1º MÉDIO - 1º Bimestre


Atividades de Retomada das Aulas NÃO presenciais.

 Senhores Alunos e Responsáveis, como todos já sabem as aulas estão retornando de forma não presencial.

As aulas devem ser assistidas pela TV, 2.3 e pelo Centro de Mídias de São Paulo, acessando a plataforma online usando o RA e SENHA do aluno.

E os seus professores vão dar andamento a essas aulas com atividades. Que devem ser realizadas com muito empenho e devolvidas aos professores.

A devolução deverá ser por E-mail, por Google sala de aula, ou outros meios de comunicação que o Professor preferir e que por enquanto ainda não tem um meio único e que deve ser observado as orientações de cada professor.

Iniciaremos com as Atividades abaixo:



Clique no Nome do Seu professor para ver a Atividade:





































































Entregar a Atividade no E-mail.:















Entregar as Atividades no E-mail.   gpcord.2013@gmail.com



Matematica - DI - Professor Gilson
Entregar as Atividades no E-mail.   gpcord.2013@gmail.com

























Estas Atividades são do período de recesso e Férias entre 23-03-20 à 20-04-20 que você já fez e agora deve procurar devolver ao professor para Avaliação.





DISCIPLINA: Português

Nome: _____________________________________________ N° ___ SÉRIE ____

Etapa 1

Deverão assistir ou ler duas entrevistas sobre o Coronavírus (Covid 19), em uma o posicionamento deverá ser a favor do isolamento social e a outra contra o isolamento.

Etapa 2

Após assistir ou ler as entrevistas deverá ser feito um resumo dos dois discursos. Tanto o discurso a favor como do discurso contra o isolamento social. O resumo de cada um deverá conter o nome da pessoa entrevistada, bem como a fonte lida ou assistida, exemplo: youtube, revista..., jornal..., etc. Se for vídeo do youtube deverá conter também o thumbnail (que é o título dado a cada vídeo no youtube...vem logo abaixo do vídeo).

Etapa 3

Deverá ser feito uma dissertação contendo o posicionamento do aluno, que após as leituras ou vídeos da etapa 1 terá mais conhecimento para abordar o assunto. 
Não esqueça de levantar argumentos consistentes pra defender sua ideia.
Não esqueça da conclusão de seu texto.
Não esqueça que seu texto deverá ter um título.

Obs. Essas atividades poderão ser enviadas para o email "amcidaprofe@gmail.com". Após a leitura das atividades, envio as correções e observações necessárias.








DISCIPLINA: História

Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____



Pesquisa sobre Atenas e Esparta







DISCIPLINA: Biologia


Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE


Pesquisa sobre:
Origem do Corona vírus.
Sintomas
Prevenção
Bibliografia





DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA
PROFESSORA: ELIANE


Aluno do Projeto de Vida, neste momento você tem a chance de refletir sobre como pode construir com passos seguros o caminho dos seus sonhos, justamente agora em que estamos realizando o distanciamento social, será um ótimo momento de reflexão.
Lembre-se que mesmo a distância nós estamos juntos nesta missão.
Neste momento de mudança, onde tudo parece incerto, não entre em pânico, procurem seguir os procedimentos de segurança para que este vírus atinja o menor número de pessoas possíveis.
Para os alunos que não possuem a dimensão do quanto é importante que todos façam a sua parte, procurem assistir filmes que os ajudem a compreender melhor o que é uma pandemia, e qual o papel dos profissionais neste momento. Lembrem-se, projeto de vida é uma perspectiva do que vocês almejam ser, reveja a importância de cada profissão neste momento, reflita sobre o papel de cada profissional que está lutando está guerra dentro dos hospitais, supermercados e as pessoas que estão garantindo o abastecimento de todo o país.
Trabalhem a empatia, sejam altruístas, coloquem-se no lugar do outros, reflitam em que profissão vocês poderiam melhorar como pessoas e qual seria a sua contribuição para o nosso país.

Atividades

 1 - Como solicitado na sala de aula, o diário neste momento é o local ideal para que vocês alunos escrevam o que estão sentindo com toda esta situação, quais as pessoas que são importantes para você, e quais as pessoas que estão trabalhando para construir o seu futuro;

2 - Reflitam também sobre o que vocês estão fazendo, se estão no caminho certo para chegar lá. Anotem no diário, fazendo uma observação e escrevam.

3 - No diário de Vivências, dividam a folha em duas partes de um lado anote suas principais qualidades e habilidades que você desenvolve quando deseja alcançar algum objetivo, e na outra parte escreva seus principais defeitos e o que falta de habilidade para alcançar.
Este exercício visa apresentar você a si mesmo, mostrando o que você precisa melhorar e o grau de consciência dos seus atos, lembre-se que no futuro suas decisões irão impactar na sua vida, na sua família e em todos a sua volta.

4 – Na apostila, as últimas folhas de projeto de vida possuem um questionário para ser respondido, primeiramente leiam com atenção a forma como vocês devem preencher e complete os quadros.

Páginas 151 até 158
151 Diálogos Socioemocionais
153 Iniciativa Social
154 Autoconfiança
155Responsabilidade
156 Empatia
157 Organização
158 Curiosidade para Aprender


Realizem as atividades com calma, nas folhas indicadas acima preencham somente o campo 1 º bimestre.
Espero que todos realizem as atividades, elas serão solicitadas em sala de aula, este é um momento para o crescimento de cada um de vocês.
 Bjs

Até breve
Deus nunca disse que a jornada seria fácil, mas Ele disse que a chegada valeria a pena.







DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSOR: ALMIR JUNIOR


Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

ENVIAR ESSE DOCUMENTO PREENCHIDO E RESPONDIDO PARA;
almirtenorio@prof.educacao.sp.gov.br
Nesse momento, vivenciamos um período de muitas incertezas e informações incorretas que podem gerar o agravamento da pandemia do Coronavírus - COVID 19, por isso, vamos aproveitar esse momento, para refletir sobre fake news e como ajudar a propagar notícias verdadeiras com base em fundamento científico.
É sempre necessário verificar a veracidade das informações recebidas, e o que fazer quando receber uma fake News? É importante que saibam que não devemos repassar informações incorretas e ou que não tenhamos certeza da veracidade. Isso porque as informações incorretas atrapalham no acesso às informações que são reais e que precisam chegar com urgência a população.

5 fake news sobre coronavírus que estão circulando pelo mundo
A desinformação circula com força total no momento em que a epidemia do novo coronavírus assusta o mundo. Veja alguns boatos em diferentes países
Por Da Redação
access_time12 mar 2020, 19h53 - Publicado em 12 mar 2020, 16h44 

São Paulo – A pandemia do novo coronavírus está assustando o mundo. Nesta quinta-feira, 12, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o número de casos passou de 124 mil e que a doença já foi detectada em ao menos 118 países e territórios. Naturalmente, a magnitude desse episódio está sendo acompanhada de muita desinformação. Veja abaixo alguns casos de informações falsas que estão circulando sobre o tema.
– Índia
Na Índia, uma política do partido governista Bharatiya Janata (o mesmo do primeiro—ministro Narendra Modi) disse à imprensa que as pessoas poderiam usar urina e estrume de vaca para curar o novo coronavírus. Vale lembrar que a vaca é considerada sagrada no país e que o uso da urina deste animal em situações terapêuticas é comum. Nesta sexta-feira, 12, informou a agência Reuters, um grupo religioso irá até realizar uma festa para o consumo do líquido, apesar dos alertas de profissionais da saúde quanto a sua eficácia contra o novo coronavírus e os riscos que a ingestão pode trazer.
– Irã
No Irã, um dos países mais fechados do mundo e onde o consumo de bebidas alcóolicas é proibido, circulou o boato de que a ingestão de álcool poderia combater o vírus. Como resultado, 40 pessoas morreram por complicações decorrentes da ingestão de álcool puro do tipo usado na limpeza ou bebidas contrabandeadas.
– Itália
A Itália é um dos países mais afetados pela epidemia do novo coronavírus. Hoje, é o segundo maior em número de casos confirmados, atrás apenas da China. Não à toa, o país inteiro está em quarentena. Por lá, a desinformação também anda em alta. Um dos boatos mais populares diz respeito à uma vacina, que teria sido desenvolvida na Austrália, e que poderia ser usada no combate ao vírus.
Ainda de acordo com a história, a mesma só poderia ser encontrada na Suíça. Essa mentira circulou especialmente em Veneza, em um folheto distribuído nas ruas da cidade. Nele, havia um endereço de e-mail e instruções para o depósito de 50 euros para a aquisição da vacina. A história é boa e, evidentemente, trouxe esperanças para muitas pessoas, mas é falsa.
– Brasil
No Brasil, a desinformação também está circulando com força total. Um dos boatos fala sobre uma espécie de teste caseiro, que revelaria se a pessoa foi contaminada pela doença: respirar fundo, prender a respiração por mais de 10 segundos. Se conseguir fazer isso sem tossir, você não está infectado. A questão é séria e fez com que o Ministério da Saúde montasse uma página dedicada ao monitoramento dessas histórias e a checagem dos fatos.

Após a leitura, PENSE, você conhece algumas notícias que estejam circulando e induzindo a população ao erro?

Agora escreva ao menos 5 situações no quadro,
Por que acreditam em todas as notícias que recebem?
Por que disseminam as informações sem checar a veracidade?


Por que acreditam em todas as notícias que recebem?
Por que disseminam as informações sem checar a veracidade?






















DISCIPLINA: Biologia
Atividade sobre Ciclos Biogeoquímicos

Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

                                                                                                                                                    
01) (UFES Com relação à água, é CORRETO afirmar:

a) A água é eliminada pelas plantas, à noite, por transpiração, o que aumenta a temperatura interna do indivíduo.
b) A água dos oceanos, rios e lagos evapora e, por um processo de sublimação, volta à Terra para recomeçar um novo ciclo.
c) A água ocupa a maior porção da superfície terrestre, porém a produtividade primária líquida do ambiente aquático é insignificante, inferior a 0,1.
d) A água, apesar de participar de diversos processos vitais para os seres vivos, pode, quando contaminada, se tornar um grande vetor de disseminação de diversas doenças, como a febre amarela.
e) A água é uma das matérias-primas fundamentais da fotossíntese: seus átomos de hidrogênio vão formar a matéria orgânica fabricada nesse processo e seus átomos de oxigênio se unirão para formar o gás oxigênio (O2).                                                                                                                                



02) (PASUSP) Considere o esquema que representa parte do ciclo do carbono nos ecossistemas:




É correto afirmar que o processo:
a) 1 é realizado por animais, tanto na presença, quanto na ausência de luz.
b) 2 é realizado por animais e vegetais, apenas na presença de luz.
c) 1 é realizado por animais e vegetais, apenas na presença de luz.
d) 2 é realizado por animais e vegetais, tanto na presença quanto na ausência de luz.
e) 1 é realizado por animais, apenas na presença de luz.                                                                        



03) (UFRGS) Os seres vivos mantêm constantes trocas de matéria com o ambiente mediante processos conhecidos como ciclos biogeoquímicos.


( ) A atmosfera constitui o principal reservatório de carbono, nitrogênio, fósforo e oxigênio.
( ) No ciclo da água, a evaporação é menor nos oceanos, enquanto a precipitação é menor na superfície terrestre.
( ) O nitrogênio atmosférico (N2) é incorporado em moléculas orgânicas através da absorção foliar.
( ) Todas as moléculas orgânicas dos seres vivos têm átomos de carbono em sua composição, e seu retorno ao ciclo pode ocorrer através de processos de decomposição.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – F – V – V
b) F – F – F – V
c) V – V – F – F
d) F – V – F – V
e) V – F – V – F



04) (CEFET-RP/2004) Em agricultura, é amplamente utilizado o plano de rotação de culturas, onde diferentes espécies vegetais são sucessivamente cultivadas em um mesmo terreno. Nesse processo, muitas vezes, são cultivadas as leguminosas, pois estas plantas se associam:

a) Bactérias e enriquecem o solo de compostos sulfurosos.
b) Bactérias e enriquecem o solo de compostos nitrogenados.
c) Fungos e enriquecem o solo de compostos nitrogenados.
d) Nemátodos e enriquecem o solo de compostos fosforados.
e) Bactérias que tornam suas raízes fasciculadas, atenuando o efeito da erosão.



05) (UDESC) Com relação aos ciclos biogeoquímicos, analise as seguintes afirmativas:
I. No ciclo do carbono: as cadeias de carbono formam as moléculas orgânicas através dos seres autotróficos por meio da fotossíntese, na qual o gás carbônico é absorvido, fixado e transformado em matéria orgânica pelos produtores. O carbono volta ao ambiente através do gás carbônico por meio da respiração.
II. No ciclo do oxigênio: o gás oxigênio é produzido durante a construção de moléculas orgânicas pela respiração e consumido quando essas moléculas são oxidadas na fotossíntese.
III. No ciclo da água: a energia solar possui um papel importante, pois ela permite que a água em estado líquido sofra evaporação. O vapor de água, nas camadas mais altas e frias, condensa-se e forma nuvens que, posteriormente, precipitam-se na forma de chuva, e a água dessa chuva retorna ao solo formando rios, lagos, oceanos ou ainda se infiltrando no solo e formando os lençóis freáticos.
IV. No ciclo do nitrogênio: uma das etapas é a de fixação do nitrogênio, na qual algumas bactérias utilizam o nitrogênio atmosférico e fazem-no reagir com oxigênio para produzir nitrito, que será transformado em amônia no processo de nitrificação.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 

                                                                                
06) (FGV) Os organismos mantêm constante troca de matéria com o ambiente. Os elementos químicos são retirados do ambiente pelos organismos, utilizados e novamente devolvidos ao meio, definindo os chamados ciclos biogeoquímicos. A figura representa um desses ciclos.




É correto dizer que a figura representa o ciclo:

a) do fósforo, e as setas A e B representam, respectivamente, o trifosfato de adenosina (ATP) e o difosfato de adenosina (ADP).
b) do oxigênio, e as setas A e B representam, respectivamente, a fotossíntese e a respiração.
c) da água, e as setas A e B representam, respectivamente, a precipitação e a evapotranspiração.
d) do nitrogênio, e as setas A e B representam, respectivamente, a biofixação e a desnitrificação.
e) do carbono, e as setas A e B representam, respectivamente, a fotossíntese e a respiração



07) (UFC) A grande importância ecológica das algas planctônicas é devida ao fato de elas proporcionarem:
a) o equilíbrio da temperatura dos oceanos.
b) a produção de oxigênio na Terra.
c) a ciclagem do nitrogênio nos oceanos.
d) o equilíbrio da salinidade dos oceanos.
e) o equilíbrio da temperatura na Terra.


08) (Enem) A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.

Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando

a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.
b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.
d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.


09) (UFJF) A exploração da camada geológica denominada Pré-sal, que abrange desde o litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, pode colocar o Brasil entre as 10 maiores reservas de petróleo do mundo.

Segundo as expectativas, o incremento das reservas representará um crescimento dos atuais 14,4 bilhões de barris de óleo para algo entre 70 e 107 bilhões de barris. A exploração da camada Pré-sal está diretamente relacionada ao ciclo do carbono. Sobre esse ciclo é INCORRETO afirmar que:

a) a quantidade de CO2 na atmosfera atual é menor do que na atmosfera primitiva do planeta.
b) a quantidade de CO2 na atmosfera aumentou nos últimos duzentos anos.
c) a quantidade de carbono na forma de petróleo vem aumentando com a exploração da camada Pré-sal.
d) as quantidades das diferentes formas em que podemos encontrar o carbono mudam constantemente com a queima de combustíveis fósseis.
e) a quantidade total de carbono no planeta Terra não mudou significativamente nos últimos cinqüenta anos.


10) (UFV) O esquema refere-se a parte do ciclo biogeoquímico do nitrogênio. Os números (I a IV) correspondem às etapas que estão envolvidas na dinâmica desse ciclo.





Assinale a alternativa que contém duas correspondências INCORRETAS:

a) Fixação (I) e nitrificação (II).
b) Desnitrificação (II) e fixação (IV).
c) Nitrificação (II) e nitrificação (III).
d) Desnitrificação (IV) e desnitrificação (III).




DISCIPLINA: ELETIVA - CINEMA
PROFESSOR: ELIANE



Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Atividades
Para continuarmos com o projeto, primeiramente devemos conhecer os gêneros para uma produção cinematográfica, solicito aos alunos que escolham pelo menos três deles e no caderno de eletivas escrevam o que descobriram.

Gêneros Cinematográficos:
v  Ação
v  Dança
v  Drama
v  Musical
v  Romance
v  Seriado
v  Terror
v  Cinema Mudo

Logo após a pesquisa, anote em seu caderno qual gênero cinematográfico você mais se identifica e por que?

Agora que você já conhece os gêneros, pesquise algum tema que esteja relacionado com o que está acontecendo no país atualmente e escreva de forma resumida uma história que poderá virar um filme, lembrando que devemos pensar em algo possível de realizar, não vale relacionar o nosso filme a uma super produção de Hollywood.
Próximo passo será criar um roteiro, abaixo vão algumas dicas para tornar isso possível:

Escrevendo o roteiro
v  Resuma a história. ...
v  Escreva sua história em três atos. ...
v  Adicione sequências. ...
v  Comece escrevendo cenas. ...
v  Comece a escrever o diálogo. ...

vPeça ajuda da sua família.
v  Revise seu trabalho quantas vezes for preciso

Acima temos um modelo para conseguir escrever um roteiro, não é uma tarefa fácil, porém vocês possuem criatividade, inteligência e a internet para ajudar. Pesquise sites que possam ajudar na construção do roteiro, vou indicar alguns, fiquem à vontade para pesquisar, somente se preocupem em fazer uma navegação segura.


Como escrever um roteiro | Tertulia Narrativa


Existem youtubers que realizam a explicação via vídeo, procure um que você consiga compreender e construa a sua história.


Atividades serão solicitadas em sala de aula, solicito aos alunos que escrevam seus roteiros e enviem para o meu Email  liliprofessora71@gmail.com, descrevendo no título do Email nome e série.

Posteriormente, assim que possível, realizaremos a escolha da melhor história de cada turma.

 Lembre-se, nas eletivas os alunos são os protagonistas, agora é mão na massa e boa sorte pra todos.


DISCIPLINA: Inglês

Nome: _________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____


Heroism: My favorite fictional hero

Qual seu herói ficcional favorito?

- Escolha uma heroína ou herói o DA FICÇÃO e faça um pôster (tamanho A4, vulgo tamanho de uma folha de sulfite) com uma ilustração desta heroína ou deste herói, o nome dela ou dele e uma breve ficha técnica em inglês (descrição física e emocional, principais feitos, contexto de ação, influências, etc.).

- Pode tirar dúvidas por whatsapp e pedir correção de rascunhos,  conforme combinamos no início do ano.

- Pode fazer em papel ou arquivo digital 




- Individual.









DISCIPLINA: ELETIVAS: HISTÓRIA DA ARTE

PROFESSOR: ALMIR JUNIOR





Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____



ENVIAR ESSE DOCUMENTO PREENCHIDO E RESPONDIDO PARA;

almirtenorio@prof.educacao.sp.gov.br

Nesse momento, vivenciamos um período de muitas incertezas, por isso, vamos aproveitar esse momento, para refletir sobre as pandemias na História da arte.

LEIA A SEGUIR O ARTIGO SOBRE O PINTOR BRUEGEL, E SUA OBRA O TRIUNFO DA MORTE;



25/05/2019

A onipresença da morte se manifestou na Europa medieval de maneira mais explícita por meio de pragas, epidemias e guerras de motivação religiosa e política. Acreditava-se numa espécie de "castigo divino" para a humanidade. É nesse contexto que foi pintada, em óleo sobre madeira, aproximadamente em 1562, a imagem denominada “O Triunfo da Morte”. O artista Pieter Bruegel, o Velho, apresenta ali a importância de ter sido um pintor de miniaturas, pois coloca numerosas imagens em um único trabalho, com referências a livros bíblicos, como o Apocalipse e o Eclesiastes, livros bíblicos, além de chacinas, tradições populares, provérbios e aspectos cômicos e trágicos da vida cotidiana. Desenhista, gravador e pintor Bruegel, segundo alguns, alude às ações espanholas em Flandres para reprimir o protestantismo. A cena, que pode hoje ser vista no Museu do Prado, em Madri, Espanha mostra incêndios, suplícios e devastações, com a presença de exércitos de esqueletos e a figura da Morte ao centro, cavalgando e ceifando seres humanos. Ressalte-se que ricos e pobres são igualmente eliminados, desde o rei que abandona o seu tesouro aos amantes. A visão de mundo do artista mostra como a morte, ao final, triunfa sobre tudo e todos, inclusive sobre os opressores. Um sino, tocado por um esqueleto, toca um sino, anunciando justamente a sentença mortal sem distinção. Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.











AGORA OBSERVE PARTES AMPLIADAS DA OBRA;

A)









B)








C)





D)










ATIVIDADE

PERCEBEMOS AO ESTUDAR ESTA OBRA QUE NO CONTEXTO MEDIEVAL AS PESSOAS ATRIBUIAM GUERRAS, PANDEMIAS COMO A PESTE BUBONICA E MORTES HÁ UMA ESPÉCIE DE “CASTIGO DIVINO” PELOS PECADOS COMETIDOS PELA HUMANIDADE, E ISSO SE REFLETIU NA ARTE, BRUGEL FEZ ESTA OBRA COMO UMA CRÍTICA AS IDEIAS E PENSAMENTOS DAQUELE MOMENTO HISTÓRICO. PENSANDO SOBRE ISSO, RESPONDA;

1- HOJE VIVEMOS A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, DE QUE FORMA PODEMOS FAZER UMA RELAÇÃO COM O PENSAMENTO DA ÉPOCA MEDIEVAL COM O PENSAMENTO DISSEMINADO ATUALMENTE PELA POPULAÇÃO?

2- ESCOLHA UM TRECHO DO QUADRO E FAÇA UMA COMPARAÇÃO COM A REALIDADE QUE ESTAMOS VIVENDO ATUALMENTE;


3- EXPLIQUE O TRECHO “C”, QUE IDEIA O AUTOR QUIS PASSAR;


DISCIPLINA: FILOSOFIA/SOCIOLOGIA

Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE
Atividade Interdisciplinar de Filosofia e Sociologia.
A NOVA AGENDA HUMANA
No despertar do terceiro milênio, a humanidade acorda, distende os membros esfrega os olhos. Restos de algum pesadelo horrível ainda atravessam sua mente. “Havia algo como arame farpado, e nuvens enormes em forma de cogumelo. Ah, bem, foi apenas um sonho ruim.” A humanidade vai até o banheiro, lava o rosto, examina as rugas diante do espelho, prepara uma xícara de café e abre o jornal. “ O que será que nos espera hoje?”.
Durante milhares de anos a resposta a essa questão não se alterou. Os mesmos três problemas preocupavam as pessoas da China no século XX, da Índia medieval e do antigo Egito. Fome, peste e guerra sempre estiveram entre as principais dificuldades enfrentadas. Geração após geração os humanos rezaram para todos os anjos, deuses e santos e inventaram um sem-número de ferramentas, instituições e sistemas sociais – mas seguem morrendo aos milhões de inanição, epidemias e violência. Muitos Pensadores e profetas concluíram que a fome, a peste e a guerra deviam fazer parte do plano cósmico de Deus ou de nossa natureza imperfeita, e nada a não ser o fim dos tempos nos livraria delas.
Mas no alvorecer do terceiro milênio a humanidade chegou a uma incrível constatação. A maior parte das pessoas raramente pensa sobre isso, porém nas últimas poucas décadas demos um jeito de controlar a fome , as pestes e a guerra. É evidente que esses problemas não foram completamente resolvidos no entanto foram transformados de forças incompreensíveis e incontroláveis da natureza em desafios que podem ser enfrentados. Não precisamos rezar para nenhum deus ou santo para que nos salvem deles. Sabemos bem o que precisa ser feito para evitar a fome , as pestes e a guerra – geralmente somos bem-sucedidos ao fazê-los.
É verdade que ainda se verificam fracassos dignos de nota; mas, quando deparamos com eles, não mais damos de ombros e dizemos “ Bem, é assim que as coisas funcionam em nosso mundo imperfeito” ou “ Que seja feita a vontade de Deus”. Sim , quando a fome, as pestes  ou a guerra saem do nosso controle, costumamos a achar que alguém deve ter se equivocado, estabelecemos uma comissão de inquérito e prometemos que na próxima vez faremos melhor. E isso efetivamente funciona. Essas calamidades de fato acontecem cada vez com menos frequência. Pela primeira vez na história, hoje morrem mais pessoas que comeram demais do que de menos; mais pessoas morrem de velhice do que de doenças infecciosas; e mais pessoas cometem suicídio do que todas as que somadas , são mortas por soldados, terroristas e criminosos. No início do séc XXI, o ser humano médio tem muito mais probabilidade de morrer empanturrado no McDonald`s do que de seca, Ebola, ou num ataque da Al-Qaeda...Se realmente a fome, a peste e a guerra estão sob controle, o que irá substituí-las como prioridade na agenda humana?”
HARARI, Yurval Noah. HomoDeus: Uma Breve história do amanhã. Ed companhia das letras:2018.

A partir do texto, reflita e elabore um comentário de no mínimo 10 linhas sobre a COVID19 no mundo e no Brasil. 



DISCIPLINA: Biologia


Nome: __________________________________________________ N° ___ SÉRIE _____

Exercícios sobre Níveis tróficos    
                              
                                                                                            
1) Marque a alternativa que melhor descreve o conceito de nível trófico:
1.    Nível trófico é a quantidade de alimento disponível em um ambiente.
2.    Nível trófico é a relação dos seres vivos e o meio em que vivem.
3.    Nível trófico é o conjunto de seres vivos de um ambiente que possui o mesmo tipo de nutrição.
4.    Nível trófico é o ambiente em que determinado ser vivo é encontrado.
5.    Nível trófico é o modo de vida de um ser vivo.

2) O primeiro nível trófico é ocupado por seres autotróficos, ou seja, seres que:
1.    não produzem seu próprio alimento.
2.    realizam a decomposição de matéria orgânica.
3.    produzem seu alimento e, por isso, são chamados de produtores.
4.    alimentam-se de outros seres vivos, em geral bactérias.
5.    reproduzem-se de forma assexuada.

3) Imagine um ambiente aquático em que são encontradas algas formando o fitoplâncton, zooplâncton e alguns peixes. Qual nível trófico é ocupado pelo fitoplâncton?
1.    Primeiro nível trófico.
2.    Segundo nível trófico.
3.    Terceiro nível trófico.
4.    Quarto nível trófico.
5.    Quinto nível trófico.

4)  A vida leva e traz,
A vida faz e refaz,
Será que quer achar
Sua expressão mais simples?

5) Os versos de autoria de José Miguel Wisnik podem ser traduzidos, no âmbito da Biologia, para os diversos ecossistemas existentes.  Neles, os seres vivos ocupam diferentes nichos, participando do ciclo da matéria.
Dentre os seres abaixo relacionados, aqueles que devolvem a matéria à sua expressão mais simples, para reiniciar o ciclo, são os:
1.    produtores.
2.    herbívoros.
3.    decompositores.
4.    consumidores de 3º ordem.

6) (Fuvest-SP) O cogumelo shitake é cultivado em troncos onde suas hifas nutrem-se das moléculas orgânicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelos shitake, está se comportando como:
1.    produtor.
2.    consumidor primário.
3.    consumidor secundário.
4.    consumidor terciário.
5.    decompositor. 



DISCIPLINA: ELETIVAS - Endoparasitoses em vegetais
PROFESSORA: ANA PAULA


1) O parasitismo é uma relação ecológica:

a) Intraespecífica e harmônica.
b) Intraespecífica e desarmônica.
c) Intraespecífica e positiva.
d) Interespecífica e harmônica.
e) Interespecífica e desarmônica.

2) Todos os organismos citados a seguir são exemplos de endoparasitas, exceto:

a) Tênia.
b) Piolho.
c) Vírus da gripe.
d) Vírus da AIDS.
e) Lombriga.

3) Com relação aos parasitas e às doenças que causam, pode-se afirmar que:
I. A larva cercária do Schistosoma mansoni penetra no homem pela pele, causando-lhe a esquistossomose.
II. A teníase é a doença causada pela Taenia solium ou pela Taenia saginata.
III. A cisticercose é a doença causada pela larva da Taenia solium.
IV. A lombriga ou ascaridíase é a doença causada pelo Ascaris lumbricoides.
V. A opilação ou amarelão é a doença causada pelo Necator americanus ou pelo Ancylostoma duodenale.
VI. A filariose, que pode originar a elefantíase, é causada pela Wuchereria bancrofti.
Estão corretas:
a) todas.
b) apenas I, II, III, IV e V.
c) apenas I, II, IV, V e VI.
d) apenas II, III, IV e VI.
e) apenas I, III, V e VI.


4) Explique a forma de contágio de cada uma das doenças citadas nos exercícios acima









DISCIPLINA: Inglês



Olá galera da quarentena! ESPERO poder vê-los em breve. Estou enviando alguns exercícios para serem resolvidos no celular, tablets ou computadores. Antes de resolver, copiem a cessão "DO YOU NEED HELP" no seu caderno. Depois de resolvidos treinamos a habilidade de WRITING, também no seu caderno. Façam o treino de SPEAKING como foi orientado por mim, com o uso do GOOGLE TRADUTOR, quando fomos para sala 7. Lembram -se? Boa aula pra todos! Nos veremos em breve! 🙌🏻❤











17 comentários:

  1. Mano do céu, quando essa quarentena vai acabar? Vai dar tempo de fazer tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. NÃO dá pra entender nd
    isso tá uma bagunça

    ResponderExcluir
  3. Organiza essa merda pelo amor de deus

    ResponderExcluir
  4. Gente, coloca a série e os nomes do professor

    ResponderExcluir
  5. Mou fome,vontade de comer natalícia

    ResponderExcluir
  6. Pelo amor de Satã, alguém explica direito... É fazer no cadernos ou folha separada? é trabalho ou atividade? É pra copiar tudo ou apenas colocar a resposta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Real tem coisas aí pra fazer, que nem tem o nome do professor, sou vidente pra saber de quem é? Todos sabem que vocês são professores fizeram faculdade e blá bla... Mas tenham decência de fazer e explicar as coisas direito, aí o aluno faz errado e você vão querer xingar e meter do louco... Então por favor organizem esse site, de uma forma que nós possamos entender.

      Excluir
    2. Vdd tem dois professores de inglês que dão aulas pro 1° anos, e tem duas atividades, como vou saber qual é a da minha professora?

      Excluir
  7. PELO AMOR DE LILITH É NO CADERNO OU EM FOLHA SEPARADA ?? Oi pessoas do 1°E

    ResponderExcluir
  8. Era melhor deixar a gente de férias pq nem arrumar um site sabe <3

    ResponderExcluir
  9. Não sei pra que lição, as aulas não vão voltar... Quando vocês vão entender que é o fim do mundo? Só fiquem em casa, e preparem as armas,a guerra vai começar...

    ResponderExcluir
  10. SÓ ACHO QUE DEVERIAM EXPLICAR AS COISAS DIREITO !!!!

    ResponderExcluir
  11. Vocês estão passando muita coisa, acho que vocês deveriam dá uma amenizada nisso
    Vocês acham que não temos o que fazer???
    Acham que temos que passar o dia inteiro e final de semana estudando? Isso dá um desânimo total.

    ResponderExcluir
  12. hm, poucas atividades estão com os nomes dos professores que as passaram, não tem a identificação então eu não faço ideia de quais são pra fazer ou não então não sei como fazer isso, então por favor arrumem para que eu não fique tão perdido

    ResponderExcluir