sábado, 31 de maio de 2014

Sisu do meio do ano vai abrir na próxima segunda 02-06

Aos ex-alunos da escola João Ricardo que participaram do ENEM 2013.

O prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano começa na próxima segunda-feira (2) e vai até as 23h59 de quarta-feira (4). Os candidatos já podem pesquisar as vagas disponíveis no site.

São oferecidas vagas em 66 instituições públicas de ensino superior, sendo 32 universidades federais, 28 institutos federais e 6 universidades estaduais.
A primeira chamada será divulgada em 6 de junho, com matrículas nos dias 9, 10, 11 e 13. A segunda chamada, prevista para 24, terá matrículas nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho.

Pode fazer a inscrição o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obteve nota acima de zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013. Notas de outras edições do Enem não serão consideradas. Veja as instituições participantes:

Em São Paulo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).


quinta-feira, 29 de maio de 2014

PROJETO CONSUMO CONSCIENTE



Nesse ano de 2014, nossa escola João Ricardo Borges de Lima esta fazendo parte do projeto da AES ELETROPAULO que esta promovendo um projeto que beneficiará 470 mil alunos das escolas até junho de 2014. As nossas crianças desenvolveram atividades sobre economia de energia.

Para a AES ELETROPAULO, com essa iniciativa, os professores poderão levar para dentro da sala de aula orientações sobre o uso consciente e seguro de energia elétrica. No total, a concessionária está investindo R$14 milhões nesta ação, que deverá capacitar 6400 docentes e beneficiar 470 mil alunos de 800 escolas, até 2014.

 O projeto AES Eletropaulo nas Escolas consiste na capacitação do corpo docente por meio de workshops e oficinas direcionadas para o tema do  uso racional e seguro de energia. Ao retornarem a suas salas de aulas, os professores multiplicam as informações aos alunos, com auxílio dos monitores do projeto, acompanham o desenvolvimento dos temas. Os estudantes recebem materiais didáticos exclusivos do projeto e aprendem, de forma lúdica, como é possível reduzir o consumo de energia e quais os cuidados com o sistema elétrico.

 O conteúdo é indicado para alunos de 9 a 15 anos. A ação também incentiva os estudantes a levarem o tema para dentro de casa. Para isso, as famílias respondem a um questionário que auxilia a identificar se houve redução do consumo de energia, após mudança de hábitos e quais ações foram mais eficientes.

 “Temos o compromisso com a sustentabilidade. Neste contexto, orientar crianças sobre a importância de economizar energia possibilita conscientizar futuros cidadãos”, disse Luciana Alvarez – Gerente de Sustentabilidade e Gestão da Marca da AES Eletropaulo.

 Ao final do programa, os alunos farão uma mostra de projetos relacionados com o tema. Os participantes poderão apresentar o que aprenderam por meio de peças, paródias, maquetes, histórias em quadrinho, entre outras artes.


 Na nossa escola houve grande participação do alunado, que montaram maquetes, fizeram peças teatrais e gostaram  de participar desse eventos, com a expectativa que os hábitos de consumo mudem ou melhorem em todas as casas de nossa clientela.
 Agradecemos a AES ELETROPAULO por ter escolhido a nossa escola

Logo abaixo algumas fotos das atividades.







domingo, 25 de maio de 2014

Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Publicas


  Nessa terça 27-05-2014 teremos a 10ª edição da Olimpíada de Matemática da Escolas Publicas, e os alunos da Escola Estadual João Ricardo Borges de Lima estão inscritos para a primeira fase dessa Edição.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.



Calendário OBMEP – 2014



Características:


A 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2014) é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios. 




3. Objetivos:


3.1. Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.
3.2. Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
3.3. Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
3.4. Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.



3.5. Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.
3.6. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.





Veja a solução de questões de versões anteriores em vídeo.


A OBMEP esta preparando excelentes aulas em vídeos sobre vários assuntos.





quarta-feira, 14 de maio de 2014

INSCRIÇÃO NO ENEM 2014

O enem 2014 

Caros alunos e ex-alunos da Escola Estadual João Ricardo Borges de Lima, a inscrição no ENEM pode lhe proporcionar muitas vantagens no ingresso em um curso superior.
Entre no site abaixo e faça a sua inscrição.
Dicas Importantes.
a) Cartão de confirmação:
O Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado, pelos correios, para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição.
No Cartão de Confirmação da Inscrição estão contidas as seguintes informações:
- número de inscrição; 
- data; hora; local de realização das provas; 
- indicação do(s) atendimento(s) especializado(s) e/ou do(s) atendimento(s) específico(s), se for o caso; 
- opção de língua estrangeira; e 
- solicitação de certificação, se for o caso.
O participante pode consultar ou imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição no seguinte endereço eletrônico abaixo, informando seu CPF e senha.
b) Como são as provas:
O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação.
Confira os dias da prova:
08 de novembro de 2014 (sábado)
- Ciências Humanas e suas Tecnologias e;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30
09 de novembro de 2014 (domingo)
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e;
- Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30

c) No dia da prova:
Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até às 12h (horário oficial de Brasília), visto que será estritamente proibida a entrada após o fechamento dos portões.
IMPORTANTE!
- Verificar com antecedência, na página de acompanhamento do Enem, a validação da inscrição e o local de realização das provas.
- Fazer o trajeto até o local de prova antes do dia do Exame.


A IMPORTANCIA DE FAZER O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi a primeira iniciativa ampla de avaliação do sistema de ensino implantado no Brasil. Criado em 1998 e sendo usado, inicialmente, para avaliar a qualidade da educação nacional, a prova era aplicada aos alunos do ensino médio em todo o país para auxiliar o ministério na elaboração de políticas pontuais e estruturais de melhoria do ensino brasileiro através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental.

Entre 1998 e 2008, o Enem era constituído de 63 questões aplicadas em apenas um dia de prova. Até então, o exame não servia para ingresso em cursos superiores e apenas algumas Universidades utilizavam porcentagem da nota em alguma das fases do vestibular. Em 2009, um novo modelo de prova para o Enem foi lançado, com 180 questões objetivas e uma questão de redação, e com ele, a proposta de unificar o vestibular das universidades federais brasileiras.
Desde que teve seu formato modificado, o Enem resulta em polêmicas diferentes a cada ano. Seja na forma de correção de redações, seja no vazamento das questões. Contudo, os ajustes nas correções e o aumento da segurança em torno do concurso, revelam a tendência de que, no futuro, ele irá substituir totalmente os vestibulares da maioria das instituições de ensino.
Polêmicas a parte, é necessário que os estudantes tenham consciência da importância do Enem na vida acadêmica. É certo que cada universidade tem autonomia para aderir ao novo Enem conforme julgue melhor. Contudo, a nota do Enem é válida como pontuação para a seleção do ProUni, do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e também serve como certificação de conclusão do ensino médio para pessoas maiores de 18 anos de idade.
Por objetivar avaliar competências e não informações, o exame não é dividido em matérias. O fato é que o Enem exige compreensão dos enunciados e cobra mais domínio sobre o conteúdo do Ensino Médio. Diferente daquelas antigas provas de vestibulares que faziam com que o aluno decorasse fórmulas e datas. O Enem surgiu como forma de valorizar a lógica e a capacidade de interpretação do aluno, estimulando o raciocínio e as ideias.
Partindo do princípio - e neste caso generalizando - de que tudo que fazemos nas atividades diárias depende do exercício da leitura, para decodificarmos códigos, sinais e mensagens por meio de diferentes linguagens, não podemos negar que a avaliação do Enem é condizente com a necessidade da realidade.
Aliado a isso, a importância da prova fica ainda mais clara quando observamos o levantamento do site da revista Veja, revelando que pelo menos 92 instituições públicas e mais de 400 instituições privadas brasileiras utilizam o sistema para o preenchimento parcial ou total de suas vagas. Ademais, é crescente a participação dos estudantes na prova - em 2002, era 1,8 milhão de inscritos no Enem, enquanto que, em 2012, foram mais de 4 milhões de alunos inscritos.

Alguns defendem o fim do Enem devido aos sequentes erros, mas o problema não está na existência da prova. Precisamos apoiar a iniciativa do Enem e ajudar a aperfeiçoá-lo, dando continuidade ao processo de democratização e qualificação do nosso ensino.