opilação ou amarelão é a doença
causada pelo Necator americanus ou pelo Ancylostoma duodenale.
VI. A filariose, que pode originar a
elefantíase, é causada pela Wuchereria bancrofti.
Estão corretas:
a) todas.
b) apenas I, II, III, IV e V.
c) apenas I, II, IV, V e VI.
d) apenas II, III, IV e VI.
e) apenas I, III, V e VI.
4) Explique a forma de contágio de cada
uma das doenças citadas nos exercícios acima:
DISCIPLINA: ELETIVA: HISTÓRIA DA ARTE
PROFESSOR: ALMIR JUNIOR
Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE
_____
ENVIAR ESSE DOCUMENTO
PREENCHIDO E RESPONDIDO PARA;
almirtenorio@prof.educacao.sp.gov.br
Nesse momento, vivenciamos um período
de muitas incertezas, por isso, vamos aproveitar esse momento, para refletir
sobre as pandemias na História da arte.
LEIA A SEGUIR O ARTIGO SOBRE O PINTOR
BRUEGEL, E SUA OBRA O TRIUNFO DA MORTE;
25/05/2019
A onipresença da morte se manifestou na Europa medieval de maneira mais
explícita por meio de pragas, epidemias e guerras de motivação religiosa e
política. Acreditava-se numa espécie de "castigo divino" para a
humanidade. É nesse contexto que foi pintada, em óleo sobre madeira,
aproximadamente em 1562, a imagem denominada “O Triunfo da Morte”. O
artista Pieter Bruegel, o Velho, apresenta ali a importância de ter sido um
pintor de miniaturas, pois coloca numerosas imagens em um único trabalho, com
referências a livros bíblicos, como o Apocalipse e o Eclesiastes, livros
bíblicos, além de chacinas, tradições populares, provérbios e aspectos cômicos
e trágicos da vida cotidiana. Desenhista, gravador e pintor Bruegel, segundo
alguns, alude às ações espanholas em Flandres para reprimir o protestantismo. A
cena, que pode hoje ser vista no Museu do Prado, em Madri, Espanha mostra
incêndios, suplícios e devastações, com a presença de exércitos de esqueletos e
a figura da Morte ao centro, cavalgando e ceifando seres humanos. Ressalte-se
que ricos e pobres são igualmente eliminados, desde o rei que abandona o seu
tesouro aos amantes. A visão de mundo do artista mostra como a morte, ao final,
triunfa sobre tudo e todos, inclusive sobre os opressores. Um sino, tocado por
um esqueleto, toca um sino, anunciando justamente a sentença mortal sem
distinção. Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela
Unesp, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de
Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
AGORA OBSERVE PARTES AMPLIADAS DA OBRA;
A)
B)
D)
ATIVIDADE
PERCEBEMOS AO ESTUDAR ESTA OBRA QUE NO
CONTEXTO MEDIEVAL AS PESSOAS ATRIBUIAM GUERRAS, PANDEMIAS COMO A PESTE BUBONICA
E MORTES HÁ UMA ESPÉCIE DE “CASTIGO DIVINO” PELOS PECADOS COMETIDOS PELA
HUMANIDADE, E ISSO SE REFLETIU NA ARTE, BRUGEL FEZ ESTA OBRA COMO UMA CRÍTICA
AS IDEIAS E PENSAMENTOS DAQUELE MOMENTO HISTÓRICO. PENSANDO SOBRE ISSO,
RESPONDA;
1- HOJE VIVEMOS A PANDEMIA DO
CORONAVÍRUS, DE QUE FORMA PODEMOS FAZER UMA RELAÇÃO COM O PENSAMENTO DA ÉPOCA
MEDIEVAL COM O PENSAMENTO DISSEMINADO ATUALMENTE PELA POPULAÇÃO?
2- ESCOLHA UM TRECHO DO QUADRO E FAÇA
UMA COMPARAÇÃO COM A REALIDADE QUE ESTAMOS VIVENDO ATUALMENTE;
3- EXPLIQUE O TRECHO “C”, QUE IDEIA O
AUTOR QUIS PASSAR;
DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA
PROFESSORA: Prof. Eliane
Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE
_____
Aluno do Projeto de
Vida, neste momento você tem a chance de refletir sobre como pode construir com
passos seguros o caminho dos seus sonhos, justamente agora em que estamos
realizando o distanciamento social, será um ótimo momento de reflexão.
Lembre-se que mesmo a
distância nós estamos juntos nesta missão.
Neste momento de
mudança, onde tudo parece incerto, não entre em pânico, procurem seguir os
procedimentos de segurança para que este vírus atinja o menor número de pessoas
possíveis.
Para os alunos que
não possuem a dimensão do quanto é importante que todos façam a sua parte,
procurem assistir filmes que os ajudem a compreender melhor o que é uma
pandemia, e qual o papel dos profissionais neste momento. Lembrem-se, projeto
de vida é uma perspectiva do que vocês almejam ser, reveja a importância de
cada profissão neste momento, reflita sobre o papel de cada profissional que
está lutando está guerra dentro dos hospitais, supermercados e as pessoas que
estão garantindo o abastecimento de todo o país.
Trabalhem a empatia,
sejam altruístas, coloquem-se no lugar do outros, reflitam em que profissão
vocês poderiam melhorar como pessoas e qual seria a sua contribuição para o
nosso país.
Atividades
1 - Como
solicitado na sala de aula, o diário neste momento é o local ideal para que
vocês alunos escrevam o que estão sentindo com toda esta situação, quais as
pessoas que são importantes para você, e quais as pessoas que estão trabalhando
para construir o seu futuro;
2 - Reflitam também
sobre o que vocês estão fazendo, se estão no caminho certo para chegar lá.
Anotem no diário, fazendo uma observação e escrevam.
3 - No diário de
Vivências, dividam a folha em duas partes de um lado anote suas principais
qualidades e habilidades que você desenvolve quando deseja alcançar algum
objetivo, e na outra parte escreva seus principais defeitos e o que falta de
habilidade para alcançar.
Este exercício visa
apresentar você a si mesmo, mostrando o que você precisa melhorar e o grau de
consciência dos seus atos, lembre-se que no futuro suas decisões irão impactar
na sua vida, na sua família e em todos a sua volta.
4 – Na apostila, as
últimas folhas de projeto de vida possuem um questionário para ser respondido,
primeiramente leiam com atenção a forma como vocês devem preencher e complete
os quadros.
Páginas 149 até 156
149 Diálogos
Socioemocionais
151 Foco
152 Respeito
153 Interesse
artístico
154 Entusiasmo
155 Determinação
Realizem as
atividades com calma, nas folhas indicadas acima preencham somente o campo 1 º
bimestre e coloquem a data da próxima semana.
Espero que todos
realizem as atividades, elas serão solicitadas em sala de aula, este é um
momento para o crescimento de cada um de vocês.
Bjs
Até breve
Deus nunca disse que a jornada seria fácil, mas Ele
disse que a chegada valeria a pena.
DISCIPLINA: ELETIVA.
PROFESSORA: Gilvânia
PROFESSORA: Gilvânia
Nome: ____________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
O Coronavírus e o Colapso do Sistema de
Segurança Pública
O atual cenário do Brasil
não está nada bom, o surgimento deste novo coronavírus tem deixado as
pessoas assustadas, o stress e eminente, pessoas que compram todo o estoque de
álcool gel, deixam as prateleiras dos mercados vazias estocando mantimentos
em casa, venda de álcool gel falsificado, golpes de remédios que podem curar.
As ocorrências diante desta situação cresce aumentando o trabalho da polícia, e o crime organizado
também.
Objetivo:
Associar a importância da polícia no
atual cenário brasileiro.
Desenvolvimento:
Uma redação dissertativa argumentativa,
contendo introdução, desenvolvimento, argumentos concretos e conclusão, no
máximo 30 linhas manuscrito.
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
Nome: ____________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
Diversidade da população brasileira
A população brasileira é extremamente miscigenada, ou seja, uma população muito misturada, por causa de muitas imigrações que aconteceram desde o seu processo de colonização e acontecem até hoje. Mas existem três principais matrizes étnicas para a formação do brasileiro, são elas:
Matriz indígena: Os índios são os “verdadeiros” nativos das terras brasileiras.
Hoje a situação deles está bem precária, passando por muitas dificuldades em
garantir seus direitos.Vivem em terras demarcadas pelo Governo Federal, são
as reservas indígenas, a maioria está localizada na região norte do Brasil, mas
já ocuparam grande parte do território brasileiro. Com a colonização houve
quase o extermínio da população indígena, estima-se que eram quase três
milhões de índios e, pelo último censo 2010, cerca de 896 mil pessoas se
declararam indígenas no Brasil, sendo que 517 mil moravam em Terras Indígenas oficialmente reconhecidas.
Matriz negra: A população negra, oriunda do continente africano, chegou ao
Brasil na condição de escravos. Por causa de fatores históricos, contextos sociais fizeram com que, assim como os índios, essa população, devido a posições da sociedade, ficasse a margem, sofresse preconceito, discriminação.
Cerca de quarenta milhões de escravos foram trazidos para o Brasil durante o período colonial.
Vale ressaltar aqui a luta das “minorias”, que são pessoas que não seguem o padrão que é organizado e pensado, por um valor egocêntrico que é imposto na nossa sociedade, por isso lutam por igualdade de direitos, para serem tratados iguais perante a lei e não por que se acham melhores.
Vale ressaltar aqui a luta das “minorias”, que são pessoas que não seguem o padrão que é organizado e pensado, por um valor egocêntrico que é imposto na nossa sociedade, por isso lutam por igualdade de direitos, para serem tratados iguais perante a lei e não por que se acham melhores.
Matriz branca: colonizadores e imigrantes vindos, principalmente, do continente
europeu. Mas, apesar dos imigrantes, que vieram para trabalhar nas lavouras de
café, terem passado por dificuldades, até fome, eles eram homens livres, esse
fator aos olhos da sociedade fazia com que eles fossem tratados diferentes, com
mais respeito e dignidade, do que eram tratados a população negra, mesmo depois
da abolição.
EXERCÍCIOS
01- Quais são as principais matrizes étnicas do Brasil?
02- Por que a população brasileira apresenta uma grande miscigenação?
03- O que se entende por minorias no que tange a população?
04- Como é possível perceber o preconceito racial no Brasil?
05- Explique sobre as demarcações de terras indígenas? É necessário
demarcar? Justifique
06- Explique a afirmação: Não existe escravo e sim escravizado!
07- Quais contribuições culturais adotamos dos índios?
08- O que é aculturação?
09- Quais problemas políticos e econômicos os índios sofrem por viverem em terras demarcadas?
10- Explique essa afirmação: O português é muito diferente dentro do próprio Brasil.
Meus caros! o trabalho desse
bimestre será feito individual. Deverá ter capa, conteúdo, conclusão e referências.
Vocês vão pesquisar e escrever sobre o que é diversidade cultural brasileira, depois escolher uma região específica (norte, nordeste, sudeste, cetro-oeste e sul) e falar mais profundamente sobre o que tem nessa região, em relação a cultura, diferente do restante do Brasil ? explique de onde veio essas características culturais, por que e quando surgiu, se é que veio de outro lugar.
Vocês vão pesquisar e escrever sobre o que é diversidade cultural brasileira, depois escolher uma região específica (norte, nordeste, sudeste, cetro-oeste e sul) e falar mais profundamente sobre o que tem nessa região, em relação a cultura, diferente do restante do Brasil ? explique de onde veio essas características culturais, por que e quando surgiu, se é que veio de outro lugar.
Na conclusão, escreva sobre o que entendeu de diversidade cultural brasileira, de forma geral, e o que de diferente você encontrou na região escolhida.
(Abraços queridos :)
DISCIPLINA: INGLÊS
Estou enviando algumas orientações e links de exercícios
para serem feitos. Obrigado.
O trabalho bimestral continua o mesmo. A apresentação será
feita no retorno das aulas. Obrigado. Cuidem-se tds! 🙌🏻❤
É só uma matéria por série?
ResponderExcluirE as atividades q nn tem email dos prof como faz ?
ResponderExcluirisso aí ta uma bagunça, tem que colocar o nome de cada professor
ResponderExcluir