3 º MÉDIO - 1º Bimestre



Atividades de Retomada das Aulas NÃO presenciais.

 Senhores Alunos e Responsáveis, como todos já sabem as aulas estão retornando de forma não presencial.

As aulas devem ser assistidas pela TV, 2.3 e pelo Centro de Mídias de São Paulo, acessando a plataforma online usando o RA e SENHA do aluno.

E os seus professores vão dar andamento a essas aulas com atividades. Que devem ser realizadas com muito empenho e devolvidas aos professores.

A devolução deverá ser por E-mail, por Google sala de aula, ou outros meios de comunicação que o Professor preferir e que por enquanto ainda não tem um meio único e que deve ser observado as orientações de cada professor.

Iniciaremos com as Atividades abaixo:



Clique no Nome do seu Professor para ver a Atividade:







👇
👇











































Entregar a Atividade no E-mail :






































Estas  Atividades são do Período de Recesso e Férias do período entre 23/03/20 à 20/04/20 que você já deve ter feito e que deve ser entregadas a seu professor .







E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA
DISCIPLINA: Matemática

Nome: _________________________________________ N° ___ SÉRIE ___

Geometria  Analítica 


As Atividades devem ser realizadas usando um caderno para copiar as questões e fazer os cálculos. Faça todas as operações necessárias. Você vai me devolver apenas quando estiver concluído todos os exercícios. Clicando em enviar ( só recebei se você tiver no Gmail, ok)

Para responder as Atividades de é preciso entrar no Google sala de aula e digitar o código da classe  s2g3nil 

CLIQUE AQUI PARA VER A ATIVIDADE






E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA
DISCIPLINA: História


Nome: ________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Pesquisa sobre Primeira Guerra Mundial





E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA
DISCIPLINA: FILOSOFIA
Nome: ____________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Atividade Interdisciplinar de Filosofia.
A NOVA AGENDA HUMANA
No despertar do terceiro milênio, a humanidade acorda, distende os membros esfrega os olhos. Restos de algum pesadelo horrível ainda atravessam sua mente. “Havia algo como arame farpado, e nuvens enormes em forma de cogumelo. Ah, bem, foi apenas um sonho ruim.” A humanidade vai até o banheiro, lava o rosto, examina as rugas diante do espelho, prepara uma xícara de café e abre o jornal. “ O que será que nos espera hoje?”. 
Durante milhares de anos a resposta a essa questão não se alterou. Os mesmos três problemas preocupavam as pessoas da China no século XX, da Índia medieval e do antigo Egito. Fome, peste e guerra sempre estiveram entre as principais dificuldades enfrentadas. Geração após geração os humanos rezaram para todos os anjos, deuses e santos e inventaram um sem-número de ferramentas, instituições e sistemas sociais – mas seguem morrendo aos milhões de inanição, epidemias e violência. Muitos Pensadores e profetas concluíram que a fome, a peste e a guerra deviam fazer parte do plano cósmico de Deus ou de nossa natureza imperfeita, e nada a não ser o fim dos tempos nos livraria delas.
Mas no alvorecer do terceiro milênio a humanidade chegou a uma incrível constatação. A maior parte das pessoas raramente pensa sobre isso, porém nas últimas poucas décadas demos um jeito de controlar a fome , as pestes e a guerra. É evidente que esses problemas não foram completamente resolvidos no entanto foram transformados de forças incompreensíveis e incontroláveis da natureza em desafios que podem ser enfrentados. Não precisamos rezar para nenhum deus ou santo para que nos salvem deles. Sabemos bem o que precisa ser feito para evitar a fome , as pestes e a guerra – geralmente somos bem-sucedidos ao fazê-los.
É verdade que ainda se verificam fracassos dignos de nota; mas, quando deparamos com eles, não mais damos de ombros e dizemos “ Bem, é assim que as coisas funcionam em nosso mundo imperfeito” ou “ Que seja feita a vontade de Deus”. Sim , quando a fome, as pestes  ou a guerra saem do nosso controle, costumamos a achar que alguém deve ter se equivocado, estabelecemos uma comissão de inquérito e prometemos que na próxima vez faremos melhor. E isso efetivamente funciona. Essas calamidades de fato acontecem cada vez com menos frequência. Pela primeira vez na história, hoje morrem mais pessoas que comeram demais do que de menos; mais pessoas morrem de velhice do que de doenças infecciosas; e mais pessoas cometem suicídio do que todas as que somadas , são mortas por soldados, terroristas e criminosos. No início do séc XXI, o ser humano médio tem muito mais probabilidade de morrer empanturrado no McDonald`s do que de seca, Ebola, ou num ataque da Al-Qaeda...Se realmente a fome, a peste e a guerra estão sob controle, o que irá substituí-las como prioridade na agenda humana?”
HARARI, Yurval Noah. HomoDeus: Uma Breve história do amanhã. Ed companhia das letras:2018.

A partir do texto, reflita e elabore um comentário de no mínimo 10 linhas sobre a COVID19 no mundo e no Brasil.  
   



E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA
DISCIPLINA: Biologia

Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Exercícios sobre Níveis de organização dos reinos
                                                                                                                                                  
1) Em uma região do Cerrado, foram observados quatro grupos de indivíduos de espécies diferentes. Esses quatro grupos constituem quantas comunidades?
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
2) Observe as alternativas abaixo e marque aquela que apresenta a ordem correta dos níveis de organização em Ecologia, do grupo mais restrito para o mais amplo:
a) população → ecossistema → biosfera → comunidade.
b) população → comunidade → ecossistema → biosfera.
c) comunidade → população → ecossistema → biosfera.
d) comunidade → ecossistema → biosfera → população.
e) biosfera → ecossistema → comunidade → população.                                                                     3) Ao conjunto de várias populações de uma determinada área, em um determinado período de tempo, dá-se o nome de:
a) Espécie.
b) Comunidade.
c) Ecossistema.
d) Biosfera.
e) Biótopo.                                                                                                                                                                                     
4) Relativo à ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem, é correto afirmar que:
01. A biosfera pode ser definida como o conjunto dos ecossistemas do nosso planeta.
02. Nicho ecológico pode ser definido como o habitat de uma espécie.
04. A instalação de líquens nas rochas nuas de um ambiente sem vida é um exemplo de comunidade clímax.
08. O desenvolvimento de uma comunidade em uma área anteriormente ocupada por outras comunidades bem estabelecidas é denominado sucessão ecológica secundária.
16. A densidade de uma população é afetada somente pelas taxas de natalidade e mortalidade.
32. A produtividade secundária de um ecossistema é a quantidade de matéria orgânica incorporada pelos consumidores.
                                                                                                                                                              5) Ecólogos, ao estudarem populações de plantas, encontram organismos aderentes em diferentes condições ambientais. Como decidir se esses organismos pertencem a uma só população ou a mais de uma?
a) Verificando a possibilidade de intercâmbio de informações genéticas entre os indivíduos.
b) Verificando os fatores dependentes e independentes da densidade populacional.
c) Verificando o tamanho dos organismos, considerando a biomassa, a altura, a morfologia e a condição fisiológica.
d) Verificando as condições de sobrevivência, rendimento reprodutivo e crescimento dos organismos.
e) Estimando as taxas vitais das plantas e, através destas taxas, separando os organismos.


      
E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

ENVIAR ESSE DOCUMENTO PREENCHIDO E RESPONDIDO PARA;
almirtenorio@prof.educacao.sp.gov.br

Nesse momento, vivenciamos um período de muitas incertezas que podem gerar o agravamento da pandemia do Coronavírus - COVID 19, por isso, vamos aproveitar esse momento, para refletir sobre os direitos e os deveres do cidadão: 
Existem protocolos criados pela organização mundial da saúde que devem ser respeitados para um combate eficaz da pandemia mundial do coronavírus, dentre eles está evitar aglomerações, que fez com que autoridades competentes colocassem a população em quarentena, nessa situação todos nós temos responsabilidades e direitos, dentro desta perspectiva; 

1- ESCREVA UM TEXTO ARGUMENTATIVO CONTENDO;

- DEVERES DO CIDADÃO DURANTE O PERÍODO DE QUARENTENA
- DIREITOS DO CIDADÃO DURENTE O PERÍODO DE QUARENTENA
- RESPONSABILIDADE DAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS PARA EVITAR A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS.
- RESPONSABILIDADE DAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS DE MANTER OS EMPREGOS COM SUBSÍDIOS SALARIAISL E CORTE DE IMPOSTOS AS EMPRESAS, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA DE AUTONOMOS E DESEMPREGADOS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA E EMPREGO.
- SITUAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL.

MÍNIMO 20, MÁXIMO 30 LINHAS.


































E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA
DISCIPLINA: Biologia

Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Atividades sobre Filogenia
                                                                                           
                                                                                                                                                   
1) Marque com (V) para verdadeiro ou (F) para falso:                                                                        
a) (  ) A Filogenia considera relações de ancestralidade comum entre grupos.                                        b) (  ) Árvores filogenéticas são diagramas que representam relações de ancestralidade e descendências.                                                                                                                                      
c) (  )  A Classe Reptilia é monofilética.                                                                                                 d) (  ) Nas árvores filogenéticas, as bifurcações representam o surgimento de uma nova espécie (ou grupo).                                                                                                                                                        e) (  ) Lineu foi uma figura notória no que se diz respeito à adoção das filogenias para o estudo das espécies.                                                                                                                                                    
                                                                                                                                                              
2) Analise os cladogramas abaixo que ilustram dois sistemas de classificação: sistema A, no qual os seres vivos são classificados em dois reinos, e sistema B, no qual os seres vivos são classificados em cinco reinos.


A análise dos cladogramas A e B permite concluir que,
A) pelo sistema A, as diatomáceas e as amebas são classificadas no reino Plantae e, pelo sistema B, no reino Monera. 
B) por ambos os sistemas, os musgos são ancestrais das clorofíceas e das rodofíceas. 
C) por ambos os sistemas, as estrelas-do-mar são ancestrais das tênias e das aranhas. 
D) pelo sistema A, as leveduras, o fermento biológico, são classificadas no reino Plantae e, pelo sistema B, no reino Fungi. 
E) por ambos os sistemas, os peixes e as planárias são ancestrais de águas-vivas e de corais. 
Marque a alternativa incorreta:
A) A cladística é um método filogenético, e não o contrário.
B) A cladística busca reunir, em um mesmo grupo, grupos de organismo que possuem história evolutiva em comum.
C) Organismos com história evolutiva em comum apresentam apomorfias, ou seja: características derivadas, ausentes no ancestral de ambas.
D) Plesiomorfias podem ser consideradas novidades evolutivas.
E) Plesiomorfias dizem respeito a características primitivas, encontradas no ancestral e nas espécies atuais
3) A classificação dos seres vivos baseia-se em princípios evolutivos, sendo que os grupos de organismos que descendem de um ancestral comum exclusivo são chamados de grupos naturais. As relações entre os grupos de seres vivos podem ser representadas através de diagramas denominados cladogramas (clado = ramo). O cladograma abaixo resume os principais passos da evolução das plantas, considerando-se o conhecimento atual.


                                                                                         
Com base na análise do cladograma considere as afirmativas abaixo:
I. O caráter representado pela letra B corresponde à semente e pela letra C a flores e frutos.
II. Nos grupos abaixo do caráter representado pela letra C não ocorrem sementes. 
III. Todos os grupos acima do caráter representado pela letra A, apresentam vasos condutores de seiva.
IV. O caráter representado pela letra C aparece exclusivamente em Angiospermas.
V. Nos grupos abaixo do caráter representado pela letra B, a reprodução ocorre independente da água. 
Estão corretas as alternativas:
A) I, III e IV.
B) I II, III e V.
C) I, II e III.
D) II, III, IV e V.
E) Nenhuma das alternativas anteriores.
 
4)  Apomorfias são, portanto, as novidades evolutivas que aparecem exclusivamente nos organismos de um grupo, definindo-o como tal.
Amabis & Martho. Biologia dos Organismos. Página 18.
I. Pelos
II. Mamas
III. Presença de crânio
IV. Glândulas mamárias
V. Anexos embrionários
Dos caracteres listados, podemos dizer que:
A) Nenhum representa apomorfia de mamíferos.
B) I, II e III são apomorfias de mamíferos.
C) I, II e IV são apomorfias de mamíferos.
D) I e IV são apomorfias de mamíferos.
E) Todas são apomorfias de mamíferos.



Prof.a Edna Costa

Atividade de geografia para o 3° ano G

1° bimestre

Pesquisar em fontes diversas e confiáveis:
A Organização das Nações Unidas – ONU
A parte histórica da ONU:
Quando surgiu, local, data, países membros, objetivos de sua fundação, etc.
A estrutura da ONU como:
Os principais documentos que a compõe;
As principais agências especializadas da ONU;
Os principais órgãos que compões a ONU e suas funções;

Após a pesquisa responda as questões propostas para reflexão, compreensão e sistematização do conteúdo pesquisado:
1-      Qual é a importância da ONU?
2-Como é a atuação da ONU no cenário mundial?
3-Qual é a função dos órgãos que integram a ONU?
4- Quais ações realizadas pela ONU para fomentar a paz mundial?
5-Quais agências da ONU atuam no Brasil?
6- Com o atual cenário mundial enfrentando a pandemia de corona vírus a ONU vem atuando em várias frentes no mundo todo. Cite quatro ações realizadas ou em andamento da ONU, em relação à mobilização, orientação e ajuda financeira aos países.
7- Sabendo que nem todos os países podem votar nas decisões tomadas pela ONU, cite quais são os países que tem direito a votar e quais são observadores como o Brasil.
8- Agora que você aprendeu que a Organização das Nações Unidas é uma organização intergovernamental composta por quase todos os países do mundo  e que foi criada para promover a paz e a cooperação internacional, agora dê a sua opinião sobre a importância de aprender  este assunto.
Ampliando seus conhecimentos referentes ao conteúdo de geografia.

9 – Observe o mapa abaixo e leia as informações a seguir.










A regionalização é a divisão de um grande espaço, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. A regionalização socioeconômica do espaço mundial é, pois, uma forma de realizar uma divisão entre os diferentes países com base no nível de desenvolvimento econômico (capitalismo contemporâneo).
Essa regionalização classifica os países em dois grupos: de um lado, os países do norte desenvolvido, de outro, os países do sul subdesenvolvido. Por isso, muitos chamam essa divisão de regionalização norte sul.
Agora responda:
a-      O Brasil faz parte do grupo dos países do norte desenvolvido ou do sul subdesenvolvido?

b-     Justifique os motivos que levam o Brasil a fazer parte deste grupo de países.





   

9 comentários:

  1. A maioria dos professores não informaram como é para entregar...Gostaria de saber se é para enviar pelo email ou é para fazer no caderno

    ResponderExcluir
  2. Pode enviar no email: profgeografiaedna@gmail.com
    Se tiver o contato de algum colega de classe por gentileza passe o email.

    ResponderExcluir
  3. Qual o email da professora Cleide?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, o código do professor Wanderley de Química 3?B , consta que eu não tenho permissão de acessso. (outros alunos amigos meu, estâo com o mesmo problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O acesso a sala do professor Wanderley é pelo CMSP.

      1- Ao abrir o Aplicativo aperto no bontâo "outros".
      2- o login é feito com o seu email fornecido no seu perfil da secretaria digital.
      3- a senha é a sua senha de acesso a secretaria
      4- assim quando logar, aperte no Mais na parte de cima da tela, insira o codigo da sala.

      Obs. Caso fale que a senha esta incorreta faça uma nova senha no acesso da secretaria.

      Esses são os passos, espero ter ajudado.

      Excluir
  5. Gostaria de saber o email da professora de biologia lidiane

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber o email da professor de filosofia osvaldo

    ResponderExcluir
  7. Sou a Sara do periodo noturdo do 3°Ano queria saber se os professores Osvaldo e a professora Liliane de Biologia tem E-Mail ou se é para entregar as atividades ao retornar as aulas??

    ResponderExcluir