2º MÉDIO - 1º Bimestre



Atividades de Retomada das Aulas NÃO presenciais.

 Senhores Alunos e Responsáveis, como todos já sabem as aulas estão retornando de forma não presencial.

As aulas devem ser assistidas pela TV, 2.3 e pelo Centro de Mídias de São Paulo, acessando a plataforma online usando o RA e SENHA do aluno.

E os seus professores vão dar andamento a essas aulas com atividades. Que devem ser realizadas com muito empenho e devolvidas aos professores.

A devolução deverá ser por E-mail, por Google sala de aula, ou outros meios de comunicação que o Professor preferir e que por enquanto ainda não tem um meio único e que deve ser observado as orientações de cada professor.

Iniciaremos com as Atividades abaixo:


Clique no Nome do Professor para ver a Atividade:
































































































Física - Professor Gilson
Entregar as Atividades no E-mail.   gpcord.2013@gmail.com 















Matemática DI - Professor Gilson
Entregar as Atividades no E-mail.   gpcord.2013@gmail.com





















































Estas Atividades são do período de Recesso e Férias entre 23/03/20 à 20/04/20 que já foram feitas por vocês e que devem ser entregue aos professores quando solicitados pelos por eles.










DISCIPLINA: Português



Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE 

Etapa 1

Deverão assistir ou ler duas entrevistas sobre o Coronavírus (Covid 19), em uma o posicionamento deverá ser a favor do isolamento social e a outra contra o isolamento.

Etapa 2

Após assistir ou ler as entrevistas deverá ser feito um resumo dos dois discursos. Tanto o discurso a favor como do discurso contra o isolamento social. O resumo de cada um deverá conter o nome da pessoa entrevistada, bem como a fonte lida ou assistida, exemplo: youtube, revista..., jornal..., etc. Se for vídeo do youtube deverá conter também o thumbnail (que é o título dado a cada vídeo no youtube...vem logo abaixo do vídeo).

Etapa 3

Deverá ser feito uma dissertação contendo o posicionamento do aluno, que após as leituras ou vídeos da etapa 1 terá mais conhecimento para abordar o assunto. 
Não esqueça de levantar argumentos consistentes pra defender sua ideia.
Não esqueça da conclusão de seu texto.
Não esqueça que seu texto deverá ter um título.

Obs. Essas atividades poderão ser enviadas para o email "amcidaprofe@gmail.com". Após a leitura das atividades, envio as correções e observações necessárias.




DISCIPLINA: Português e Literatura


Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE 


ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE ESTUDO E PESQUISA
1.Diante ao cenário global em que vivemos, a crise da saúde, o enfrentamento do mundo contra o COVID19,  pesquise o que seriam as FAKE NEWS e como podemos identificá-las.

2. Dê o seu ponto de vista sobre os efeitos do uso destas notícias falsas  em toda a nossa sociedade. ( Expresse as suas ideias diante de tudo que tenha visto sobre o assunto em no mínimo 20 linhas ).



DISCIPLINA: História

Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Pesquisa sobre Martim Lutero




DISCIPLINA: HISTÓRIA

Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

ENVIAR ESSE DOCUMENTO PREENCHIDO E RESPONDIDO PARA;
almirtenorio@prof.educacao.sp.gov.br

Nesse momento, vivenciamos um período de muitas incertezas que podem gerar o agravamento da pandemia do Coronavírus - COVID 19, por isso, vamos aproveitar esse momento, para refletir sobre outra grande pandemia da História que foi a Peste Bubônica

Leia o artigo da Revista Aventuras na História, e faça pesquisas na internet sobre o tema;

PESTE NEGRA: COMO AS PESSOAS REAGIRAM À DOENÇA DURANTE A IDADE MÉDIA?
Sem saber o que causava a enfermidade, as pessoas adotavam práticas artesanais inusitadas em busca de uma cura
VANESSA CENTAMORI PUBLICADO EM 13/03/2020, ÀS 15H00
3.6K
População usa máscaras para se proteger da peste negra - Wikimedia Commons


Hoje a ciência já mostrou que a trágica Peste Negra, que assombrou a Idade Média, entre os anos de 1346 e 1353, foi causada por uma bactéria, batizada de Yersinia pestis. Acontece que no século 14 ninguém sabia disso. Então, sem esse conhecimento, como será que as pessoas da época reagiram frente à peste?
A doença desconhecida causou muito pânico e mortes, ceifou um terço da população mundial na época. A febre da peste atingia 41 graus, os vômitos eram sanguinolentos, e  muitas pessoas desenvolviam complicações pulmonares, enquanto que outros sortudos se curavam de modo espontâneo. 
Máscara para peste negra / Crédito: Divulgação 




Mas, para a maioria, o sofrimento foi tanto que isso apareceria de modo muito recorrente em relatos históricos. Um deles é do poeta Boccaccio, que viveu em Florença, na Itália. Ele fez a seguinte descrição: 
“Em homens e mulheres, [a Peste Negra] ela se manifesta pela emergência de certos tumores nas virilhas e axilas, alguns dos quais chegam ao tamanho de uma maçã; outros, ao de um ovo… Dessas duas regiões do corpo, esses tumores mortais logo começam a propagar-se e a espalhar-se em todas as direções”. 
Amedrontadas e sem saber o que fazer, as pessoas recorriam à receitas e crenças sem embasamento científico para aliviar suas dores. Uma das grandes preocupações era evitar que a enfermidade evoluísse e que surgissem miasmas (odores extremamente desagradáveis, considerados na época como uma das principais causas da infecção). 
Máscara usada pelos médicos durante a epidemia de Peste Negra / Crédito: Wikimedia Commons 


Para resolver essa questão, a população fabricava grandes chamas, que eram queimadas em esquinas. Muitas pessoas usavam plantas com troncos aromáticos e várias essências, como de alecrim, âmbar e almíscar, além de flores com fragrâncias cheirosas. 
Essas essências eram levadas com as pessoas, que carregavam ervas com elas a todo lugar. Muitos acreditavam que colocá-las nas janelas de suas casas permitiria bloquear a poluição do ar — que eles acreditavam ser a causadora da Peste Negra. 
Outra questão era a dieta. Ninguém comia carne ou figo, considerados alimentos propícios à doença mortal. Atividades físicas que podiam abrir os poros e causar o miasma também estavam proibidas. Fazer sexo e tomar banho estavam entre as tarefas não recomendadas, além não poder tirar sonecas durante o dia. 
Grupo que se flagelava para se castigar pela peste / Crédito: Wikimedia Commons 

Ter pensamentos sobre a morte e a doença também não era algo aconselhável, por mais inevitável que fosse. Havia uma crença, inclusive, que aquela situação era um castigo de Deus. Foi isso que acreditava a irmandade Brotherhood of the Flagellants, que para compensar, se castigava andando pela Europa a pé e praticando autoflagelação.  Outra reação inusitada frente à peste foram as vestimentas. Pessoas usavam máscaras com formas parecidas com bicos de aves, contendo itens aromáticos. Isso era usado até por profissionais da saúde para se proteger de qualquer tipo de ar contaminado. Outras medidas também incluíam fazer os pacientes sangrarem para tirar aquele veneno, que estaria causando a doença. 

Judeus sendo queimados na fogueira / Crédito: Wikimedia Commons 




Desconhecendo as origens biológicas da Peste Negra, as pessoas reagiam também depositando a culpa em grupos sociais marginalizados, por supostamente terem trazido a doença à Europa. Alguns documentos do período incriminavam os judeus pela doença, sendo que alguns deles foram até queimados vivos.
Outros perseguidos foram os leprosos e os estrangeiros, que eram acusados de terem disseminado a Peste Negra. Mas claro, as condições de vida e higiene nos ambientes urbanos são na verdade as principais causadoras da epidemia

1- ESCREVA UM TEXTO ARGUMENTATIVO CONTENDO;

- AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE A PESTE BUBÔNICA E A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
- JUDEUS E CIGANOS FORAM CULPABILIZADOS PELA DOENÇA E HOJE QUEM SÃO?
- QUAL FOI O PAPEL DA RELIGIÃO NA ÉPOCA DA PESTE BUBÔNICA 
- HOJE A ATUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS É DIFERENTE DA IDADE MÉDIA? CITE EXEMPLOS POSITIVOS E NEGATIVOS.
- A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA E DO CONHECIMENTO PARA O COMBATE A DOENÇA.









DISCIPLINA: Inglês

Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Infographic: Air Pollution in Brazil

- Criar um infográfico EM INGLÊS sobre poluição do ar no Brasil, utilizando o programa, site ou aplicativo de design gráfico que preferir (sugestão: Canva).
- Enviar por Whatsapp até dia 21/04.
- Individual, dupla ou trio (mas SEM SAIR DE CASA, conversem pelo app da preferência de vocês).
- Totalmente em inglês.
- Colocar a fonte (source).
- Pesquisar dados atualizados (de 2017 em diante) sobre poluição do ar no Brasil para colocar no infográfico. 

Exemplo

- Você pesquisa e encontra a seguinte informação:

Somente em 2018, o custo com internações devido a problemas respiratórios ultrapassou R$ 1,3 bilhão.” (www.saude.gov.br, acesso em 25/03/2020)

- No infográfico, pode ficar assim:





Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____







Atividade de Educação Física


Olá vamos estudar um pouco enquanto não voltamos?
A seguir teremos 4 links, contendo 2 vídeos e  2 textos.
Veja o vídeo, leia os textos!
Agora que você já sabe tudo de ginástica de academia, produza um texto e um vídeo sobre o assunto!
Texto de pelo menos 1 página!
E o vídeo de uma mini aula de pelo menos 2 min!
Boa sorte! Bons estudos
P.s. você pode procurar outros textos e outros vídeos para sua pesquisa se quiser.




DISCIPLINA: Filosofia e Sociologia

Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


Atividade Interdisciplinar de Filosofia e Sociologia( 1º, 2º e 3 anos do ensino médio).

A NOVA AGENDA HUMANA
No despertar do terceiro milênio, a humanidade acorda, distende os membros esfrega os olhos. Restos de algum pesadelo horrível ainda atravessam sua mente. “Havia algo como arame farpado, e nuvens enormes em forma de cogumelo. Ah, bem, foi apenas um sonho ruim.” A humanidade vai até o banheiro, lava o rosto, examina as rugas diante do espelho, prepara uma xícara de café e abre o jornal. “ O que será que nos espera hoje?”. 
Durante milhares de anos a resposta a essa questão não se alterou. Os mesmos três problemas preocupavam as pessoas da China no século XX, da Índia medieval e do antigo Egito. Fome, peste e guerra sempre estiveram entre as principais dificuldades enfrentadas. Geração após geração os humanos rezaram para todos os anjos, deuses e santos e inventaram um sem-número de ferramentas, instituições e sistemas sociais – mas seguem morrendo aos milhões de inanição, epidemias e violência. Muitos Pensadores e profetas concluíram que a fome, a peste e a guerra deviam fazer parte do plano cósmico de Deus ou de nossa natureza imperfeita, e nada a não ser o fim dos tempos nos livraria delas.
Mas no alvorecer do terceiro milênio a humanidade chegou a uma incrível constatação. A maior parte das pessoas raramente pensa sobre isso, porém nas últimas poucas décadas demos um jeito de controlar a fome , as pestes e a guerra. É evidente que esses problemas não foram completamente resolvidos no entanto foram transformados de forças incompreensíveis e incontroláveis da natureza em desafios que podem ser enfrentados. Não precisamos rezar para nenhum deus ou santo para que nos salvem deles. Sabemos bem o que precisa ser feito para evitar a fome , as pestes e a guerra – geralmente somos bem-sucedidos ao fazê-los.
É verdade que ainda se verificam fracassos dignos de nota; mas, quando deparamos com eles, não mais damos de ombros e dizemos “ Bem, é assim que as coisas funcionam em nosso mundo imperfeito” ou “ Que seja feita a vontade de Deus”. Sim , quando a fome, as pestes  ou a guerra saem do nosso controle, costumamos a achar que alguém deve ter se equivocado, estabelecemos uma comissão de inquérito e prometemos que na próxima vez faremos melhor. E isso efetivamente funciona. Essas calamidades de fato acontecem cada vez com menos frequência. Pela primeira vez na história, hoje morrem mais pessoas que comeram demais do que de menos; mais pessoas morrem de velhice do que de doenças infecciosas; e mais pessoas cometem suicídio do que todas as que somadas , são mortas por soldados, terroristas e criminosos. No início do séc XXI, o ser humano médio tem muito mais probabilidade de morrer empanturrado no McDonald`s do que de seca, Ebola, ou num ataque da Al-Qaeda...Se realmente a fome, a peste e a guerra estão sob controle, o que irá substituí-las como prioridade na agenda humana?”
HARARI, Yurval Noah. HomoDeus: Uma Breve história do amanhã. Ed companhia das letras:2018.

A partir do texto, reflita e elabore um comentário de no mínimo 10 linhas sobre a COVID19 no mundo e no Brasil.  
   



DISCIPLINA: Biologia

Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE __

Atividades Membrana  plasmática e transporte

                                                                                                                                                   
1) Atualmente o modelo mais aceito para explicar a constituição da membrana celular é o modelo do mosaico fluido proposto originalmente por Singer e Nicholson. Observe o esquema abaixo de uma membrana segundo esse modelo:






Esquema da membrana plasmática de acordo com o modelo de Singer e Nicholson
De acordo com o modelo do mosaico fluido, o que está indicado pelo número 1?
a) Fosfolipídios.
b) Glicídios.
c) Glicocálix.
d) Proteínas.
e) Carboidratos.



  2) A membrana plasmática das células exerce uma importante função: selecionar o que entra e sai da célula. Em virtude dessa capacidade seletiva, dizemos que a membrana é semipermeável ou que apresenta permeabilidade seletiva. Algumas substâncias, entretanto, entram de forma espontânea na célula por transporte passivo. Um exemplo é a água na célula animal que pode entrar sem controle e causar a sua lise. O processo no qual a água se difunde para o interior da célula é chamado de:



a) osmose.
b) difusão facilitada.
c) bomba de sódio e potásio.
d) fagocitose.
e) exocitose.



3) A membrana plasmática é formada por fosfolipídios que se dispõem próximos uns aos outros e deslocam-se continuamente. Encontram-se ainda nas membranas, proteínas localizadas na superfície ou então atravessando toda essa estrutura. Ligada às proteínas ou aos fosfolipídios, na face externa, localizam-se cadeias de carboidratos, que são chamadas de:



a) mosaico fluido.
b) glicocálix.
c) colesterol.
d) carboidratos de reserva.
e) receptores celulares.

4) (UFAM) A organização molecular da membrana plasmática é essencialmente baseada na presença de uma bicamada lipídica. Identifique, nas alternativas abaixo, as moléculas que fazem parte da organização da membrana.



a) Ptialina, glicolipídios e colesterol.
b) Ácidos nucleicos, fosfolipídios e insulina.
c) Fosfolipídios, glicolipídios e colesterol.
d) Adenina, fosfolipídios e aminoácidos.
e) Citosina, colesterol e glicolipídios.



                                                                                                                                                                6) (UFRN) A obesidade pode levar ao acúmulo de lipídios no interior dos vasos, prejudicando a circulação do sangue. No entanto, a presença de gordura é fundamental na dieta, porque, entre outras funções, os lipídios contribuem diretamente para



a) o aumento da fermentação.
b) o início da síntese proteica.
c) a duplicação das cadeias de DNA.
d) a composição da membrana celular.


                                                                                                                          

DISCIPLINA: Biologia

Atividades sobre fotossíntese e respiração celular

Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE __                                                                                                                                                     1) A propriedade de “captar vida na luz” que as plantas apresentam se deve à capacidade de utilizar a energia luminosa para a síntese de alimento. A organela (I), onde ocorre esse processo (II), contém um pigmento (III) capaz de captar a energia luminosa, que é posteriormente transformada em energia química. As indicações I, II e III referem-se, respectivamente a:
a) Mitocôndria, respiração, citocromo.
b) Cloroplasto, fotossíntese, citocromo.
c) Cloroplasto, respiração, clorofila.
d) Mitocôndria, fotossíntese, citocromo.
e) Cloroplasto, fotossíntese, clorofila.                                                                                                 2) A figura abaixo esquematiza as etapas que ocorrem durante todo o processo fotossintético.




Baseado nas características do processo, especialistas afirmam que a fotossíntese pode estar relacionada ao controle da temperatura da Terra. A afirmativa é correta visto que durante a fotossíntese:
a) as plantas absorvem o excesso de água atmosférica, o que ajuda na dissipação do calor vindo do Sol.
b) a clorofila absorve a maior parte da luz solar, ajudando a diminuir a temperatura global.
c) o excesso de O2 absorvido faz com que a planta aumente sua biomassa e propicie o aparecimento de mais áreas sombreadas, o que torna o clima global mais ameno.
d) a planta absorve CO2 da atmosfera e, como esse gás é um dos principais promotores do efeito estufa, isto ajudaria a conter o aumento da temperatura global.
e) a planta absorve CH4 em grande quantidade e, como este é um dos principais gases estufa, tal ação ajudaria a conter o aumento da temperatura global.
3) O esquema representa um cloroplasto. A propósito desse esquema são feitas três afirmações:



I. É nas lamelas que se processa a fase luminosa da fotossíntese.
II. É no estroma que se processa a síntese final da glicose.
III. A seta 1 indica gás carbônico e a seta 2, oxigênio.
Assinale:
a) se somente I for verdadeira
b) se somente I e II forem verdadeiras
c) se somente II e III forem verdadeiras
d) se somente I e III forem verdadeiras
e) se I, II e III forem verdadeiras

       

DISCIPLINA: Eletivas -  Endoparasitoses em vegetais
PROFESSORA: ANA PAULA



1) O parasitismo é uma relação ecológica:



a) Intraespecífica e harmônica.
b) Intraespecífica e desarmônica.
c) Intraespecífica e positiva.
d) Interespecífica e harmônica.
e) Interespecífica e desarmônica.



2) Todos os organismos citados a seguir são exemplos de endoparasitas, exceto:



a) Tênia.
b) Piolho.
c) Vírus da gripe.
d) Vírus da AIDS.
e) Lombriga.



3) Com relação aos parasitas e às doenças que causam, pode-se afirmar que:
I. A larva cercária do Schistosoma mansoni penetra no homem pela pele, causando-lhe a esquistossomose.
II. A teníase é a doença causada pela Taenia solium ou pela Taenia saginata.
III. A cisticercose é a doença causada pela larva da Taenia solium.
IV. A lombriga ou ascaridíase é a doença causada pelo Ascaris lumbricoides.
V. A opilação ou amarelão é a doença causada pelo Necator americanus ou pelo Ancylostoma duodenale.
VI. A filariose, que pode originar a elefantíase, é causada pela Wuchereria bancrofti.
Estão corretas:
a) todas.
b) apenas I, II, III, IV e V.
c) apenas I, II, IV, V e VI.
d) apenas II, III, IV e VI.
e) apenas I, III, V e VI.
4) Explique a forma de contágio de cada uma das doenças citadas nos exercícios acima:







DISCIPLINA: ELETIVA: HISTÓRIA DA ARTE
PROFESSOR: ALMIR JUNIOR

Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

ENVIAR ESSE DOCUMENTO PREENCHIDO E RESPONDIDO PARA;
almirtenorio@prof.educacao.sp.gov.br
Nesse momento, vivenciamos um período de muitas incertezas, por isso, vamos aproveitar esse momento, para refletir sobre as pandemias na História da arte.
LEIA A SEGUIR O ARTIGO SOBRE O PINTOR BRUEGEL, E SUA OBRA O TRIUNFO DA MORTE;

25/05/2019
A onipresença da morte se manifestou na Europa medieval de maneira mais explícita por meio de pragas, epidemias e guerras de motivação religiosa e política. Acreditava-se numa espécie de "castigo divino" para a humanidade. É nesse contexto que foi pintada, em óleo sobre madeira, aproximadamente em 1562, a imagem denominada “O Triunfo da Morte”. O artista Pieter Bruegel, o Velho, apresenta ali a importância de ter sido um pintor de miniaturas, pois coloca numerosas imagens em um único trabalho, com referências a livros bíblicos, como o Apocalipse e o Eclesiastes, livros bíblicos, além de chacinas, tradições populares, provérbios e aspectos cômicos e trágicos da vida cotidiana. Desenhista, gravador e pintor Bruegel, segundo alguns, alude às ações espanholas em Flandres para reprimir o protestantismo. A cena, que pode hoje ser vista no Museu do Prado, em Madri, Espanha mostra incêndios, suplícios e devastações, com a presença de exércitos de esqueletos e a figura da Morte ao centro, cavalgando e ceifando seres humanos. Ressalte-se que ricos e pobres são igualmente eliminados, desde o rei que abandona o seu tesouro aos amantes. A visão de mundo do artista mostra como a morte, ao final, triunfa sobre tudo e todos, inclusive sobre os opressores. Um sino, tocado por um esqueleto, toca um sino, anunciando justamente a sentença mortal sem distinção. Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.






AGORA OBSERVE PARTES AMPLIADAS DA OBRA;
A)



B)







C)





D)




ATIVIDADE

PERCEBEMOS AO ESTUDAR ESTA OBRA QUE NO CONTEXTO MEDIEVAL AS PESSOAS ATRIBUIAM GUERRAS, PANDEMIAS COMO A PESTE BUBONICA E MORTES HÁ UMA ESPÉCIE DE “CASTIGO DIVINO” PELOS PECADOS COMETIDOS PELA HUMANIDADE, E ISSO SE REFLETIU NA ARTE, BRUGEL FEZ ESTA OBRA COMO UMA CRÍTICA AS IDEIAS E PENSAMENTOS DAQUELE MOMENTO HISTÓRICO. PENSANDO SOBRE ISSO, RESPONDA;

1- HOJE VIVEMOS A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, DE QUE FORMA PODEMOS FAZER UMA RELAÇÃO COM O PENSAMENTO DA ÉPOCA MEDIEVAL COM O PENSAMENTO DISSEMINADO ATUALMENTE PELA POPULAÇÃO? 

2- ESCOLHA UM TRECHO DO QUADRO E FAÇA UMA COMPARAÇÃO COM A REALIDADE QUE ESTAMOS VIVENDO ATUALMENTE;

3- EXPLIQUE O TRECHO “C”, QUE IDEIA O AUTOR QUIS PASSAR;








DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA
PROFESSORA: Prof. Eliane

Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____



Aluno do Projeto de Vida, neste momento você tem a chance de refletir sobre como pode construir com passos seguros o caminho dos seus sonhos, justamente agora em que estamos realizando o distanciamento social, será um ótimo momento de reflexão.
Lembre-se que mesmo a distância nós estamos juntos nesta missão.
Neste momento de mudança, onde tudo parece incerto, não entre em pânico, procurem seguir os procedimentos de segurança para que este vírus atinja o menor número de pessoas possíveis.
Para os alunos que não possuem a dimensão do quanto é importante que todos façam a sua parte, procurem assistir filmes que os ajudem a compreender melhor o que é uma pandemia, e qual o papel dos profissionais neste momento. Lembrem-se, projeto de vida é uma perspectiva do que vocês almejam ser, reveja a importância de cada profissão neste momento, reflita sobre o papel de cada profissional que está lutando está guerra dentro dos hospitais, supermercados e as pessoas que estão garantindo o abastecimento de todo o país.
Trabalhem a empatia, sejam altruístas, coloquem-se no lugar do outros, reflitam em que profissão vocês poderiam melhorar como pessoas e qual seria a sua contribuição para o nosso país.

Atividades
 1 - Como solicitado na sala de aula, o diário neste momento é o local ideal para que vocês alunos escrevam o que estão sentindo com toda esta situação, quais as pessoas que são importantes para você, e quais as pessoas que estão trabalhando para construir o seu futuro;
2 - Reflitam também sobre o que vocês estão fazendo, se estão no caminho certo para chegar lá. Anotem no diário, fazendo uma observação e escrevam.

3 - No diário de Vivências, dividam a folha em duas partes de um lado anote suas principais qualidades e habilidades que você desenvolve quando deseja alcançar algum objetivo, e na outra parte escreva seus principais defeitos e o que falta de habilidade para alcançar.
Este exercício visa apresentar você a si mesmo, mostrando o que você precisa melhorar e o grau de consciência dos seus atos, lembre-se que no futuro suas decisões irão impactar na sua vida, na sua família e em todos a sua volta.
4 – Na apostila, as últimas folhas de projeto de vida possuem um questionário para ser respondido, primeiramente leiam com atenção a forma como vocês devem preencher e complete os quadros.

Páginas 149 até 156
149 Diálogos Socioemocionais
151 Foco
152 Respeito
153 Interesse artístico
154 Entusiasmo
155 Determinação

Realizem as atividades com calma, nas folhas indicadas acima preencham somente o campo 1 º bimestre e coloquem a data da próxima semana.
Espero que todos realizem as atividades, elas serão solicitadas em sala de aula, este é um momento para o crescimento de cada um de vocês.
 Bjs
Até breve
Deus nunca disse que a jornada seria fácil, mas Ele disse que a chegada valeria a pena.






DISCIPLINA: ELETIVA. 
PROFESSORA: Gilvânia

Nome: ____________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

O Coronavírus e o Colapso do Sistema de Segurança Pública                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
  O atual cenário do Brasil não está nada bom, o surgimento deste novo coronavírus  tem deixado as pessoas assustadas, o stress e eminente, pessoas que compram todo o estoque de álcool gel, deixam as prateleiras dos mercados vazias estocando  mantimentos em casa, venda de álcool gel falsificado, golpes de remédios que podem curar. As ocorrências diante desta situação cresce aumentando o  trabalho da polícia, e o crime organizado também.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
Objetivo:
Associar a importância da polícia no atual cenário brasileiro.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
Desenvolvimento:
Uma redação dissertativa argumentativa, contendo introdução, desenvolvimento, argumentos concretos e conclusão, no máximo 30 linhas manuscrito.






DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

Nome: ____________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Diversidade da população brasileira 
A população brasileira é extremamente miscigenada, ou seja, uma população muito misturada, por causa de muitas imigrações que aconteceram desde o  seu processo de colonização e acontecem até hoje. Mas existem três principais  matrizes étnicas para a formação do brasileiro, são elas: 
Matriz indígena: Os índios são os “verdadeiros” nativos das terras brasileiras. 
Hoje a situação deles está bem precária, passando por muitas dificuldades em 
garantir seus direitos.Vivem em terras demarcadas pelo Governo Federal, são 
as reservas indígenas, a maioria está localizada na região norte do Brasil, mas 
já ocuparam grande parte do território brasileiro. Com a colonização houve 
quase o extermínio da população indígena, estima-se que eram quase três 
milhões de índios e, pelo último censo 2010, cerca de 896 mil pessoas se 
declararam indígenas no Brasil, sendo que 517 mil moravam em Terras  Indígenas oficialmente reconhecidas. 
Matriz negra: A população negra, oriunda do continente africano, chegou ao 
Brasil na condição de escravos. Por causa de fatores históricos, contextos  sociais fizeram com que, assim como os índios, essa população, devido a  posições da sociedade, ficasse a margem, sofresse preconceito, discriminação. 
Cerca de quarenta milhões de escravos foram trazidos para o Brasil durante o  período colonial. 
Vale ressaltar aqui a luta das “minorias”, que são pessoas que não seguem o  padrão que é organizado e pensado, por um valor egocêntrico que é imposto  na nossa sociedade, por isso lutam por igualdade de direitos, para serem  tratados iguais perante a lei e não por que se acham melhores. 
Matriz branca: colonizadores e imigrantes vindos, principalmente, do continente europeu. Mas, apesar dos imigrantes, que vieram para trabalhar nas lavouras de café, terem passado por dificuldades, até fome, eles eram homens livres, esse fator aos olhos da sociedade fazia com que eles fossem tratados diferentes, com mais respeito e dignidade, do que eram tratados a população negra, mesmo depois da abolição. 
EXERCÍCIOS 
01- Quais são as principais matrizes étnicas do Brasil? 
02- Por que a população brasileira apresenta uma grande miscigenação? 
03- O que se entende por minorias no que tange a população? 
04- Como é possível perceber o preconceito racial no Brasil? 
05- Explique sobre as demarcações de terras indígenas? É necessário 
demarcar? Justifique 
06- Explique a afirmação: Não existe escravo e sim escravizado! 
07- Quais contribuições culturais adotamos dos índios? 
08- O que é aculturação? 
09- Quais problemas políticos e econômicos os índios sofrem por viverem  em terras demarcadas? 
10- Explique essa afirmação: O português é muito diferente dentro do  próprio Brasil. 
Meus caros! o trabalho desse bimestre será feito individual. Deverá ter  capa, conteúdo, conclusão e referências. 
Vocês vão pesquisar e escrever sobre o que é diversidade cultural  brasileira, depois escolher uma região específica (norte, nordeste,  sudeste, cetro-oeste e sul) e falar mais profundamente sobre o que tem  nessa região, em relação a cultura, diferente do restante do Brasil ?  explique de onde veio essas características culturais, por que e quando  surgiu, se é que veio de outro lugar. 
Na conclusão, escreva sobre o que entendeu de diversidade cultural  brasileira, de forma geral, e o que de diferente você encontrou na região  escolhida. 
(Abraços queridos :)






DISCIPLINA: INGLÊS



Estou enviando algumas orientações e links de exercícios para serem feitos.  Obrigado.


O trabalho bimestral continua o mesmo. A apresentação será feita no retorno das aulas. Obrigado. Cuidem-se tds! 🙌🏻❤

3 comentários: