6º ANO - 1º Bimestre




Atividades de Retomada das Aulas NÃO presenciais.

 Senhores Alunos e Responsáveis, como todos já sabem as aulas estão retornando de forma não presencial.

As aulas devem ser assistidas pela TV, 2.3 e pelo Centro de Mídias de São Paulo, acessando a plataforma online usando o RA e SENHA do aluno.

E os seus professores vão dar andamento a essas aulas com atividades. Que devem ser realizadas com muito empenho e devolvidas aos professores.

A devolução deverá ser por E-mail, por Google sala de aula, ou outros meios de comunicação que o Professor preferir e que por enquanto ainda não tem um meio único e que deve ser observado as orientações de cada professor.

Iniciaremos com as Atividades abaixo:

Clique no nome do seu Professor.







Educação física - Professor Sergio


                                                 WHATSAPP DE CONTATO PROFESSOR SÉRGIO 
                                         (SOMENTE PELAS MANHÃS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA)
                                                                              95698-0853


Educação Fisica - Prof. Sergio

Educação Fisica - Prof. Sergio

Educação Física - Professor Sergio

Educação Física - Professor Sérgio

Educação Física - Professor Sérgio






























































Estas Atividades sâo do Período de Recesso e Férias entre 23/03/20 à 20/04/20 que vocês já reealizaram .









DISCIPLINA: História
Professora: Rosa Rodrigues


Atividade: ·    DOCUMENTOS HISTÓRICOS, ESPAÇOS E FORMAS DE REGISTROS
Orientações:
1- Veja os vídeos

2- Leia os textos,     Livro didático e
   Sites selecionados pela Profª Rosa
3- Atividades: escrever as perguntas e respostas no caderno e responder no link. 

Para responder é preciso entrar no Google sala de aula 

pelo seu E-mail  e digitar o código da sala

oacm6p7


Realizar as atividades com muita calma após visualização dos vídeos, leituras de textos e slides . Sendo: primeiro faça as respostas em seu caderno e só poste nesse link, só clic em enviar quando estiver todas as QUESTÕES FEITAS NO CADERNO





DISCIPLINA: História

Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

1. Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”.
Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época. Pesquise e responda.
a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?
c) Qual a importância do calendário?
d) O que demora mais para passar: cinco minutos no recreio da escola ou cinco minutos na cadeira de um dentista? Por quê?
2. História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo

3. Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?
a) Diários, jornais e leis.
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.

4. Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

5. De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga

5. A qual século pertencem as datas abaixo?
a)1789:
b)1889:
c) 4000 a.C.:
d) 476:
e) 1500:
6. Tendo em vista que a teoria Evolucionista é a mais aceita para a explicação da origem dos seres humanos, em qual das opções abaixo se encontra o nome do principal cientista que a defendia?
a) Leonardo da Vinci
b) Albert Einstein
c)Galileu Galilei
d)Nicolau Copérnico
e) Charles Darwin

DISCIPLINA: Ciências

Nome: ______________________________________________ N° ___ SÉRIE _____




Pesquisa sobre:
Origem do Corona vírus.
Sintomas
Prevenção

Bibliografia


DISCIPLINA: Educação Física

Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


Esportes paralímpicos é um dos objetos de conhecimento do 1º bimestre dos 6º.s anos. A proposta é apenas a prática de uma ou mais modalidades, e reflexões decorrentes dela, conforme abaixo:
(EF06EF22*) vivenciar um ou mais esportes paralímpicos, respeitando as diferenças individuais e valorizando a importância dessa prática.
O que estou solicitando, trago para contextualizar e justificar a sua abordagem na escola, antes da prática, que neste bimestre foi o voleibol sentado.
Também é farto o material disponível na internet e sua realização é de baixa complexidade.
Processo histórico dos esportes paralímpicos.
Como surgiram, em que contexto.
Evolução: breve comparação entre os primeiros jogos paralímpicos e os mais recentes (onde foram, quantos atletas, quantas modalidades).
Os pictogramas abaixo são encontrados em:
1.    numere cada das uma das 23 imagens;
2.    pesquise e em seguida faça uma lista relacionando o número da imagem que você atribuiu ao esporte paralímpico que ela representa.
3.    Escolha 2 esportes presentes na lista e faça um breve relato sobre os esportes que você escolheu: número de jogadores (no caso de esportes coletivos), objetivo, como é jogado, e o que mais julgar importante.



DISCIPLINA: Inglês

Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


Habilidade: Construir repertório lexical relativo a temas familiares: FAMÍLIA

1. Escreva as palavras em inglês:

EU: ___________________                                 AVÔ: ___________________                  
MÃE: ___________________                               AVÓ: ­­­­___________________       
PAI: ___________________                                AVÓS: GRANDPARENTS
PAIS: PARENTS                                             TIO: ___________________        
IRMÃO: ___________________                           TIA: ___________________
IRMÃ: ___________________                             CACHORRO: ___________________
IRMÃOS: SIBLINGS                                       GATO: ­­­­___________________
FAMÍLIA: ___________________                        PÁSSARO: ___________________

2. Leia o texto abaixo. Complete-o com as palavras da caixa:


NAME                  BIG                        FAMILY                 SISTERS                BROTHER
Jack: Hey, Beth. Do you have a big or small __________?
Beth: I have a big family.
Jack: How many brothers and ___________ do you have?
Beth: I have one brother and two sisters. And you, how many brothers and sisters do you have?
Jack: I don’t have sisters. I have one ___________, one dog and two cats. I have a __________ family too.
Beth: Oh, I have pets too! I have a bird. Her _____________ is Tina.

3. Leia o texto a seguir:

I am Pedro. I want to introduce my family to you. Carlos is my father. Catarina is my mother. Carlos and Catarina are my parents. Sara is my sister and Bruno is my little brother. We have a cat, its name is Lili. My family is very happy.

Agora, escreva um texto em inglês sobre sua família. Você pode usar o texto de Pedro como um exemplo.

4. Observe como Vitoria apresenta a família dela:



Agora, faça sua própria “Family Tree” (em inglês), com desenhos, fotos ou colagem, representando sua família.


DISCIPLINA: INGLÊS

1.)  Olhe para as 3 figuras. Leia as 3 mensagens. De onde são os 3 estudantes?
_________________________________________________________________________

          

   
My name is Marta Sampaio and I’m 13. I am from Olinda, a city on the Brazilian coast. My preoccupation: extra water in the ocean. It is a problem for people near the coast.

          

       
          Hi, I’m Rick Porter. I’m 14 and I’m from Toronto, Canada. I love the sun. A hot climate is                          good, but not an extreme one.
           


           Hi, my name is Enrique Velasquez. I am 12 years old and I am in Managua, Nicaragua. In    my opinion, frequent and heavy rain is a big problem on our planet.
2.)  Leia os textos novamente, Encontre as palavras que se parecem em português.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.)  Relacione a pessoa com sua respectiva preocupação.
a.)  Marta                            (   ) extremely hot climate.
b.)  Enrique                         (   ) extra water in the ocean.
c.)  Rick                               (   ) frequente and heavy rain.

4.)  Observe este formulário. Quem é a pessoa? Complete usando o primeiro nome, sobrenome, país de origem e idade de acordo com um dos textos.

FORM

What is your first name?____________________________

What is your family name?__________________________

What is your address?        Av. Ponciliano Lombillo 36
   (street and number)

Where are you from?           Managua
     (town / city)

What is your zip code?   _

What is your country? ____________________________

What nationality are you?      Nicaraguan

How old are you? ________________________________

What is your telephone number? (505) 249-1234

What is your concern?        Frequent and heavy rain



5.)  Read this personal information form.

What is your name?      Helia

What is your family name?     Morgado

Where are you from?    Maputo
               (town / city)
What is your country?     Mozambique

How old are you?           12

What is your concern?      The reduction of food production.


Agora, complete o email no seu caderno. Use as informações do formulário.




Message

Hello, I am ___________, I am__________years old. I am from____________, in________________. My concern is about farms and planting. Sun, heat and UV radiation are reducing food__________________.


Writing task – Complete com suas informações pessoais em seu caderno. No último tópico, escreva sua mensagem. Você poderá fazer uso de dicionários ou google tradutor.
 MESSAGE

Hi. My name is_____________________________.
I’m from___________________________________.
I’m___________years old.
My concern is about_______________________________________
_______________________________________________________.


Miss you guys!! Stay home, keep healthy 😊





DISCIPLINA: ELETIVA: HISTÓRIA DA ARTE
PROFESSOR: ALMIR JUNIOR

Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

ENVIAR A ATIVDADE PREENCHIDA E RESPONDIDO PARA;
almirtenorio@prof.educacao.sp.gov.br

LEIA O TEXTO A SEGUIR;

ARTE RUPESTRE



A arte rupestre é considerada a expressão artística mais antiga da humanidade, as obras foram realizadas pelos homens primitivos em cavernas, grutas ou ao ar livre.  A pintura parece ter sido a realização mais antiga, para executá-las o homem utilizou a matéria prima retirada da natureza, os traços podem ser feitos com os dedos ou com a ajuda de utensílios.  Para colorir os desenhos o homem utilizou o carvão (preta), o óxido de ferro (vermelha e amarela) e cera de abelha. Usou também outras substâncias líquidas como a água, clara de ovo, sangue, entre outras.  Os temas mais comuns na arte rupestre são as formas humanas e de animais, também se fazem presentes figuras fantásticas, objetos e cenas, domésticas ou de trabalho.  A falta de registros sobre a forma de sociedade daqueles que produziram a arte rupestre, a ambiguidade dos símbolos e as dificuldades em separar o universo profano do religioso, são um enigma para os pesquisadores, o que dificulta a sua interpretação, mesmo assim alguns estudiosos se arriscam a emitir um parecer. Asseguram que a arte rupestre, “afirma uma presença”, indicando uma forma de dizer “estive” ou “estivemos aqui”, por meio da representação de mãos, pés e figuras, na medida em que representa visualmente narrativa, eventos, cenas e mitos.

Arte rupestre com cola e giz de cera 
Material: Papelão ou folha de sulfite, Cola branca e Giz de cera.
Modo de fazer:
a) Faça um desenho sobre o papelão ou folha de sulfite inspirado nos desenhos da arte rupestre.
b) Contorne todo o desenho com a Cola Branca (camada grossa). Espere secar.
c) Escolha uma cor que mais lhe agrade no Giz de cera e, com ele deitado, passe vigorosamente sobre a cartolina.
Os desenhos feitos com a cola branca aparecerão realçados.




ENVIAR UMA FOTO DA ATIVIDADE PRONTA COM NOME NÚMERO E SÉRIE PARA O E-MAIL ACIMA.




DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSOR: ALMIR JUNIOR


Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

ENVIAR ESSE DOCUMENTO PREENCHIDO E RESPONDIDO PARA;
almirtenorio@prof.educacao.sp.gov.br
Nesse momento, vivenciamos um período de muitas incertezas e informações incorretas que podem gerar o agravamento da pandemia do Coronavírus - COVID 19, por isso, vamos aproveitar esse momento, para refletir sobre fake news e como ajudar a propagar notícias verdadeiras com base em fundamento científico.
É sempre necessário verificar a veracidade das informações recebidas, e o que fazer quando receber uma fake News? É importante que saibam que não devemos repassar informações incorretas e ou que não tenhamos certeza da veracidade. Isso porque as informações incorretas atrapalham no acesso às informações que são reais e que precisam chegar com urgência a população.

5 fake news sobre coronavírus que estão circulando pelo mundo
A desinformação circula com força total no momento em que a epidemia do novo coronavírus assusta o mundo. Veja alguns boatos em diferentes países
Por Da Redação
access_time12 mar 2020, 19h53 - Publicado em 12 mar 2020, 16h44 

São Paulo – A pandemia do novo coronavírus está assustando o mundo. Nesta quinta-feira, 12, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o número de casos passou de 124 mil e que a doença já foi detectada em ao menos 118 países e territórios. Naturalmente, a magnitude desse episódio está sendo acompanhada de muita desinformação. Veja abaixo alguns casos de informações falsas que estão circulando sobre o tema.
– Índia
Na Índia, uma política do partido governista Bharatiya Janata (o mesmo do primeiro—ministro Narendra Modi) disse à imprensa que as pessoas poderiam usar urina e estrume de vaca para curar o novo coronavírus. Vale lembrar que a vaca é considerada sagrada no país e que o uso da urina deste animal em situações terapêuticas é comum. Nesta sexta-feira, 12, informou a agência Reuters, um grupo religioso irá até realizar uma festa para o consumo do líquido, apesar dos alertas de profissionais da saúde quanto a sua eficácia contra o novo coronavírus e os riscos que a ingestão pode trazer.
– Irã
No Irã, um dos países mais fechados do mundo e onde o consumo de bebidas alcóolicas é proibido, circulou o boato de que a ingestão de álcool poderia combater o vírus. Como resultado, 40 pessoas morreram por complicações decorrentes da ingestão de álcool puro do tipo usado na limpeza ou bebidas contrabandeadas.
– Itália
A Itália é um dos países mais afetados pela epidemia do novo coronavírus. Hoje, é o segundo maior em número de casos confirmados, atrás apenas da China. Não à toa, o país inteiro está em quarentena. Por lá, a desinformação também anda em alta. Um dos boatos mais populares diz respeito à uma vacina, que teria sido desenvolvida na Austrália, e que poderia ser usada no combate ao vírus.
Ainda de acordo com a história, a mesma só poderia ser encontrada na Suíça. Essa mentira circulou especialmente em Veneza, em um folheto distribuído nas ruas da cidade. Nele, havia um endereço de e-mail e instruções para o depósito de 50 euros para a aquisição da vacina. A história é boa e, evidentemente, trouxe esperanças para muitas pessoas, mas é falsa.
– Brasil
No Brasil, a desinformação também está circulando com força total. Um dos boatos fala sobre uma espécie de teste caseiro, que revelaria se a pessoa foi contaminada pela doença: respirar fundo, prender a respiração por mais de 10 segundos. Se conseguir fazer isso sem tossir, você não está infectado. A questão é séria e fez com que o Ministério da Saúde montasse uma página dedicada ao monitoramento dessas histórias e a checagem dos fatos.

Após a leitura, PENSE, você conhece algumas notícias que estejam circulando e induzindo a população ao erro?

Agora escreva ao menos 5 situações no quadro,
Por que acreditam em todas as notícias que recebem?
Por que disseminam as informações sem checar a veracidade?

Por que acreditam em todas as notícias que recebem?
Por que disseminam as informações sem checar a veracidade?


















DISCIPLINA: ELETIVA - CINEMA
PROFESSOR: ELIANE

Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

 Atividades
Para continuarmos com o projeto, primeiramente devemos conhecer os gêneros para uma produção cinematográfica, solicito aos alunos que escolham pelo menos três deles e no caderno de eletivas escrevam o que descobriram.

Gêneros Cinematográficos:
v  Ação
v  Dança
v  Drama
v  Musical
v  Romance
v  Seriado
v  Terror
v  Cinema Mudo

Logo após a pesquisa, anote em seu caderno qual gênero cinematográfico você mais se identifica e por que?

Agora que você já conhece os gêneros, pesquise algum tema que esteja relacionado com o que está acontecendo no país atualmente e escreva de forma resumida uma história que poderá virar um filme, lembrando que devemos pensar em algo possível de realizar, não vale relacionar o nosso filme a uma super produção de Hollywood.
Próximo passo será criar um roteiro, abaixo vão algumas dicas para tornar isso possível:

Escrevendo o roteiro
v  Resuma a história. ...
v  Escreva sua história em três atos. ...
v  Adicione sequências. ...
v  Comece escrevendo cenas. ...
v  Comece a escrever o diálogo. ...
v  Peça ajuda da sua família.
v  Revise seu trabalho quantas vezes for preciso

Acima temos um modelo para conseguir escrever um roteiro, não é uma tarefa fácil, porém vocês possuem criatividade, inteligência e a internet para ajudar. Pesquise sites que possam ajudar na construção do roteiro, vou indicar alguns, fiquem à vontade para pesquisar, somente se preocupem em fazer uma navegação segura.


Como escrever um roteiro | Tertulia Narrativa


Existem youtubers que realizam a explicação via vídeo, procure um que você consiga compreender e construa a sua história.


Atividades serão solicitadas em sala de aula, solicito aos alunos que escrevam seus roteiros e enviem para o meu Email  liliprofessora71@gmail.com, descrevendo no título do Email nome e série.

Posteriormente, assim que possível, realizaremos a escolha da melhor história de cada turma.
 Lembre-se, nas eletivas os alunos são os protagonistas, agora é mão na massa e boa sorte pra todos.



32 comentários:

  1. Se não fazer fica sem nota

    ResponderExcluir
  2. minha professora de historia não é a Rosa Rodrigues mais sim a professora Jéssica que me da aula no 6°E, e a minha eletiva não está publicada então eu vou ter que fazer essa?

    ResponderExcluir
  3. o meu professor de tecnologia e inovação não é esse mais eu preciso fazer?

    ResponderExcluir
  4. acho que nao por que quando voltar voce nao vai ate outra sala para mostrar uma licao para um professor que nao te da aula

    ResponderExcluir
  5. joao acabei de falar com a prof laura e ela disse que nao pode responder por outros professores

    ResponderExcluir
  6. oi pra quem é aluno da prof Laura de Inglês faz a lição de inglês numa folha e depois entrega pra ela

    ResponderExcluir
  7. Já tem lição dos professores do 6° ano A
    Falta organização!

    ResponderExcluir
  8. se algum prof. le essa responde nossas perguntas,e para fezer as licao de que nao nossos prof.

    ResponderExcluir
  9. E pra fazer todas as lições que estão acima?
    Por exemplo minha professora de história nn e a Rosa Rodrigues é a Jessica como faço
    Estou muito confusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao vc so precsisa fazer as atividades dos seus professores

      Excluir
  10. A lição de inglês ta muito legalllllll

    ResponderExcluir
  11. Ramon domingo da Silva Santos muito boa lição ingles

    ResponderExcluir
  12. Eu só não copiei o da Rosa e da Eletiva de Cinema,ok? =)

    ResponderExcluir
  13. prof a lição de codigo morsa e pra fazer???????????????

    ResponderExcluir
  14. gente a de ingles ta muito top!!

    ResponderExcluir
  15. É para copiar esse texto ou é só para fazer as perguntas e responder no caderno?

    ResponderExcluir
  16. Não vou fazer a de Educação Física prq não entendi,ookk?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem que entra no link,e lá vai ter as imagens certo?aí vc vai numerar cada uma(1,2,3) na sequência,aí vc vai pesquisar oq são os esportes delas de acordo com a imagem que vc viu

      Excluir
  17. Não tem o código da sala 6°A para entra no Google sala de aula,só tem para o 6° H e G (de história para a prof Rosa) Oq eu faço?eu espero ter um código meu?

    ResponderExcluir
  18. Alguém sabe quando o governo vai liberar o app das lições novas pra celular mais antigo?

    ResponderExcluir