7º ANO - 1º Bimestre

Atividades  7° anos


Atividades de Retomada das Aulas NÃO presenciais.

 Senhores Alunos e Responsáveis, como todos já sabem as aulas estão retornando de forma não presencial.

As aulas devem ser assistidas pela TV, 2.3 e pelo Centro de Mídias de São Paulo, acessando a plataforma online usando o RA e SENHA do aluno.

E os seus professores vão dar andamento a essas aulas com atividades. Que devem ser realizadas com muito empenho e devolvidas aos professores.

A devolução deverá ser por E-mail, por Google sala de aula, ou outros meios de comunicação que o Professor preferir e que por enquanto ainda não tem um meio único e que deve ser observado as orientações de cada professor.

Iniciaremos com as Atividades abaixo:

Clique no Nome do Professor:

















Educação Física - Prof. Sergio


                                                 WHATSAPP DE CONTATO PROFESSOR SÉRGIO 
                                         (SOMENTE PELAS MANHÃS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA)
                                                                              95698-0853

Educação Física - Prof. Sergio

Educação Física - Professor Sergio

Educação Física - Professor Sergio

Educação Física - Professor Sérgio


































Para enviarem as atividades para a professora de matemática no email 
prof.odineia@gmail.com
















Estas Atividades foram do Período de Recesso e Férias que vocês já realizaram , veja como entregar ao Professor.





E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA.
DISCIPLINA: Matemática
PROFESSOR: Francisco

RESPONDA AS QUESTÕES.




Para responder é preciso entrar no Google sala de aula pelo seu E-mail  e digitar o código da sala  
khiixpq 





             E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA.
DISCIPLINA: História
PROFESSORA: Rosa Rodrigues

Assunto: O mundo Moderno e a conexão entre as Sociedades africanas, americanas e europeias

Parte 1 - Visualizar os vídeos
Parte 2- Leitura com muita concentração dos textos impressos
Parte 3- Ler os slides anexos abaixo   
Parte 4- Realizar as atividades com muita calma após visualização dos vídeos, leituras de textos e slides. Sendo: primeiro faça as respostas em seu caderno e só poste nesse link, só clic em enviar quando estiver todas as QUESTÕES FEITAS NO CADERNO.

Para responder é preciso entrar no Google sala de aula pelo seu E-mail  e digitar o código da sala  mrrlbgw





E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA.
DISCIPLINA: Ciências


Nome: _____________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Primeiramente espero encontra-los todos bem e seguros, cientes de que estamos nos prevenindo de uma pandemia que assola o mundo neste momento ,algo que ficará para a história da ciência e na nossa também, todo esforço é necessário para conter o vírus, se cuidem meus queridos estudantes, sem delongas, vamos a atividade.
Dúvidas, desde que coerentes e que tenham lido o que foi pedido, estou a disposição via facebook e Instagram: Talini Charger rt.

  1. Pesquisar e diferenciar os termos : Endemia, Epidemia e Pandemia.
   2.Após comentar o que são cada um dos termos, cite uma doença característica sobre eles.
         Exemplo: O covid 19(coronavírus)já é considerado uma pandemia.
         E assim por diante, explicar e dar um exemplo(coronavírus já foi, então cite outro).        

        3.Tirar uma foto, ou pdf e me enviar via facebook, instagram ou e-mail : talinicaviquioli@hotmail.com
       Caso não tenha acesso a internet, entregar no nosso primeiro dia de retorno as aulas(ainda não definido).


      É isto, e mais uma vez se cuidem e cuidem dos seus, assim nos veremos em breve, um grande abraço virtual 


E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA.
DISCIPLINA: Eletivas
PROFESSORA: ANA PAULA

Eletivas – O Universo em jogo

1) O nosso Sistema Solar possui oito planetas, que são classificados em dois tipos, os rochosos e os gasosos. Assinale com um R os planetas rochosos e com um G os planetas gasosos.

( ) Terra
( ) Vênus
( ) Netuno
( ) Urano
( ) Saturno
( ) Mercúrio
( ) Júpiter
( ) Marte

2) “Editoras de livros didáticos, preparem-se: Plutão não é mais o nono planeta do Sistema Solar. Cerca de 2.500 astrônomos convocados pela União Astronômica Internacional (IAU) foram a Praga, na República Tcheca, e decidiram, no voto, rebaixar o astro descoberto em 1930 pelo americano Clyde Tombaugh.

Com a decisão, o Sol fica com uma família de oito planetas – Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Rebaixado à “segunda divisão”, Plutão agora será denominado um “planeta anão”, categoria recém-criada que também irá abraçar todos os objetos aproximadamente esféricos além da órbita netuniana.”
(G1, 24/08/2006. Disponível em: g1.globo.com).

Entre os motivos que levaram o rebaixamento de Plutão a um planeta anão, podemos assinalar corretamente:
a) Possui tamanho reduzido
b) A sua órbita não é totalmente autônoma
c) O seu formato é indefinido
d) Não realiza o movimento de rotação
e) Não possui atmosfera

3) Planeta Júpiter poderá ser observado neste domingo

“Neste domingo (5), das 16h e 22h, o planeta Júpiter poderá ser admirado em detalhes pelos pernambucanos. De acordo com a equipe do Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, o planeta estará em oposição e ficará no céu durante 12 horas, a noite inteira. Visível a olho nu, Júpiter acompanhará o movimento de rotação da terra, de leste para oeste”.
(NE10, 04/01/2014. Disponível em: http://ne10.uol.com.br).

Sobre o Planeta Júpiter, assinale a alternativa incorreta:
a) É o maior planeta do Sistema Solar
b) É circundado por um sistema de anéis
c) Não possui uma superfície sólida
d) É um planeta gasoso
e) Não possui luas ou satélites naturais

4) De acordo com a IAU, União Astronômica Internacional, os corpos celestes para serem considerados planetas precisam apresentar as seguintes características, EXCETO:

a) órbita definida ao redor do sol
b) movimento de translação autônomo
c) forma arredondada
d) luz própria
e) equilíbrio hidrostático





E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA.
DISCIPLINA: Matemática


Nome: ________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


            Fazer uma pesquisa sobre a pandemia corona vírus.  
                                                    
           Na pesquisa deverá constar: 

  • a origem do vírus 
  • como acontece a transmissão  
  • os sintomas, como se prevenir 
  • a duração do vírus no organismo 
  • quais pessoas são de risco 
  • a importância do isolamento social.                                        





E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA.
DISCIPLINA: Educação Física

Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Esportes paralímpicos é um dos objetos de conhecimento do 1º bimestre dos 6º.s anos. A proposta é apenas a prática de uma ou mais modalidades, e reflexões decorrentes dela, conforme abaixo:

(EF06EF22*) vivenciar um ou mais esportes paralímpicos, respeitando as diferenças individuais e valorizando a importância dessa prática. 

O que estou solicitando, trago para contextualizar e justificar a sua abordagem na escola, antes da prática, que neste bimestre foi o voleibol sentado.

Também é farto o material disponível na internet e sua realização é de baixa complexidade.
            Processo histórico dos esportes paralímpicos. 
                      Como surgiram, em que contexto.
                    Evolução: breve comparação entre os primeiros jogos paralímpicos e os mais recentes (onde foram, quantos atletas, quantas modalidades).
           Os pictogramas abaixo são encontrados em:
1.    numere cada das uma das 23 imagens;
2.    pesquise e em seguida faça uma lista relacionando o número da imagem que você atribuiu ao esporte paralímpico que ela representa.
3.     Escolha 2 esportes presentes na lista e faça um breve relato sobre os esportes que você escolheu: número de jogadores (no caso de esportes coletivos), objetivo, como é jogado, e o que mais julgar importante. 





E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA.
DISCIPLINA: Eletivas - CINEMA
PROFESSORA: ELIANE


Nome: _____________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


 Para continuarmos com o projeto, primeiramente devemos conhecer os gêneros para uma produção cinematográfica, solicito aos alunos que escolham pelo menos três deles e no caderno de eletivas escrevam o que descobriram.

Gêneros Cinematográficos:

Logo após a pesquisa, anote em seu caderno qual gênero cinematográfico você mais se identifica e por que?

Agora que você já conhece os gêneros, pesquise algum tema que esteja relacionado com o que está acontecendo no país atualmente e escreva de forma resumida uma história que poderá virar um filme, lembrando que devemos pensar em algo possível de realizar, não vale relacionar o nosso filme a uma super produção de Hollywood.
Próximo passo será criar um roteiro, abaixo vão algumas dicas para tornar isso possível:
                Escrevendo o roteiro
  • Resuma a história. ...
  • Escreva sua história em três atos. ...
  • Adicione sequências. ...
  • Comece escrevendo cenas. ...
  • Comece a escrever o diálogo. ...
  • Peça ajuda da sua família.
  • Revise seu trabalho quantas vezes for preciso

Acima temos um modelo para conseguir escrever um roteiro, não é uma tarefa fácil, porém vocês possuem criatividade, inteligência e a internet para ajudar. Pesquise sites que possam ajudar na construção do roteiro, vou indicar alguns, fiquem à vontade para pesquisar, somente se preocupem em fazer uma navegação segura.





      Existem youtubers que realizam a explicação via vídeo, procure um que você consiga compreender e construa a sua história.


Atividades serão solicitadas em sala de aula, solicito aos alunos que escrevam seus roteiros e enviem para o meu Email  liliprofessora71@gmail.com, descrevendo no título do Email nome e série.

Posteriormente, assim que possível, realizaremos a escolha da melhor história de cada turma.
 Lembre-se, nas eletivas os alunos são os protagonistas, agora é mão na massa e boa sorte pra todos.






E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA.
DISCIPLINA: GEOGRAFIA



1-    Trabalho de pesquisa:  Regionalização do Brasil.

Tema da pesquisa: As grandes regiões brasileiras.

a)    As divisões regionais do IBGE. ( 5 regiões).
b)    Os complexos regionais brasileiros. (Regiões geoeconômicas) (3 regiões).
c)    Região Concentrada (Uma nova visão (meio técnico- científico-informacional e as regiões do Brasil 1999).)  (4 regiões).
d)    Os mapas das regiões brasileiras.
e)    Conclusão da pesquisa. (trabalho)


2-     Trabalho de pesquisa: Vegetação do Brasil.

Tema da pesquisa: Características da vegetação.

a)    Os biomas brasileiros.
VEGETAÇÂO: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata dos Pinhais (Mata de Araucária), Cerrado, Caatinga, Campos, Pantanal e Vegetação Litorânea. (Mangue e Restinga).
b)    Fotos das vegetações do Brasil.  (Duas fotos)
c)    Conclusão da pesquisa. (Trabalho)

Trabalho pode ser pesquisado em livros ou na internet.

Trabalhos podem serem enviados para o e-mail. Para o seguinte endereço eletrônico edilsagoretti1973@gmail.com  OU se os alunos que não possuírem internet para enviar os trabalhos poderão entregar quando voltar as aulas.




E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA.
DISCIPLINA:Eletivas
PROFESSORA: GILVÂNIA


Nome: _____________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

O Coronavírus e o Colapso do Sistema de Segurança Pública                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
  O atual cenário do Brasil não está nada bom, o surgimento deste novo coronavírus  tem deixado as pessoas assustadas, o stress e eminente, pessoas que compram todo o estoque de álcool gel, deixam as prateleiras dos mercados vazias estocando  mantimentos em casa, venda de álcool gel falsificado, golpes de remédios que podem curar. As ocorrências diante desta situação cresce aumentando o  trabalho da polícia, e o crime organizado também.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
Objetivo:
Associar a importância da polícia no atual cenário brasileiro.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
Desenvolvimento:
Uma redação dissertativa argumentativa, contendo introdução, desenvolvimento, argumentos concretos e conclusão , no máximo 30 linhas manuscrito.





E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA.
DISCIPLINA: Inglês

Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


Reading Activities – Copiar no caderno de Inglês e responder.

  1. O que você consegue fazer com os membros do seu corpo? Em inglês, use os verbos associados às partes do corpo e construa frases, em inglês, como no exemplo abaixo. Faça as respostas em seu caderno.
a.    I can see with my eyes.



b.    I can_____________with my_______________.

          c.   I can______________with my______________.

          d.              

          e.

          f.

          g.

          h.

           i.

           j.

           k.

           l.

           m.

           n.



1.)Read the article about Doctor Bugs. Notice the words in bold.
Doctor Bugs


Doctor Mark Moffett

Most people don’t like bugs, but Doctor Mark Moffet loves them! In fact, his nickname is Doctor Bugs. He’s a photographer and an entomologist. An entomologist studies bugs. Doctor Moffett’s favorite bug is the ant. He goes all over the world to study ants. He watches them as they eat, work, rest, sleep, and fight. He takes photographs of the ants. He lies on the ground with his camera and waits for the right moment. The ants and other bugs often bite him, but that doesn’t stop Doctor Bugs. He has an interesting and unusual job, and he loves it!

2.)Leia a lista de verbos do Quadro. Quem pratica cada uma das ações? Marque x na coluna correta. 

        Verbs
              Doctor Moffett
                  Ants
           studies
           fight
           waits
            bite

3.) Circule a forma correta do verbo para completer cada sentença. Lembre-se: os verbos nas 3ªs pessoas do singular (he, she, it) sofrem alteração. 
1. Doctor Moffett love / loves his job.
2. He study / studies ants.
3. A salesperson sell / sells products for a company.
4. You and Anita work / works on weekends.
5. Nurses help / helps people.
6. We write / writes science books.
7. Our office close / closes at 7:00 p.m.
8. She take / takes classes at the business school. 
9. You walk / walks to work every day.
10. I start / starts work at 8:00 a.m. every morning.

As atividades 1, 2 e 3 devem ser copiadas e respondidas no caderno.
Miss you all guys!! Stay home! Keep healthy!!

  
E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA.
DISCIPLINA: ELETIVAS: HISTÓRIA DA ARTE
PROFESSOR: ALMIR JUNIOR

Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

ENVIAR A ATIVDADE PREENCHIDA E RESPONDIDO PARA;
almirtenorio@prof.educacao.sp.gov.br

LEIA O TEXTO A SEGUIR
ARTE RUPESTRE 

A arte rupestre é considerada a expressão artística mais antiga da humanidade, as obras foram realizadas pelos homens primitivos em cavernas, grutas ou ao ar livre.  A pintura parece ter sido a realização mais antiga, para executá-las o homem utilizou a matéria prima retirada da natureza, os traços podem ser feitos com os dedos ou com a ajuda de utensílios.  Para colorir os desenhos o homem utilizou o carvão (preta), o óxido de ferro (vermelha e amarela) e cera de abelha. Usou também outras substâncias líquidas como a água, clara de ovo, sangue, entre outras.  Os temas mais comuns na arte rupestre são as formas humanas e de animais, também se fazem presentes figuras fantásticas, objetos e cenas, domésticas ou de trabalho.  A falta de registros sobre a forma de sociedade daqueles que produziram a arte rupestre, a ambiguidade dos símbolos e as dificuldades em separar o universo profano do religioso, são um enigma para os pesquisadores, o que dificulta a sua interpretação, mesmo assim alguns estudiosos se arriscam a emitir um parecer. Asseguram que a arte rupestre, “afirma uma presença”, indicando uma forma de dizer “estive” ou “estivemos aqui”, por meio da representação de mãos, pés e figuras, na medida em que representa visualmente narrativa, eventos, cenas e mitos. 



Arte rupestre com cola e giz de cera
Material: 
Papelão ou folha de sulfite 
Cola branca  
Giz de cera.

Modo de fazer:
a) Faça um desenho sobre o papelão ou folha de sulfite inspirado nos desenhos da arte rupestre.

b) Contorne todo o desenho com a Cola Branca (camada grossa). Espere secar.

c) Escolha uma cor que mais lhe agrade no Giz de cera e, com ele deitado, passe vigorosamente sobre a cartolina.



Os desenhos feitos com a cola branca aparecerão realçados.


ENVIAR UMA FOTO A ATIVIDADE PRONTA COM NOME NÚMERO E SÉRIE PARA O E-MAIL ACIMA.





E.E. JOÃO RICARDO BORGES DE LIMA.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSOR: ALMIR JUNIOR


Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

ENVIAR ESSE DOCUMENTO PREENCHIDO E RESPONDIDO PARA;
almirtenorio@prof.educacao.sp.gov.br



Nesse momento, vivenciamos um período de muitas incertezas e informações incorretas que podem gerar o agravamento da pandemia do Coronavírus - COVID 19, por isso, vamos aproveitar esse momento, para refletir sobre fake news e como ajudar a propagar notícias verdadeiras com base em fundamento científico.

É sempre necessário verificar a veracidade das informações recebidas, e o que fazer quando receber uma fake News? É importante que saibam que não devemos repassar informações incorretas e ou que não tenhamos certeza da veracidade. Isso porque as informações incorretas atrapalham no acesso às informações que são reais e que precisam chegar com urgência a população. 


5 fake news sobre coronavírus que estão circulando pelo mundo
A desinformação circula com força total no momento em que a epidemia do novo coronavírus assusta o mundo. Veja alguns boatos em diferentes países
Por Da Redação
access_time12 mar 2020, 19h53 - Publicado em 12 mar 2020, 16h44 

São Paulo – A pandemia do novo coronavírus está assustando o mundo. Nesta quinta-feira, 12, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o número de casos passou de 124 mil e que a doença já foi detectada em ao menos 118 países e territórios. Naturalmente, a magnitude desse episódio está sendo acompanhada de muita desinformação. Veja abaixo alguns casos de informações falsas que estão circulando sobre o tema.
– Índia
Na Índia, uma política do partido governista Bharatiya Janata (o mesmo do primeiro—ministro Narendra Modi) disse à imprensa que as pessoas poderiam usar urina e estrume de vaca para curar o novo coronavírus. Vale lembrar que a vaca é considerada sagrada no país e que o uso da urina deste animal em situações terapêuticas é comum. Nesta sexta-feira, 12, informou a agência Reuters, um grupo religioso irá até realizar uma festa para o consumo do líquido, apesar dos alertas de profissionais da saúde quanto a sua eficácia contra o novo coronavírus e os riscos que a ingestão pode trazer.
– Irã
No Irã, um dos países mais fechados do mundo e onde o consumo de bebidas alcóolicas é proibido, circulou o boato de que a ingestão de álcool poderia combater o vírus. Como resultado, 40 pessoas morreram por complicações decorrentes da ingestão de álcool puro do tipo usado na limpeza ou bebidas contrabandeadas.
– Itália
A Itália é um dos países mais afetados pela epidemia do novo coronavírus. Hoje, é o segundo maior em número de casos confirmados, atrás apenas da China. Não à toa, o país inteiro está em quarentena. Por lá, a desinformação também anda em alta. Um dos boatos mais populares diz respeito à uma vacina, que teria sido desenvolvida na Austrália, e que poderia ser usada no combate ao vírus.
Ainda de acordo com a história, a mesma só poderia ser encontrada na Suíça. Essa mentira circulou especialmente em Veneza, em um folheto distribuído nas ruas da cidade. Nele, havia um endereço de e-mail e instruções para o depósito de 50 euros para a aquisição da vacina. A história é boa e, evidentemente, trouxe esperanças para muitas pessoas, mas é falsa.
– Brasil
No Brasil, a desinformação também está circulando com força total. Um dos boatos fala sobre uma espécie de teste caseiro, que revelaria se a pessoa foi contaminada pela doença: respirar fundo, prender a respiração por mais de 10 segundos. Se conseguir fazer isso sem tossir, você não está infectado. A questão é séria e fez com que o Ministério da Saúde montasse uma página dedicada ao monitoramento dessas histórias e a checagem dos fatos.

Após a leitura, PENSE, você conhece algumas notícias que estejam circulando e induzindo a população ao erro? 

Agora escreva ao menos 5 situações no quadro, 
Por que acreditam em todas as notícias que recebem?
Por que disseminam as informações sem checar a veracidade?

Por que acreditam em todas as notícias que recebem? 
Por que disseminam as informações sem checar a veracidade? 





Prof.a Edna Costa

Atividade de geografia 7° ano C


Senhores pais e aluno, a metade desta atividade já foi realizada em sala de aula após leitura e explicação de cada conteúdo. Sendo assim, verifique o caderno de seu filho e ajude-o a concluir o que falta.
Após ler os textos, observar imagens, gráficos, tabelas dos capítulos 1, 2,3 e 4 do seu livro de geografia deste ano,  responda as atividades ao final de cada capítulo.
Para realizar a atividade 1,  o aluno deverá ler o capitulo 1 e copiar as questões da página 20  e responder.





Observação: Esta atividade já foi realizada em sala de aula ( observe o caderno do aluno).
Para realizar a atividade 2,  o aluno deverá ler o capitulo 2 e copiar as questões da página 36  e responder.






Observação: Esta atividade já foi realizada em sala de aula ( deve estar no caderno do aluno).

 Para realizar a atividade 3,  o aluno deverá ler o capitulo 3 e copiar as questões da página 48 e responder.






Para realizar a atividade 4,  o aluno deverá ler o capitulo 4 e copiar as questões da página 61 e responder.




Senhores pais, os alunos que estão com a matéria e atividades em dia terão menos atividades para responder já que realizou o que foi trabalhado em sala de aula. Agora se concentrar e ler com atenção cada página referente aos capítulos em questão e responder o que ainda não respondeu.









14 comentários:

  1. Fico com dó dos desavisados que ñ sabem que tem lição

    ResponderExcluir
  2. Nas partes de fazer pesquisa, tem que fazer em folha separada ou fazer no caderno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A orientação é realizar no caderno de forma que de para destacar se for necessário.

      Excluir
  3. No caderno.Depois se houver necessidade poderá destacar.

    ResponderExcluir
  4. acesse o google sala de aula. Neste blog tem um vídeo explicativo de como entrar. Pode me enviar a atividade pelo meu email pessoal que é: profgeografiaedna@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, vc sabe me infornar se o professor Natalicio ( geografia) está dando atividade em alguma plataforma? Grata Janaina

      Excluir
  5. Gostaria de saber se os professores Edson ( ed fisica), Natalício ( geografia) não estão dando atividades, pois no blog não tem nenhuma atividade com o nome deles e nem no App classroom. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Quero usar as respostas do livro todo

    ResponderExcluir
  7. Igual a dos professores cheias de resposta

    ResponderExcluir
  8. QUANTAS SÃO AS QUESTÕES PARA
    RESPONDER 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍

    ResponderExcluir