Atividades de Retomada das Aulas NÃO presenciais.
Senhores Alunos e Responsáveis, como todos já
sabem as aulas estão retornando de forma não presencial.
As aulas devem ser assistidas pela
TV, 2.3 e pelo Centro de Mídias de São Paulo, acessando a plataforma online usando
o RA e SENHA do aluno.
E os seus professores vão dar
andamento a essas aulas com atividades. Que devem ser realizadas com muito
empenho e devolvidas aos professores.
A devolução
deverá ser por E-mail, por Google sala de aula, ou outros meios de comunicação
que o Professor preferir e que por enquanto ainda não tem um meio único e que
deve ser observado as orientações de cada professor.
Iniciaremos com as Atividades
abaixo:
Lígua Portuguesa - Prof. Tânia
Língua Portuguesa - Prof. Tânia
Língua Portuguesa - Prof. Tânia
Lígua Portuguesa - Prof. Tânia
Língua Portuguesa - Prof. Tânia
Língua Portuguesa - Professora Tânia
Projeto de Vida - Prof. Eliane
Códigos - Professora Eliane
Projeto de Vida - Prof. Eliane
Biologia - Ana Paula
Biologia - Prof. Ana Paula
Biologia - Professora Ana Paula
Biologia- Professora Ana Paula
Biologia - Professora Ana Paula
Biologia Professora Ana Paula
Biologia - Professora Ana Paula
Tecnologia - Prof, Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Tecnologia - Professora Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
TRecnologia - Prof. Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Eletivas - Prof. Ana Paula
Eletivas - Professora Ana Paula
Eletivas - Professora Ana Pàula
Eletivas - Professora Ana Paula
Biologia - Prof. Ana Paula
Biologia - Professora Ana Paula
Biologia- Professora Ana Paula
Biologia - Professora Ana Paula
Biologia Professora Ana Paula
Biologia - Professora Ana Paula
Tecnologia - Prof, Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Tecnologia - Professora Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
TRecnologia - Prof. Ana Paula
Tecnologia - Prof. Ana Paula
Eletivas - Prof. Ana Paula
Eletivas - Professora Ana Paula
Eletivas - Professora Ana Pàula
Eletivas - Professora Ana Paula
Entregar as Atividades no E-mail. gpcord.2013@gmail.com
Física - Prof. Gilson
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Matemática - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Física - Professor Gilson
Matemática - Professor Gilson
Matemática _ Professor Gilson
Matemática - Professor Gilson
Matemática - Professor Gilson
Matemática - Professor Gilson
Matemática - Professor Gilson
Matemática - Professor Gilson
Matemática - Professor Gilson
Matemática - Professor Gilson
Matemática - Professor Gilson
Sociologia - Professora Antonia
Quimica - Professor Wanderlei
Quimica - Professor Wanderlei
Os códigos são para entrar no Google class room usando o E-mail institucional dado pelo Governo .
Geografia - Professor Moíses
Matemática - Professor Antonio
Matemática - Professor Antonio
Quimica - Professor Wanderlei
Quimica - Professor Wanderlei
Matemática - Professor Antonio
Matemática - Professor Antonio
Estas Atividades são do período de recesso e Férias entre 23-03-20 à 20-04-20 que você já fez e agora deve procurar devolver ao professor para Avaliação.
DISCIPLINA: Português
Nome:
_____________________________________________ N° ___ SÉRIE ____
Etapa 1
Deverão assistir ou ler duas
entrevistas sobre o Coronavírus (Covid 19), em uma o posicionamento deverá ser
a favor do isolamento social e a outra contra o isolamento.
Etapa 2
Após assistir ou ler as entrevistas deverá ser feito um resumo dos
dois discursos. Tanto o discurso a favor como do discurso contra o isolamento
social. O resumo de cada um deverá conter o nome da pessoa entrevistada, bem
como a fonte lida ou assistida, exemplo: youtube, revista..., jornal..., etc.
Se for vídeo do youtube deverá conter também o thumbnail (que é o título dado a
cada vídeo no youtube...vem logo abaixo do vídeo).
Etapa 3
Deverá ser feito uma dissertação contendo o posicionamento do aluno, que
após as leituras ou vídeos da etapa 1 terá mais conhecimento para abordar o
assunto.
Não esqueça de levantar argumentos consistentes pra defender sua ideia.
Não esqueça da conclusão de seu texto.
Não esqueça que seu texto deverá ter um título.
Obs. Essas atividades poderão ser enviadas para o email "amcidaprofe@gmail.com". Após a leitura das atividades, envio as correções e
observações necessárias.
DISCIPLINA: História
Nome:
_________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
Pesquisa
sobre Atenas e Esparta
DISCIPLINA: Biologia
Nome:
__________________________________________________ N° ___ SÉRIE
Pesquisa sobre:
Origem do Corona vírus.
Sintomas
Prevenção
Bibliografia
DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA
PROFESSORA: ELIANE
Aluno do Projeto de Vida,
neste momento você tem a chance de refletir sobre como pode construir com
passos seguros o caminho dos seus sonhos, justamente agora em que estamos realizando
o distanciamento social, será um ótimo momento de reflexão.
Lembre-se que mesmo a
distância nós estamos juntos nesta missão.
Neste momento de mudança, onde
tudo parece incerto, não entre em pânico, procurem seguir os procedimentos de
segurança para que este vírus atinja o menor número de pessoas possíveis.
Para os alunos que não possuem
a dimensão do quanto é importante que todos façam a sua parte, procurem
assistir filmes que os ajudem a compreender melhor o que é uma pandemia, e qual
o papel dos profissionais neste momento. Lembrem-se, projeto de vida é uma
perspectiva do que vocês almejam ser, reveja a importância de cada profissão
neste momento, reflita sobre o papel de cada profissional que está lutando está
guerra dentro dos hospitais, supermercados e as pessoas que estão garantindo o
abastecimento de todo o país.
Trabalhem a empatia, sejam
altruístas, coloquem-se no lugar do outros, reflitam em que profissão vocês
poderiam melhorar como pessoas e qual seria a sua contribuição para o nosso
país.
Atividades
1 - Como solicitado na sala de aula, o diário
neste momento é o local ideal para que vocês alunos escrevam o que estão
sentindo com toda esta situação, quais as pessoas que são importantes para
você, e quais as pessoas que estão trabalhando para construir o seu futuro;
2 - Reflitam também sobre o
que vocês estão fazendo, se estão no caminho certo para chegar lá. Anotem no
diário, fazendo uma observação e escrevam.
3 - No diário de Vivências,
dividam a folha em duas partes de um lado anote suas principais qualidades e
habilidades que você desenvolve quando deseja alcançar algum objetivo, e na
outra parte escreva seus principais defeitos e o que falta de habilidade para
alcançar.
Este exercício visa apresentar
você a si mesmo, mostrando o que você precisa melhorar e o grau de consciência
dos seus atos, lembre-se que no futuro suas decisões irão impactar na sua vida,
na sua família e em todos a sua volta.
4 – Na apostila, as últimas
folhas de projeto de vida possuem um questionário para ser respondido,
primeiramente leiam com atenção a forma como vocês devem preencher e complete
os quadros.
Páginas 151 até 158
151 Diálogos Socioemocionais
153 Iniciativa Social
154 Autoconfiança
155Responsabilidade
156 Empatia
157 Organização
158 Curiosidade para Aprender
Realizem as atividades com
calma, nas folhas indicadas acima preencham somente o campo 1 º bimestre.
Espero que todos realizem as
atividades, elas serão solicitadas em sala de aula, este é um momento para o
crescimento de cada um de vocês.
Bjs
Até breve
Deus nunca disse
que a jornada seria fácil, mas Ele disse que a chegada valeria a pena.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSOR: ALMIR JUNIOR
Nome:
_________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
ENVIAR ESSE DOCUMENTO PREENCHIDO E RESPONDIDO PARA;
almirtenorio@prof.educacao.sp.gov.br
Nesse momento, vivenciamos um período de muitas incertezas e
informações incorretas que podem gerar o agravamento da pandemia do Coronavírus
- COVID 19, por isso, vamos aproveitar esse momento, para refletir sobre fake news e como ajudar a propagar
notícias verdadeiras com base em fundamento científico.
É sempre necessário verificar a veracidade
das informações recebidas, e o que fazer quando receber uma fake News? É
importante que saibam que não devemos repassar informações incorretas e ou que
não tenhamos certeza da veracidade. Isso porque as informações incorretas
atrapalham no acesso às informações que são reais e que precisam chegar com
urgência a população.
5 fake news sobre coronavírus que estão circulando pelo mundo
A desinformação circula com força total no momento em que a
epidemia do novo coronavírus assusta o mundo. Veja alguns boatos em
diferentes países
Por Da Redação
access_time12 mar 2020, 19h53 -
Publicado em 12 mar 2020, 16h44
São Paulo – A pandemia do novo coronavírus está assustando o mundo. Nesta quinta-feira, 12, a
Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o número de casos
passou de 124 mil e que a doença já foi detectada em ao menos 118 países e
territórios. Naturalmente, a magnitude desse episódio está sendo acompanhada
de muita desinformação. Veja abaixo alguns casos de informações falsas que
estão circulando sobre o tema.
– Índia
Na Índia, uma política do partido governista
Bharatiya Janata (o mesmo do primeiro—ministro Narendra Modi) disse à
imprensa que as pessoas poderiam usar urina e
estrume de vaca para curar o novo coronavírus. Vale lembrar que a vaca é
considerada sagrada no país e que o uso da urina deste animal em situações
terapêuticas é comum. Nesta sexta-feira, 12, informou a agência Reuters, um
grupo religioso irá até realizar uma festa para o consumo do líquido, apesar
dos alertas de profissionais da saúde quanto a sua eficácia contra o novo
coronavírus e os riscos que a ingestão pode trazer.
– Irã
No Irã, um dos países mais fechados do mundo e
onde o consumo de bebidas alcóolicas é proibido, circulou o boato de que a
ingestão de álcool poderia combater o vírus. Como resultado, 40
pessoas morreram por complicações decorrentes da ingestão de álcool puro do
tipo usado na limpeza ou bebidas contrabandeadas.
– Itália
A Itália é um dos países mais afetados pela
epidemia do novo coronavírus. Hoje, é o segundo maior em número de casos
confirmados, atrás apenas da China. Não à toa, o país inteiro está em
quarentena. Por lá, a desinformação também anda em alta. Um dos boatos mais
populares diz respeito à uma vacina, que teria sido desenvolvida na
Austrália, e que poderia ser usada no combate ao vírus.
Ainda de acordo com a
história, a mesma só poderia ser encontrada na Suíça. Essa mentira circulou
especialmente em Veneza, em um folheto distribuído nas ruas da cidade. Nele,
havia um endereço de e-mail e instruções para o depósito de 50 euros para a
aquisição da vacina. A história é boa e, evidentemente, trouxe esperanças
para muitas pessoas, mas é falsa.
– Brasil
No Brasil, a desinformação também está
circulando com força total. Um dos boatos fala sobre uma espécie de teste
caseiro, que revelaria se a pessoa foi contaminada pela doença: respirar
fundo, prender a respiração por mais de 10 segundos. Se conseguir fazer isso
sem tossir, você não está infectado. A questão é séria e fez com que o
Ministério da Saúde montasse uma página dedicada ao monitoramento dessas histórias e
a checagem dos fatos.
|
Após
a leitura, PENSE, você conhece algumas notícias que estejam circulando e
induzindo a população ao erro?
Agora
escreva ao menos 5 situações no quadro,
Por
que acreditam em todas as notícias que recebem?
Por
que disseminam as informações sem checar a veracidade?
Por que acreditam em todas
as notícias que recebem?
|
Por que disseminam as
informações sem checar a veracidade?
|
|
|
DISCIPLINA: Biologia
Atividade sobre
Ciclos Biogeoquímicos
Nome:
_________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
01) (UFES Com relação à
água, é CORRETO afirmar:
a) A água é eliminada pelas plantas, à noite, por transpiração, o que aumenta a
temperatura interna do indivíduo.
b) A água dos oceanos, rios e lagos evapora e, por um processo de sublimação,
volta à Terra para recomeçar um novo ciclo.
c) A água ocupa a maior porção da superfície terrestre, porém a produtividade
primária líquida do ambiente aquático é insignificante, inferior a 0,1.
d) A água, apesar de participar de diversos processos vitais para os seres
vivos, pode, quando contaminada, se tornar um grande vetor de disseminação de
diversas doenças, como a febre amarela.
e) A água é uma das matérias-primas fundamentais da fotossíntese: seus átomos
de hidrogênio vão formar a matéria orgânica fabricada nesse processo e seus
átomos de oxigênio se unirão para formar o gás oxigênio (O2).
02)
(PASUSP) Considere o esquema que representa parte
do ciclo do carbono nos ecossistemas:
É correto afirmar que o processo:
a) 1 é realizado por animais, tanto na presença, quanto na ausência de luz.
b) 2 é realizado por animais e vegetais, apenas na presença de luz.
c) 1 é realizado por animais e vegetais, apenas na presença de luz.
d) 2 é realizado por animais e vegetais, tanto na presença quanto na ausência
de luz.
e) 1 é realizado por animais, apenas na presença de luz.
03) (UFRGS) Os
seres vivos mantêm constantes trocas de matéria com o ambiente mediante
processos conhecidos como ciclos biogeoquímicos.
( ) A atmosfera constitui o principal reservatório de carbono, nitrogênio,
fósforo e oxigênio.
( ) No ciclo da água, a evaporação é menor nos oceanos, enquanto a precipitação
é menor na superfície terrestre.
( ) O nitrogênio atmosférico (N2) é
incorporado em moléculas orgânicas através da absorção foliar.
( ) Todas as moléculas orgânicas dos seres vivos têm átomos de carbono em sua
composição, e seu retorno ao ciclo pode ocorrer através de processos de
decomposição.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de
cima para baixo, é:
a) V – F – V – V
b) F – F – F – V
c) V – V – F – F
d) F – V – F – V
e) V – F – V – F
04) (CEFET-RP/2004) Em
agricultura, é amplamente utilizado o plano de rotação de culturas, onde
diferentes espécies vegetais são sucessivamente cultivadas em um mesmo terreno.
Nesse processo, muitas vezes, são cultivadas as leguminosas, pois estas plantas
se associam:
a) Bactérias e enriquecem o solo de compostos sulfurosos.
b) Bactérias e enriquecem o solo de compostos nitrogenados.
c) Fungos e enriquecem o solo de compostos nitrogenados.
d) Nemátodos e enriquecem o solo de compostos fosforados.
e) Bactérias que tornam suas raízes fasciculadas, atenuando o efeito da erosão.
05) (UDESC)
Com relação aos ciclos biogeoquímicos, analise as seguintes afirmativas:
I. No ciclo do carbono: as cadeias de carbono formam as moléculas orgânicas através dos seres autotróficos por meio da fotossíntese, na qual o gás carbônico é absorvido, fixado e transformado em matéria orgânica pelos produtores. O carbono volta ao ambiente através do gás carbônico por meio da respiração.
II. No ciclo do oxigênio: o gás oxigênio é produzido durante a construção de moléculas orgânicas pela respiração e consumido quando essas moléculas são oxidadas na fotossíntese.
III. No ciclo da água: a energia solar possui um papel importante, pois ela permite que a água em estado líquido sofra evaporação. O vapor de água, nas camadas mais altas e frias, condensa-se e forma nuvens que, posteriormente, precipitam-se na forma de chuva, e a água dessa chuva retorna ao solo formando rios, lagos, oceanos ou ainda se infiltrando no solo e formando os lençóis freáticos.
IV. No ciclo do nitrogênio: uma das etapas é a de fixação do nitrogênio, na qual algumas bactérias utilizam o nitrogênio atmosférico e fazem-no reagir com oxigênio para produzir nitrito, que será transformado em amônia no processo de nitrificação.
I. No ciclo do carbono: as cadeias de carbono formam as moléculas orgânicas através dos seres autotróficos por meio da fotossíntese, na qual o gás carbônico é absorvido, fixado e transformado em matéria orgânica pelos produtores. O carbono volta ao ambiente através do gás carbônico por meio da respiração.
II. No ciclo do oxigênio: o gás oxigênio é produzido durante a construção de moléculas orgânicas pela respiração e consumido quando essas moléculas são oxidadas na fotossíntese.
III. No ciclo da água: a energia solar possui um papel importante, pois ela permite que a água em estado líquido sofra evaporação. O vapor de água, nas camadas mais altas e frias, condensa-se e forma nuvens que, posteriormente, precipitam-se na forma de chuva, e a água dessa chuva retorna ao solo formando rios, lagos, oceanos ou ainda se infiltrando no solo e formando os lençóis freáticos.
IV. No ciclo do nitrogênio: uma das etapas é a de fixação do nitrogênio, na qual algumas bactérias utilizam o nitrogênio atmosférico e fazem-no reagir com oxigênio para produzir nitrito, que será transformado em amônia no processo de nitrificação.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
06) (FGV) Os organismos mantêm constante
troca de matéria com o ambiente. Os elementos químicos são retirados do
ambiente pelos organismos, utilizados e novamente devolvidos ao meio, definindo
os chamados ciclos biogeoquímicos. A figura representa um desses ciclos.
É correto dizer que a figura representa o ciclo:
a) do fósforo, e as setas A e B representam, respectivamente, o trifosfato de
adenosina (ATP) e o difosfato de adenosina (ADP).
b) do oxigênio, e as setas A e B representam, respectivamente, a fotossíntese e
a respiração.
c) da água, e as setas A e B representam, respectivamente, a precipitação e a
evapotranspiração.
d) do nitrogênio, e as setas A e B representam, respectivamente, a biofixação e
a desnitrificação.
e) do carbono, e as setas A e B representam, respectivamente, a fotossíntese e
a respiração
07) (UFC) A grande
importância ecológica das algas planctônicas é devida ao fato de elas
proporcionarem:
a) o equilíbrio da temperatura dos oceanos.
b) a produção de oxigênio na Terra.
c) a ciclagem do nitrogênio nos oceanos.
d) o equilíbrio da salinidade dos oceanos.
e) o equilíbrio da temperatura na Terra.
08) (Enem)
A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves
problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de
água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.
Por meio de seus diferentes usos e consumos, as
atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando
a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.
b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das
populações.
c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.
d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.
09) (UFJF) A exploração da
camada geológica denominada Pré-sal, que abrange desde o litoral do Espírito
Santo a Santa Catarina, pode colocar o Brasil entre as 10 maiores reservas de
petróleo do mundo.
Segundo as expectativas, o incremento das reservas representará um crescimento
dos atuais 14,4 bilhões de barris de óleo para algo entre 70 e 107 bilhões de
barris. A exploração da camada Pré-sal está diretamente relacionada ao ciclo do
carbono. Sobre esse ciclo é INCORRETO afirmar que:
a) a quantidade de CO2 na atmosfera atual é menor do que na atmosfera
primitiva do planeta.
b) a quantidade de CO2 na atmosfera aumentou nos últimos duzentos
anos.
c) a quantidade de carbono na forma de petróleo vem aumentando com a exploração
da camada Pré-sal.
d) as quantidades das diferentes formas em que podemos encontrar o carbono
mudam constantemente com a queima de combustíveis fósseis.
e) a quantidade total de carbono no planeta Terra não mudou significativamente
nos últimos cinqüenta anos.
10) (UFV)
O esquema refere-se a parte do ciclo biogeoquímico do nitrogênio. Os números (I
a IV) correspondem às etapas que estão envolvidas na dinâmica desse ciclo.
Assinale a alternativa que contém duas correspondências
INCORRETAS:
a) Fixação (I) e nitrificação (II).
b) Desnitrificação (II) e fixação (IV).
c) Nitrificação (II) e nitrificação (III).
d) Desnitrificação (IV) e desnitrificação (III).
DISCIPLINA: ELETIVA - CINEMA
PROFESSOR: ELIANE
Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
Atividades
Para continuarmos com o
projeto, primeiramente devemos conhecer os gêneros para uma produção
cinematográfica, solicito aos alunos que escolham pelo menos três deles e no
caderno de eletivas escrevam o que descobriram.
Gêneros Cinematográficos:
v Cinema Mudo
Logo após a pesquisa, anote em
seu caderno qual gênero cinematográfico você mais se identifica e por que?
Agora que você já conhece os
gêneros, pesquise algum tema que esteja relacionado com o que está acontecendo
no país atualmente e escreva de forma resumida uma história que poderá virar um
filme, lembrando que devemos pensar em algo possível de realizar, não vale
relacionar o nosso filme a uma super produção de Hollywood.
Próximo passo será criar um roteiro,
abaixo vão algumas dicas para tornar isso possível:
Escrevendo o roteiro
v Resuma a história.
...
v Escreva sua
história em três atos. ...
v Adicione
sequências. ...
v Comece escrevendo
cenas. ...
v Comece a escrever o
diálogo. ...
vPeça ajuda da sua
família.
v Revise seu trabalho
quantas vezes for preciso
Acima temos um
modelo para conseguir escrever um roteiro, não é uma tarefa fácil, porém vocês
possuem criatividade, inteligência e a internet para ajudar. Pesquise sites que
possam ajudar na construção do roteiro, vou indicar alguns, fiquem à vontade
para pesquisar, somente se preocupem em fazer uma navegação segura.
Como escrever um roteiro | Tertulia Narrativa
Existem youtubers
que realizam a explicação via vídeo, procure um que você consiga compreender e
construa a sua história.
Atividades serão solicitadas em sala de aula, solicito aos
alunos que escrevam seus roteiros e enviem para o meu Email liliprofessora71@gmail.com,
descrevendo no título do Email nome e série.
Posteriormente, assim que possível, realizaremos a escolha
da melhor história de cada turma.
Lembre-se, nas eletivas
os alunos são os protagonistas, agora é mão na massa e boa sorte pra todos.
DISCIPLINA: Inglês
Nome:
_________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
Heroism: My favorite fictional hero
Qual
seu herói ficcional favorito?
-
Escolha uma heroína ou herói o DA FICÇÃO e faça um pôster (tamanho A4, vulgo
tamanho de uma folha de sulfite) com uma ilustração desta heroína ou deste
herói, o nome dela ou dele e uma breve ficha técnica em inglês (descrição
física e emocional, principais feitos, contexto de ação, influências, etc.).
-
Pode tirar dúvidas por whatsapp e pedir correção de rascunhos, conforme combinamos no início do ano.
-
Individual.
DISCIPLINA: ELETIVAS: HISTÓRIA DA ARTE
PROFESSOR: ALMIR JUNIOR
Nome:
__________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____
ENVIAR ESSE DOCUMENTO PREENCHIDO E RESPONDIDO PARA;
almirtenorio@prof.educacao.sp.gov.br
Nesse momento, vivenciamos um período de muitas incertezas,
por isso, vamos aproveitar esse momento, para refletir sobre as pandemias na
História da arte.
LEIA A SEGUIR O ARTIGO SOBRE O PINTOR BRUEGEL, E SUA OBRA
O TRIUNFO DA MORTE;
25/05/2019
A onipresença da morte se manifestou na Europa
medieval de maneira mais explícita por meio de pragas, epidemias e guerras de
motivação religiosa e política. Acreditava-se numa espécie de "castigo
divino" para a humanidade. É nesse contexto que foi pintada, em óleo sobre
madeira, aproximadamente em 1562, a imagem denominada “O Triunfo da
Morte”. O artista Pieter Bruegel, o Velho, apresenta ali a importância de
ter sido um pintor de miniaturas, pois coloca numerosas imagens em um único
trabalho, com referências a livros bíblicos, como o Apocalipse e o Eclesiastes,
livros bíblicos, além de chacinas, tradições populares, provérbios e aspectos
cômicos e trágicos da vida cotidiana. Desenhista, gravador e pintor Bruegel,
segundo alguns, alude às ações espanholas em Flandres para reprimir o
protestantismo. A cena, que pode hoje ser vista no Museu do Prado, em Madri,
Espanha mostra incêndios, suplícios e devastações, com a presença de exércitos
de esqueletos e a figura da Morte ao centro, cavalgando e ceifando seres humanos.
Ressalte-se que ricos e pobres são igualmente eliminados, desde o rei que
abandona o seu tesouro aos amantes. A visão de mundo do artista mostra como a
morte, ao final, triunfa sobre tudo e todos, inclusive sobre os opressores. Um
sino, tocado por um esqueleto, toca um sino, anunciando justamente a sentença
mortal sem distinção. Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes
Visuais pela Unesp, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela
Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
AGORA OBSERVE PARTES AMPLIADAS DA OBRA;
A)
B)
C)
D)
ATIVIDADE
PERCEBEMOS AO ESTUDAR ESTA OBRA
QUE NO CONTEXTO MEDIEVAL AS PESSOAS ATRIBUIAM GUERRAS, PANDEMIAS COMO A PESTE
BUBONICA E MORTES HÁ UMA ESPÉCIE DE “CASTIGO DIVINO” PELOS PECADOS COMETIDOS
PELA HUMANIDADE, E ISSO SE REFLETIU NA ARTE, BRUGEL FEZ ESTA OBRA COMO UMA
CRÍTICA AS IDEIAS E PENSAMENTOS DAQUELE MOMENTO HISTÓRICO. PENSANDO SOBRE ISSO,
RESPONDA;
1- HOJE VIVEMOS A PANDEMIA DO
CORONAVÍRUS, DE QUE FORMA PODEMOS FAZER UMA RELAÇÃO COM O PENSAMENTO DA ÉPOCA
MEDIEVAL COM O PENSAMENTO DISSEMINADO ATUALMENTE PELA POPULAÇÃO?
2- ESCOLHA UM TRECHO DO QUADRO E
FAÇA UMA COMPARAÇÃO COM A REALIDADE QUE ESTAMOS VIVENDO ATUALMENTE;
3- EXPLIQUE O TRECHO “C”, QUE IDEIA
O AUTOR QUIS PASSAR;
DISCIPLINA: FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
Nome:
__________________________________________________ N° ___ SÉRIE
Atividade
Interdisciplinar de Filosofia e Sociologia.
A
NOVA AGENDA HUMANA
“No
despertar do terceiro milênio, a humanidade acorda, distende os membros esfrega
os olhos. Restos de algum pesadelo horrível ainda atravessam sua mente. “Havia
algo como arame farpado, e nuvens enormes em forma de cogumelo. Ah, bem, foi
apenas um sonho ruim.” A humanidade vai até o banheiro, lava o rosto, examina
as rugas diante do espelho, prepara uma xícara de café e abre o jornal. “ O que
será que nos espera hoje?”.
Durante milhares de anos
a resposta a essa questão não se alterou. Os mesmos três problemas preocupavam
as pessoas da China no século XX, da Índia medieval e do antigo Egito. Fome,
peste e guerra sempre estiveram entre as principais dificuldades enfrentadas.
Geração após geração os humanos rezaram para todos os anjos, deuses e santos e
inventaram um sem-número de ferramentas, instituições e sistemas sociais – mas
seguem morrendo aos milhões de inanição, epidemias e violência. Muitos
Pensadores e profetas concluíram que a fome, a peste e a guerra deviam fazer
parte do plano cósmico de Deus ou de nossa natureza imperfeita, e nada a não ser
o fim dos tempos nos livraria delas.
Mas no alvorecer do
terceiro milênio a humanidade chegou a uma incrível constatação. A maior parte
das pessoas raramente pensa sobre isso, porém nas últimas poucas décadas demos
um jeito de controlar a fome , as pestes e a guerra. É evidente que esses
problemas não foram completamente resolvidos no entanto foram transformados de
forças incompreensíveis e incontroláveis da natureza em desafios que podem ser
enfrentados. Não precisamos rezar para nenhum deus ou santo para que nos salvem
deles. Sabemos bem o que precisa ser feito para evitar a fome , as pestes e a
guerra – geralmente somos bem-sucedidos ao fazê-los.
É verdade que ainda se
verificam fracassos dignos de nota; mas, quando deparamos com eles, não mais
damos de ombros e dizemos “ Bem, é assim que as coisas funcionam em nosso mundo
imperfeito” ou “ Que seja feita a vontade de Deus”. Sim , quando a fome, as
pestes ou a guerra saem do nosso
controle, costumamos a achar que alguém deve ter se equivocado, estabelecemos
uma comissão de inquérito e prometemos que na próxima vez faremos melhor. E
isso efetivamente funciona. Essas calamidades de fato acontecem cada vez com
menos frequência. Pela primeira vez na história, hoje morrem mais pessoas que
comeram demais do que de menos; mais pessoas morrem de velhice do que de
doenças infecciosas; e mais pessoas cometem suicídio do que todas as que somadas
, são mortas por soldados, terroristas e criminosos. No início do séc XXI, o
ser humano médio tem muito mais probabilidade de morrer empanturrado no
McDonald`s do que de seca, Ebola, ou num ataque da Al-Qaeda...Se realmente a
fome, a peste e a guerra estão sob controle, o que irá substituí-las como
prioridade na agenda humana?”
HARARI, Yurval Noah. HomoDeus:
Uma Breve história do amanhã. Ed companhia das letras:2018.
A partir do texto, reflita e elabore um comentário
de no mínimo 10 linhas sobre a COVID19 no mundo e no Brasil.
DISCIPLINA: Biologia
Nome: __________________________________________________ N°
___ SÉRIE _____
Exercícios sobre Níveis tróficos
1) Marque a alternativa que
melhor descreve o conceito de nível trófico:
1.
Nível trófico é a quantidade de alimento
disponível em um ambiente.
2.
Nível trófico é a relação dos seres vivos e o
meio em que vivem.
3.
Nível trófico é o conjunto de seres vivos de um
ambiente que possui o mesmo tipo de nutrição.
4.
Nível trófico é o ambiente em que determinado
ser vivo é encontrado.
5.
Nível trófico é o modo de vida de um ser vivo.
2) O primeiro nível trófico é
ocupado por seres autotróficos, ou seja, seres que:
1.
não produzem seu próprio alimento.
2.
realizam a decomposição de matéria orgânica.
3.
produzem seu alimento e, por isso, são chamados
de produtores.
4.
alimentam-se de outros seres vivos, em geral
bactérias.
5.
reproduzem-se de forma assexuada.
3) Imagine um ambiente aquático
em que são encontradas algas formando o fitoplâncton, zooplâncton e alguns
peixes. Qual nível trófico é ocupado pelo fitoplâncton?
1.
Primeiro nível trófico.
2.
Segundo nível trófico.
3.
Terceiro nível trófico.
4.
Quarto nível trófico.
5.
Quinto nível trófico.
4) A vida leva e traz,
A vida faz e refaz,
Será que quer achar
Sua expressão mais simples?
5) Os versos de autoria de José
Miguel Wisnik podem ser traduzidos, no âmbito da Biologia, para os diversos
ecossistemas existentes. Neles, os seres vivos ocupam diferentes nichos,
participando do ciclo da matéria.
Dentre os seres abaixo
relacionados, aqueles que devolvem a matéria à sua expressão mais simples, para
reiniciar o ciclo, são os:
1.
produtores.
2.
herbívoros.
3.
decompositores.
4.
consumidores de 3º ordem.
6) (Fuvest-SP) O cogumelo
shitake é cultivado em troncos onde suas hifas nutrem-se das moléculas orgânicas
componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelos shitake, está se
comportando como:
1.
produtor.
2.
consumidor primário.
3.
consumidor secundário.
4.
consumidor terciário.
5.
decompositor.
DISCIPLINA: ELETIVAS - Endoparasitoses
em vegetais
PROFESSORA: ANA PAULA
1) O parasitismo é uma relação ecológica:
a) Intraespecífica e
harmônica.
b) Intraespecífica e desarmônica.
c) Intraespecífica e positiva.
d) Interespecífica e
harmônica.
e) Interespecífica e
desarmônica.
a) Tênia.
b) Piolho.
c) Vírus da gripe.
d) Vírus da AIDS.
e) Lombriga.
3) Com relação aos parasitas e às doenças que causam,
pode-se afirmar que:
I. A larva cercária do Schistosoma
mansoni penetra no homem pela pele, causando-lhe a esquistossomose.
II. A teníase é a doença
causada pela Taenia solium ou pela Taenia saginata.
III. A cisticercose é a doença
causada pela larva da Taenia solium.
IV. A lombriga ou ascaridíase
é a doença causada pelo Ascaris lumbricoides.
V. A opilação ou amarelão é a
doença causada pelo Necator americanus ou pelo Ancylostoma
duodenale.
VI. A filariose, que pode
originar a elefantíase, é causada pela Wuchereria bancrofti.
Estão corretas:
a) todas.
b) apenas I, II, III, IV e V.
c) apenas I, II, IV, V e VI.
d) apenas II, III, IV e VI.
e) apenas I, III, V e VI.
4) Explique a forma de
contágio de cada uma das doenças citadas nos exercícios acima
DISCIPLINA: Inglês
Olá galera da quarentena! ESPERO poder vê-los em breve.
Estou enviando alguns exercícios para serem resolvidos no celular, tablets ou
computadores. Antes de resolver, copiem a cessão "DO YOU NEED HELP"
no seu caderno. Depois de resolvidos treinamos a habilidade de WRITING, também
no seu caderno. Façam o treino de SPEAKING como foi orientado por mim, com o
uso do GOOGLE TRADUTOR, quando fomos para sala 7. Lembram -se? Boa aula pra
todos! Nos veremos em breve! 🙌🏻❤
Mano do céu, quando essa quarentena vai acabar? Vai dar tempo de fazer tudo isso.
ResponderExcluirNÃO dá pra entender nd
ResponderExcluirisso tá uma bagunça
Organiza essa merda pelo amor de deus
ResponderExcluirGente, coloca a série e os nomes do professor
ResponderExcluirMou fome,vontade de comer natalícia
ResponderExcluirvai toma no cu
ExcluirPelo amor de Satã, alguém explica direito... É fazer no cadernos ou folha separada? é trabalho ou atividade? É pra copiar tudo ou apenas colocar a resposta?
ResponderExcluirReal tem coisas aí pra fazer, que nem tem o nome do professor, sou vidente pra saber de quem é? Todos sabem que vocês são professores fizeram faculdade e blá bla... Mas tenham decência de fazer e explicar as coisas direito, aí o aluno faz errado e você vão querer xingar e meter do louco... Então por favor organizem esse site, de uma forma que nós possamos entender.
ExcluirVdd tem dois professores de inglês que dão aulas pro 1° anos, e tem duas atividades, como vou saber qual é a da minha professora?
Excluirta mt confuso
ResponderExcluirPELO AMOR DE LILITH É NO CADERNO OU EM FOLHA SEPARADA ?? Oi pessoas do 1°E
ResponderExcluirT
ExcluirEra melhor deixar a gente de férias pq nem arrumar um site sabe <3
ResponderExcluirNão sei pra que lição, as aulas não vão voltar... Quando vocês vão entender que é o fim do mundo? Só fiquem em casa, e preparem as armas,a guerra vai começar...
ResponderExcluirSÓ ACHO QUE DEVERIAM EXPLICAR AS COISAS DIREITO !!!!
ResponderExcluirVocês estão passando muita coisa, acho que vocês deveriam dá uma amenizada nisso
ResponderExcluirVocês acham que não temos o que fazer???
Acham que temos que passar o dia inteiro e final de semana estudando? Isso dá um desânimo total.
hm, poucas atividades estão com os nomes dos professores que as passaram, não tem a identificação então eu não faço ideia de quais são pra fazer ou não então não sei como fazer isso, então por favor arrumem para que eu não fique tão perdido
ResponderExcluir