8º ANO - 1º Bimestre



Atividades de Retomada das Aulas NÃO presenciais.

 Senhores Alunos e Responsáveis, como todos já sabem as aulas estão retornando de forma não presencial.

As aulas devem ser assistidas pela TV, 2.3 e pelo Centro de Mídias de São Paulo, acessando a plataforma online usando o RA e SENHA do aluno.

E os seus professores vão dar andamento a essas aulas com atividades. Que devem ser realizadas com muito empenho e devolvidas aos professores.

A devolução deverá ser por E-mail, por Google sala de aula, ou outros meios de comunicação que o Professor preferir e que por enquanto ainda não tem um meio único e que deve ser observado as orientações de cada professor.

Iniciaremos com as Atividades abaixo:



Clique no nome do Professor para ver a Atividade:

































👇
Para enviarem as atividades para a professora de matemática no email prof.odineia@gmail.com























































































Estas Atividades foram do período de Recesso e Férias e que vocês já realizaram, verifique junto ao professor se deve ser entregue.






DISCIPLINA: Português


Nome: ________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Atividade de Enriquecimento de Língua Portuguesa - Leitura

Leia o depoimento abaixo de uma leitora sobre o livro “O Diário de Anne Frank”

“Alguns dias depois do início da quarentena, lembrei-me vivamente de Anne Frank e sua família. Eles (pai, mãe e 2 filhas) e outros 4 judeus passaram 2 anos escondidos em um sótão na cidade de Amsterdã...
A garota, que tinha acabado de completar 13 anos quando passou a viver no anexo secreto, revela suas descobertas adolescentes, o dia a dia tenso e monótono do sótão, os medos, as dores, as dificuldades de relacionamento e a ansiedade sempre presente de que tudo terminasse logo.
Quem de nós (mesmo entre aqueles que não estão confinados) passa incólume a sensações parecidas? Quem nunca se perguntou “quando isso vai acabar”? Quem não sente uma pontinha de tristeza ao se deparar com ruas vazias e escolas silenciosas? Quem não sentiu um certo desamparo ao pensar na morte à espreita?
Desejo muito e acredito que nosso isolamento social logo terminará e não ouso compará-lo ao dos Frank, infinitamente mais difícil e doloroso; contudo, o diário daquela jovem menina - que viveu tão pouco, mas se imortalizou por seus escritos - pode muito nos ensinar. Se alguém tem dúvidas sobre a capacidade de adaptação do ser humano, leia O Diário de Anne Frank e esteja consciente de que nem toda história da vida real tem um final feliz.”


Proposta: leia o livro na versão em quadrinhos “O Diário de Anne Frank” disponível no link 

https://drive.google.com/file/d/1lrJiqKQg9jZU1Ju7TwgNiwUU8oib03BP/view?fbclid=IwAR1MRH9kTkfVjRUl6d0DBPrsG68SuJQHl3vz2t4mNJc7G1-aZradWn_IgLw


Sabemos que o final para os Frank e os que estavam escondidos junto com eles, infelizmente, não foi feliz. Porém o tempo que ficaram confinados no anexo secreto trouxe aprendizados para todos os que estavam ali e essa história tem muito a nos ensinar, como, por exemplo, a adaptação frente a dificuldades das mais diversas. 

Agora é a sua vez: Que lições você poderá tirar desse momento que está vivendo? O que pretende mudar em relação a seus hábitos tanto em casa como na escola? Em seu caderno relate (30 linhas no mínimo e 45 linhas no máximo) como você vê a quarentena e sua importância para a garantia de preservação da saúde e até mesmo da vida.






DISCIPLINA: História



Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


Pesquisar e resumir sobre temas:

·         O impacto do Iluminismo na Economia 

·         Revoluções na Inglaterra Século XVI

·         Revolução Gloriosa 1688

·         Revolução Industrial 









DISCIPLINA: Português


Nome: ________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Etapa 1

Entrevista

O aluno deverá entrevistar alguém do seu convívio, alguém que mora na mesma casa que ele. Segue abaixo as perguntas que deverão ser respondidas nessa entrevista.

Nome:

Idade:

Profissão:

Estado civil:

Grau de parentesco com o entrevistador (o aluno):

1. Como você vê a situação do Coronavírus no mundo?

2. Acha que está tendo um exagero ou uma certa histeria quanto ao Coronavírus?

3. Acredita que os governantes brasileiros estão fazendo o correto quanto ao problema com esse vírus?

4. O que você pensa sobre o isolamento social? É realmente necessário? Por quê?

5. O que mais poderia ser feito que não está sendo para evitar que esse vírus se alastre  pelo Brasil?

6. Como está o seu bairro (comércio, pessoas, etc) diante do atual cenário?

7. O que você tem feito para evitar o contágio tanto para você quanto para as demais pessoas?

8. Há algo que você está  fazendo e não deveria... neste momento de epidemia?

9. Está confiante ou pessimista diante do quadro atual dessa epidemia?

Obs. As respostas deverão ser apresentadas juntamente com cada pergunta. Não envie  somente as respostas.

Etapa 2

Faça uma redação falando sobre a epidemia Coronavírus (Covid 19)...sua origem, seus sintomas, formas de contágio, maneira de se evitar, países mais afetados.

Obs. Não esqueça de que seu texto deverá ter um título (use a criatividade).
A pesquisa e o texto poderão ser enviados para o email "amcidaprofe@gmail.com"





DISCIPLINA: Matemática


Nome: _______________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


        Fazer uma pesquisa sobre a pandemia corona vírus.    
                                                  
           Na pesquisa deverá constar: 

  • a origem do vírus, 
  • como acontece a transmissão, 
  • os sintomas,
  • como se prevenir,
  • a duração do vírus no organismo,
  • quais pessoas são de risco, 
  • a importância do isolamento social 
  • gráfico de crescimento exponencial dos casos de pandemia.                                           


DISCIPLINA: Inglês


Nome: _______________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Habilidade: Compreensão de textos multimodais, de cunho informativo/jornalístico.

1. Water is distributed through different sources. Match each image with its definition.

A
 B
 C
 D
 E
 F


(   ) An area of low-lying uncultivated ground where water collects; a bog or marsh.
(   ) Frozen water, a brittle transparent crystalline solid.
(   ) A very large expanse of sea.
(   ) Water held underground in the soil or in pores and crevices in rock.
(   ) A large body of water surrounded by land.
(   ) A large natural stream of water flowing in a channel to the sea or a lake.

2. Now, write 4 sentences about the sources of water. Follow the example:
The ice is a source of water.

a.
b.
c.
d.

Habilidade: Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

3. Read the infographic and make a list of cognate words:
(palavras cognatas são aquelas que têm o mesmo significado e uma escrita semelhante em dois idiomas)


List:



4. Now, complete the chart with words, from the infographic, written with suffixes.

Root words
Suffixes
Direct
- ly











Caixa de Texto: river - lake - oceans - aquifers - ground water - salt water - fresh water – river

5. Complete the definitions of different types of water and sources with the words in the box.



a- A __________is a watercourse, usually fresh water, that flows by gravity toward an ocean, a lake, a
sea, or another ______________.

b- ___________are large amounts of salt water that covers almost three quarters of the Earth’s surface,
is divided by continents and large archipelagos.

c- A _______________is a natural depression on Earth’s surface that permanently contains a variable
amount of water.

d- In geology is considered _________________all that water that occupies all the empty spaces of a
geological formation, the so-called____________. Ground water is formed by surplus rainwater.

e- ____________ around the world has a salinity close to 3,5%, which means that for every liter of
seawater there are 35 grams of dissolved salts, most of which are sodium chloride. Seawater has no
uniform salinity around the globe.

f- Water is an abundant renewable natural resource that occupies approximately 70% of our planet’s
surface. However, 97% of this water is salty and therefore unfit for consumption. Less than 3% of the
planet’s_______________, of which 2.5% is trapped in glaciers. Of the remaining 0.5% of water in the

world, most are trapped in ground water aquifers, making human access difficult.



DISCIPLINA: Matemática


Nome: ________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


Título Potenciação
1.                 Pesquisar a História da potenciação
2.                 Pesquisar as propriedades da potência
3.                 Usando a evolução do coronavírus no Brasil desenvolva cálculos usando a potência.
4.                 Exemplo 2³=8 significa que a cada duas pessoas com o vírus contaminam oito pessoas.
5.                 De acordo com os cálculos feitos construa o gráfico de evolução do vírus no Brasil.





DISCIPLINA: Ciências


Nome: _______________________________________________ N° ___ SÉRIE _____




Pesquisa sobre:
Origem do Corona vírus.
Sintomas
Prevenção
Bibliografia


DISCIPLINA: Ciências


Nome: ________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Primeiramente espero encontra-los todos bem e seguros, cientes de que estamos nos prevenindo de uma pandemia que assola o mundo neste momento, algo que ficará para a história da ciência e na nossa também, todo esforço é necessário para conter o vírus, se cuidem meus queridos estudantes, sem delongas, vamos a atividade.

Dúvidas, desde que coerentes e que tenham lido o que foi pedido, estou à disposição via facebook e Instagram: Talini Charger rt.

           1.Sabemos que neste momento de pandemia de Coronavírus nosso sistema imunológico precisa ser fortalecido para evitar doenças ou mesmo estar preparado para combate-las.
 Diante disso pesquisem os alimentos que nos auxiliam no fortalecimento da imunidade e expliquem quais nutrientes estão envolvidos nesse conjunto de defesa do organismo. 
         
2.        Enviar a atividade como foto ou pdf para minhas redes sociais: Talini Charger rt,ou e-mail: talinicaviquioli@hotmail.com.  
                                                                                                  
            Aquele que não tiver acesso a internet poderá entregar no reinício das aulas(ainda sem data).      
                                                                                                               
           É isto, e mais uma vez se cuidem e cuidem dos seus, assim nos veremos em breve, um grande abraço virtual.








DISCIPLINA: Geografia


Nome: _______________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Principais Organizações internacionais

As organizações internacionais são órgãos multilaterais responsáveis pela integração, inter-relação e acordos envolvendo diversos países.

As organizações internacionais da atualidade tiveram o seu surgimento, em sua maioria, na segunda metade do século XX. No entanto, foi com a globalização e o fim da Guerra Fria que elas se consolidaram como importantes atores no cenário internacional, passando por um relativo período de fortalecimento.
Em virtude da recente ampliação da integração geoeconômica global, essas organizações tornaram-se atores importantes no cenário mundial, com a missão de estabelecer um ordenamento das relações intranacionais de poder e influência política. Atuam na elaboração e regulação de normas, suscitam acordos entre países, buscam atender determinados objetivos, entre outras funções.
Existem incontáveis organizações internacionais, isto é, aquelas instituições formadas por dois ou mais Estados. Porém, no que concerne ao âmbito geopolítico, econômico e humanístico global, algumas delas se destacam pela sua importância, dentre elas, podemos citar ONU, OMC, Otan, FMI, Banco Mundial, OIT e OCDE. A seguir, vamos compreender um pouco melhor o significado e a importância de cada uma dessas siglas.
ONU – A Organização das Nações Unidas é considerada o mais importante organismo internacional atualmente existente, importante por reunir praticamente todas as nações do mundo. Ela surgiu ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) em substituição à antiga Liga das Nações e objetiva promover a paz e a segurança mundial.
A principal instância decisória da ONU é o Conselho de Segurança, formado por um grupo muito restrito de países. Na verdade, esses países são os antigos vencedores da Segunda Guerra Mundial: Rússia (ex-União Soviética), Estados Unidos, França, Reino Unido e a China (essa última não participou ativamente da Segunda Guerra, mas conseguiu grande prestígio e poder internacionais, capazes de assegurar uma vaga no Conselho). Além desses cinco países, que são membros permanentes, fazem parte outros cinco países provisórios, que se alternam periodicamente.
O poder desse Conselho de Segurança é elevado, pois é ele quem toma as principais decisões da ONU. Além disso, os cinco membros permanentes têm o chamado poder de veto, em que qualquer um deles pode barrar uma decisão, mesmo que todos os outros países sejam favoráveis.
OMC – A Organização Mundial do Comércio é o organismo internacional responsável por legislar e acompanhar as transações econômicas e comerciais realizadas entre diferentes países. Além disso, o seu principal objetivo é promover a liberalização mundial do comércio, visando combater o chamado protecionismo alfandegário, em que uma nação impõe elevadas tarifas para produtos estrangeiros a fim de favorecer a indústria local. Quando algum país tem algum tipo de problema ou entrave com outro Estado, ele geralmente recorre à OMC como instância máxima para avaliar e julgar a questão.
Otan – A Organização do Tratado do Atlântico Norte é um tratado ou pacto militar, que inicialmente congregava os principais países capitalistas e objetivava combater o socialismo, que também tinha o seu pacto militar, o Pacto de Varsóvia. Porém, desde o final da Guerra Fria, os objetivos dessa organização se alteraram, tornando-se como um instrumento militar das grandes potências a fim de intervir em conflitos armados em qualquer parte do mundo para assegurar direitos internacionais ou combater possíveis “ameaças” ao atual sistema internacional.
Fazem parte da Otan, desde o seu surgimento, Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, França, Grécia, Inglaterra, Itália, Holanda, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Islândia e Turquia. Posteriormente, várias das ex-repúblicas soviéticas também ingressaram no pacto, como a Bulgária, Romênia, Estônia, Letônia, Lituânia, Eslováquia e Eslovênia, além da Rússia, que atua como membro observador.
FMI – O Fundo Monetário Internacional é uma organização financeira responsável por garantir a estabilidade econômica internacional. Ele é composto por 187 países e foi criado em 1944 na Conferência de Bretton Woods. Seu funcionamento, basicamente, ocorre através do gerenciamento e concessão de empréstimo para aqueles países que o solicitam.
Normalmente, o dinheiro do FMI é fornecido pelos seus próprios países-membros, de forma que aqueles que mais contribuem são justamente aqueles que mais possuem poder de decisão. Para adquirir empréstimos, o país em questão deve atender a uma série de exigências, transformando suas economias internas e, geralmente, abrindo sua economia para o mercado estrangeiro.
Banco Mundial – foi criado em 1945 na Conferência de Bretton Woods juntamente ao FMI. Trata-se de uma organização financeira vinculada à ONU, mas que possui a sua própria autonomia. Seu objetivo inicial era conceder empréstimos direcionados aos países europeus que haviam sido devastados pela Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, seus objetivos mudaram e seu intuito passou a ser o de conceder empréstimos a países da Ásia, África e Américas.
OIT - A Organização Internacional do Trabalho é uma instituição responsável por regulamentar, fiscalizar, estudar e avaliar as relações de trabalho existentes em todo o mundo. É considerada uma organização “tripartite”, ou seja, formada por três tipos diferentes de forças: os governos de 182 países, além de representantes de empresas empregadoras e de representações trabalhistas ou sindicais.
OCDE – A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico é uma instituição atualmente composta por 34 países. Seu objetivo é fomentar e incentivar ações de desenvolvimento econômico de seus países-membros, além de medidas que visem à ampliação de metas para o equilíbrio econômico mundial e melhorem as condições de vida e os índices de renda e emprego. O Brasil não é um membro dessa organização.


Após a leitura, formule em seu caderno três questões para debate futuro.






DISCIPLINA: Inglês


Nome: ________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Reading Activities – Fazer as atividades das páginas 12, 13, 27, 28, 29 do livro didático “Way to English”. Anotar as respostas no caderno. 
Miss you all guys!! Stay home! Keep healthy!!




DISCIPLINA: Geografia


Nome: _______________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Na Seguinte Página:

CLIQUE NA PÁGINA PARA VER A ATIVIDADE







DISCIPLINA: História
PROFESSORA: Rosa Rodrigues





Orientações:

     Observe e realize passo a passo cada parte: Leitura de mapa mental, vídeo, slides e realização de atividade.
       Não se esqueça de primeiro realizar as respostas das questões (atividade 5) no caderno após enviar no google sala de aula ou classroom no seu e-mail.

Para responder é preciso entrar no Google sala de aula pelo seu E-mail  e digitar o código da sala  ej7grjm










DISCIPLINA: ELETIVAS - APRENDIZ DE SOCORRISTA
PROFESSORA: NICOLE





Escolher UM tipo de socorro, dentre esses    descritos abaixo e pesquise sobre. Leve a pesquisa para a aula após o recesso para trabalharmos em cima de cada tipo de acidente



1 - Hemorragia Nasal
2- Queimaduras
3- Fraturas
4 – Mordidas de Cachorro e Gatos
5 – Choque Elétrico
6 – Desmaio
7 – Substâncias ou materiais nos olhos
8 – Engasgo
9 – Cortes





DISCIPLINA: História


Nome: _______________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


1) Principais filósofos do Iluminismo?

2) Quais as 3 esferas de poder proposta por Montesquieu?

3) Qual era a tese defendida por Rosseau?

4) No período das Revolução Francesa quem eram os:
- Sans-culottes:

- Girondinos:

- Jacobinos:

5) O mais brilhante general do exército francês foi:

6) Cite 3 fatos importantes ocorridos em 1789

7) Como obtemos o carvão vegetal:

                                 carvão mineral:

8) Com o desenvolvimento do capitalismo, surge 2 classes sociais. Quais são elas?

9) Durante milênios, os seres humanos pensaram, e por fim descobriram algo para facilitar o transporte terrestre. Qual foi essa invenção?

10) O que defendia o Liberalismo?



OBS: Fazer em folha de caderno, pra entregar quando voltarmos, informando nome, número e série

Atividade 2

Ainda no contexto da Revolução Francesa, fazer um resumo sobre: REVOLUÇÃO GLORIOSA





DISCIPLINA: História


Nome: _______________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Unidade temática: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.

Objeto(s) de conhecimento: As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo.

Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI02) Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.

Objetivo: Reconhecer a dimensão simbólica do poder político na Inglaterra durante e após a Revolução.

Fonte: https://novaescola.org.br 


Observação: Todas as atividades devem ser feitas manuscritas, podendo ser realizadas em folha de caderno ou almaço para ser entregue após o retorno as aulas.





DISCIPLINA: História


Nome: ________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Unidade temática: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.

Objeto(s) de conhecimento: A Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

Habilidade(s) da BNCC: EF08HI03 Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

Objetivo: Compreender os impactos das mudanças técnicas no mundo do trabalho durante a Revolução Industrial.

Fonte: https://novaescola.org.br 


Observação: Todas as atividades devem ser feitas manuscritas, podendo ser realizadas em folha de caderno ou almaço para ser entregue após o retorno as aulas.



1- Qual a importância do trabalho na organização do nosso mundo?
2- Hoje, a identidade das pessoas está ligada ao trabalho que elas exercem?








DISCIPLINA: Educação Física


Nome: __________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Olá vamos estudar um pouco enquanto não voltamos?
A seguir teremos 4 links, contendo 2 vídeos e  2 textos.

Veja o vídeo, leia os textos!


Agora que você já sabe tudo de esportes de r de ou parede, produza um texto e um vídeo sobre o assunto!

Texto de pelo menos 1 página!


E o vídeo de pelo menos 2 min!


Boa sorte! Bons estudos

P.s. você pode procurar outros textos e outros vídeos para sua pesquisa se quiser






DISCIPLINA: Eletivas - CINEMA
PROFESSORA: ELIANE


Nome: ___________________________________________ N° ___ SÉRIE _____




Para continuarmos com o projeto, primeiramente devemos conhecer os gêneros para uma produção cinematográfica, solicito aos alunos que escolham pelo menos três deles e no caderno de eletivas escrevam o que descobriram.

Gêneros Cinematográficos:

Logo após a pesquisa, anote em seu caderno qual gênero cinematográfico você mais se identifica e por que?

Agora que você já conhece os gêneros, pesquise algum tema que esteja relacionado com o que está acontecendo no país atualmente e escreva de forma resumida uma história que poderá virar um filme, lembrando que devemos pensar em algo possível de realizar, não vale relacionar o nosso filme a uma super produção de Hollywood.
Próximo passo será criar um roteiro, abaixo vão algumas dicas para tornar isso possível: 

           Escrevendo o roteiro
  • Resuma a história. ...
  • Escreva sua história em três atos. ...
  • Adicione sequências. ...
  • Comece escrevendo cenas. ...
  • Comece a escrever o diálogo. ...
  • Peça ajuda da sua família.
  • Revise seu trabalho quantas vezes for preciso

Acima temos um modelo para conseguir escrever um roteiro, não é uma tarefa fácil, porém vocês possuem criatividade, inteligência e a internet para ajudar. Pesquise sites que possam ajudar na construção do roteiro, vou indicar alguns, fiquem à vontade para pesquisar, somente se preocupem em fazer uma navegação segura.





     Existem youtubers que realizam a explicação via vídeo, procure um que você consiga compreender e construa a sua história.


Atividades serão solicitadas em sala de aula, solicito aos alunos que escrevam seus roteiros e enviem para o meu Email  liliprofessora71@gmail.com, descrevendo no título do Email nome e série.

Posteriormente, assim que possível, realizaremos a escolha da melhor história de cada turma.
 Lembre-se, nas eletivas os alunos são os protagonistas, agora é mão na massa e boa sorte pra todos.











DISCIPLINA: Inglês


Nome: _______________________________________________ N° ___ SÉRIE _____




Olá galera da quarentena! ESPERO poder vê-los em breve. Estou enviando alguns exercícios para serem resolvidos no celular, tablets ou computadores. Antes de resolver, copiem a cessão "DO YOU NEED HELP" no seu caderno. Depois de resolvidos treinamos a habilidade de WRITING, também no seu caderno. Façam o treino de SPEAKING como foi orientado por mim, com o uso do GOOGLE TRADUTOR, quando fomos para sala 7. Lembram -se? Boa aula pra todos! Nos veremos em breve! 🙌🏻❤















15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tudo pra ser copiado no caderno normal ou fazer em folha a parte?

    ResponderExcluir
  3. essas lições são para todos os 8º anos?

    ResponderExcluir
  4. Por favor respondam nossas perguntas,é perceptível que estamos um tanto perdidos em relação a isso

    ResponderExcluir
  5. Alguém pode responder ou informa pois tá tudo difícil d entender assim como nos País vamos passa para os filhos se vcs não estão explicando, nada.

    ResponderExcluir
  6. Tem muita lição, eu não estou conseguindo saber qual é a do 8° ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então acho que está é a página com atividade dos 8° anos, eu não entendi como você ficou perdido no que é para fazer kkkkkk
      (OBS: é para fazer tudo que está nesta página.)

      Excluir
  7. gente respondam prfvr pq tem professor q da aula pro 8° ano mas nao para minha sala eh pra fazer a liçao deles tambem?

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber para os alunos com atividades diferenciadas, pois não postaram do 8ano

    ResponderExcluir
  9. Agradeço pela iniciativa de colocar as atividades para os nossos filhos.

    ResponderExcluir
  10. isso ta muito mal feito voces nem colocaram o nomes dos professores ��

    ResponderExcluir
  11. Algumas lições estão sem o nome do professor, como vou saber se é preciso a fazer a dele? Está muito bagunçado, arrumem isso por favor

    ResponderExcluir
  12. Até o momento não visualizei atividade diferenciada para o Renan 8anoB. ?

    ResponderExcluir
  13. 👍COMO QUE ENVIA AS LIÇÃO PARA AS PROFESSORAS 👍 PODERIAM MEDAR UMA RESPOSTA

    ResponderExcluir